Na Janelinha para ver tudo

A Burg e os anos dourados de Flandres

Bruges é uma cidade encantadora. Com seu aspecto medieval, parece quase perdida no tempo. Prédios góticos e canais são as atrações dessa que é uma das cidades mais conservadas do Continente Europeu.

No lugar de um antigo castelo construído no século X, agora está a bela praça central da cidade, a Burg, que é o centro histórico da Bruges ao longo dos séculos.

Stadhuis

Uma das mais bonitas construções da Europa no período medieval é a Stadhuis, no Burg, que foi iniciada em 1376 e entregue em 1420. De estilo gótico-flamengo, o prédio, que sintetiza todo o rico passado mercantil da cidade, sedia a prefeitura há mais de 600 anos.

Stadhuis

A fachada é decorada por estátuas dispostas em 48 nichos, mas as originais, esculpidas pelo artista Jan Van Eyck, foram destruídas em 1790, por moradores revoltados. A entrada para visitar o museu, que fica dentro do Stadhuis, custa 4 €.

Basílica do Sangue Sagrado ou Heilig Bloedbasiliek

Outra atração da praça é a Basílica do Sangue Sagrado ou Heilig Bloedbasiliek, com duas capelas no mesmo local. A que a denomina é uma capela em estilo neogótico do final do século XIX e ali estaria uma relíquia que dizem ter o sangue de Jesus.

Basílica do Sangue Sagrado

A Capela de São Basílio situa-se sob a Basílica do Sangue Sagrado e é em estilo românico. A entrada é gratuita para as capelas, mas para visitar a relíquia paga-se 2,50 €.

Aude Civiele Griffie

Outro prédio famoso na Burg é o Aude Civiele Griffie ou a Casa Velha dos Arquivistas, de 1534. A Renaissancezaal van het Brugsse Vrije fica em uma das esquinas da Burg onde está a Sala da Renascença, outra atração da praça principal.

Burg

A Landhuis het Brugse Vrije é uma mansão do século XVIII que foi a sede da Liberdade de Bruges, quando a cidade se auto-governava.

A bela Bruges

A Burg já era habitada desde o século II e, no século IX, tornou-se a base do Conde de Flandres.  Assim. o complexo foi ocupado pelos tribunais por quase 200 anos.

Um lugar para voltar muitas vezes

A Burg é um lugar lindo, para passear sem pressa pela região e admirar sua arquitetura.