Na Janelinha para ver tudo

A Catedral da Sé de Lisboa e a Igreja Santo Antonio de Lisboa

Para quem não sabe, Santo Antônio de Pádua, o casamenteiro, era português. Nasceu e cresceu aqui. Só depois foi viver na Itália. É o santo padroeiro de Lisboa. Além de ter uma igreja sua, a bela Catedral da Sé de Lisboa fica na subida da ladeira em direção ao Castelo de São Jorge (a pé ou com o eléctrico 28). Construída sobre uma antiga mesquita, o templo abriga a pia onde Santo Antônio foi batizado.

A catedral da Sé de Lisboa

A Sé é a igreja mais antiga da Lisboa e é muito escura. Uma bela rosácea na sua fachada a ilumina um pouco. Os campanários, a nave românica, as capelas góticas do Deambulatório (São Cosme e Damião), a capela de Bartolomeu Joanes, o gradil de ferro, o claustro, a fonte de Santo Antônio de Lisboa, onde o santo foi batizado, os achados arqueológicos de mouros, visigodos, romanos e fenícios são os detalhes a serem observados em uma visita a catedral.

Interior e altar da catedral da Sé de Lisboa

A catedral passou por várias remodelações, reformas, pois foi bastante afetada no terremoto de 1755, que aconteceu em Lisboa, o que fez dela uma mescla de estilos arquitetônicos. Os traços da igreja são uma mistura de românico, gótico e barroco. É Sé é considerado Monumento Nacional desde 1910. Largo da Sé. Tel.  +351 218 866 752. Abre todos os dias das 9 h às 19 h.  A entrada no  claustro é gratuito e o acesso ao tesouro custa 3 ¢.

Escultura de Santo Antonio de Lisboa

Muito próxima a Catedral da Sé de Lisboa, está a igreja construída sobre o local onde nasceu o santo padroeiro da cidade, o popular Santo Antonio.

As primeiras notícias referentes à capela remontem apenas ao início do século XV, na Casa de Santo Antonio,  que era a antiga Câmara de Lisboa. No século XVI, foi fundada a Confraria de Santo Antonio, cujos membros eram os vereadores municipais. Em 1495, D. João II ordena a reconstrução do templo. Mas a igreja foi destruída pelo terramoto, salvando-se apenas a capela-mor, a nova igreja foi construída entre 1767 e 1812.

O quarto de Santo Antonio

No largo que antecede a igreja, encontra-se uma imagem de Santo Antonio, que foi inaugurada pelo Papa São João Paulo II em 1982. A igreja fica no Largo de Santo António da Sé. O horário para vistar é de segunda a sexta, das 8 h as – 19 h e sábado e domingo, das 8 h as 20 h. Quem quiser assistir uma missa elas acontecem  de segunda a sexta, às 11 h e 17 h e sábado e domingo, das 11 h, 17 h e 19 h.

Interior da Igreja de Santo Antonio de Lisboa