A Catedral de São Bavão e o Cordeiro Místico, em Gante

Sint-Baafskathedraal ou Catedral de São Bavão é uma obra-prima da arquitetura gótica, que teve sua construção concluída em 1559. A catedral é a igreja mais antiga de Gent e está edificada sobre uma primeira igreja do século X e uma românica do século XII, dedicada a São João Batista.

A Sint-Baafskathedraal ou Catedral de São Bavão

Os vestígios, destas primeiras igrejas, podem ser vistos na cripta da catedral. Esta catedral tem uma história bastante rica e no seu interior podemos observar uma vasta coleção de tesouros artísticos.

Lateral da Catedral de São Bavão

A entrada é gratuita, no entanto, se pretende ver o famoso quadro da Adoração do Cordeiro Místico, dos irmãos Van Eyck tem um custo de € 12,50.

Uma catedral magnifíca

A Adoração do Cordeiro Místico (Het Lam Gods), cujo original é do ano 1432. a obra é composta por doze painéis, dos quais oito podem ser fechados com dobradiças.

O belíssimo retábulo Adoração do Cordeiro Místico

Este trabalho é considerado uma obra-prima dos Van Eyck e uma das mais importantes obras do início da Renascença Setentrional, bem como uma das maiores obras de arte da Bélgica. Várias pinturas foram compradas em Berlim em 1816 pelo colecionador inglês Edward Solly, entre elas o Retábulo. Elas foram compradas posteriormente em 1821 por Frederico Guilherme III da Prússia e mantidas na Alemanha.

 

Durante a Primeira Guerra Mundial, outros painéis foram retirados da catedral pela Alemanha. Como parte do mandato de compensação do Tratado de Versalhes após o fim da guerra, a Alemanha devolveu os painéis, juntamente com os painéis originais que haviam sido legitimamente comprados por Solly.

 

 

Os alemães ressentiram amargamente a perda dos painéis, e no início da Segunda Guerra Mundial foi tomada a decisão de enviar o Retábulo para o Vaticano para mantê-lo seguro. Na França, durante o transporte para o Vaticano, a Itália declarou guerra juntamente com a Alemanha.

 

 

As obras foram armazenadas em um museu nos Pirineus durante a guerra, com representantes militares belgas, franceses e alemães a assinarem um acordo em que é necessário o consentimento dos três lados antes da obra de arte poder ser movida.

O belo interior da catedral

Em 1942, Adolf Hitler ordenou que a pintura fosse apreendida e levada para a Alemanha para ser armazenado um um castelo na Baviera. Após ataques aéreos no castelo, as pinturas foram armazenadas em uma mina de sal.

 

 

Autoridades belgas e francesas protestaram contra a apreensão de pintura, e o chefe da Unidade de Proteção da Arte do exército alemão foi demitido após ele discordar da apreensão.

Altar da Catedral de São Bavão

A Catedral é aberta a visitação, e seu interior é praticamente uma galeria de arte, com obras de grandes artistas da região de Flandres como Peter Paul Rubens e Lucas de Heere e  Lucas van Uden e Jan van Cleef. As esculturas e vitrais também impressionam.

 

É importante ficar atento com a hora, pois o horário de visita se encerra às 17h. Dependendo do cronograma, pode valer a pena antecipar a vinda até a Sint-Baafskathedraal e depois retornar ao roteiro sugerido.

Monumento ao irmãos Van Eyck

Atrás da catedral de São Bavão uma escultura homenageia os irmãos Van Eyck, que foram os pintores do Cordeiro Místico.