Na Janelinha para ver tudo

A Escola Veneziana

Gianbattista Tiepolo (Veneza, 1696 – Madrid, 1696) – Barroco Veneziano – Tiepolo é um dos meus pintores preferidos, amo suas obras que retratam essa confluência no céu de anjos, animais, deuses, sacros, profanos e pecadores. Representante do período barroco veneziano, Tiepolo surpreende em muitas de suas obras como uma que vou abordar no post sobre a Galleria del’Accademia de Venezia.

Alegoria dos Planetas

Jacopo Robusti detto Tintoretto (Venezia, 1518 – 1594)

Jacopo Robusti, detto Tintoretto
Caim e Abel, na Galleria dell’Accademia de Venezia

Pintor maneirista ficou conhecido como Il Furioso pela sua enérgica maneira de pintar. Tintoretto foi um do autores mais profícuos de sua geração. Tendo vivido 86 anos, sua genialidade está presente em toda Veneza: igrejas, Palazzo Ducale, em sua escola Gran Scuola de San Rocco e museus. Veneza jamais seria a mesma sem a genialidade de Tintoretto. Nos posts subsequentes conheça mais desse gênio maneirista.

Tiziano Vecellio (Pieve di Cadore, 1473/1490 – Venezia, 1576)

Tiziano Vecellio

Lorenzo Lotto (Venezia, 1486 – Loreto, 1556)Tiziano foi um dos mais notáveis pintores renascentistas italianos. conhecido como “o Sol entre as Estrelas” pintava retratos, paisagens, temas religiosos e mitológicos. Tiziano é conhecido como um dos mais influentes pintores de todos os tempos.

Lorenzo Lotto
Madonna con il bambino i Santi Giacomo Maggiore, Andrea, Cosma e Daminiano,
Chiesa de San Giacomo dell’Orio, Venezia

Lorenzo Lotto foi um pintor, desenhista e ilustrador italiano que flertou com diversos estilos como naturalista, psicológico e maneirismo. Mas suas obras mais garndiosas permanecem em capelas e pequenos museus do norte da Itália.

Giorgionne (Castelfranco, 1477 – Venezia, 1510)

Giorgione
A Tempestade, Galleria dell’Accademia di Venezia

Giorgione foi aprendiz de Giovanni Belinni e um pintor renascentista. Segundo Giorgio Vasari, o fato que mais influenciou Giorgione em sua vida foi seu encontro com Leonardo da Vinci, em 1500. Foi um dos precursores das técnicas do sfumato e chiaroscuro. Também acentuava o uso das cores para acentuar a perspectiva e a luz. Morreu com apenas 33 anos.

Giovanni Bellini (Venezia, 1430 – Venezia, 1516)

Giovanni Bellini
Sacra Converzacione, Chiesa de San Zacaria, Venezia

Famoso pintor renascentista era filho e irmão dos também pintores Jacopo Belinni e Gentille Bellini, irmão  e cunhado de Andrea Mantegna. Teve entre seus aprendizes Tiziano e Giorgione. Levou a pintura veneziana para um modelo mais sensual e com maior variedade de cores.

Paolo Cagliari  detto Paolo Veronese (Verona, 1528 – Venezia, 1588)

Paolo Veronese
Banquete na Casa de Levi, Galleria dell’Accademia, Venezia

Paolo Veronese foi um grande pintor maneirista da renascença nascido em Verona e que adotou o nome de sua cidade. Com uma vasta obra, Veronese foi perseguido pela Inquisição que queria sua justificativa para haver pintado tantas figuras disformes em uma capela. Veronese encontra-se sepultado na Chiesa de San Sebastian, em Veneza

Vittore Carpaccio (Venezia, 1465 – Venezia, 1525)

Vittore Carpaccio
Leone Andante, Palazzo Ducale, Venezia

De estilo conservador foi colega dos irmãos Belinni. Notabilizou-se pelas pinturas sobre Santa Ursula. Outros grandes pintores venezianos foram Jacopo Bassano, Paolo Veneziano, Antônio Canaletto, Sebastiano Ricci e Sebastino del Piombo:

Sebastiano Ricci, Bacante e Sátiros, Museu Hermitage – São Petesburgo
Sebastiano del Piombo, O Martírio de Santa Ágata
Paolo Veneziano, Galleria dell”Accademia di Venezia
Jacopo Bassano, a Última Ceia, Galleria Borghese – Roma