A Alexanderplatz é uma das praças mais conhecidas de Berlim, carinhosamente apelidada de Alex, a praça ganhou esse nome em homenagem ao czar russo Alexandre I, em uma visita que fez a Berlim. Alexanderplatz é considerada o centro de Berlim desde a Idade Média.
Antigo centro do socialismo, a Alexanderplatz é hoje uma área extremamente comercial e que não ficou entre as mais bonitas da cidade. Sempre com alguma obra no local, a praça possui a mais vintage e charmosa estação de trem e U-Bahn de Berlim e ainda guarda seu jeito classe operária da antiga Berlim Oriental.
Embora no final da guerra a zona tenha ficado completamente destruída pelos bombardeios, durante as quase três décadas em que Berlim esteve dividida, Alexanderplatz foi o centro da Berlim Oriental.
Nos anos 1960, como parte do seu plano para reformar seu lado da cidade, a República Democrática Alemã ampliou a Alexanderplatz e fez dela uma zona de uso exclusivo de pedestres.
Para demonstrar o poder do seu governo, em 1969 levantaram a Torre de Televisão de Berlim (Fernsehturm), que atualmente segue sendo uma das construções mais altas da Europa.
O acontecimento mais importante ocorrido na Alexanderplatz foram os protestos de 4 de novembro de 1989. Nesse dia, meio milhão de pessoas as manifestou contra o governo comunista. Cinco dias depois, em 9 de novembro, o governo anunciou a liberdade para atravessar o Muro de Berlim.
A Fernsenturm (Torre de Televisão) conhecida como a Telespargel é a estrutura mais alta da cidade e a segunda mais alta de toda a Europa, com 368 metros de altura. A torre foi erguida em 1969 e possui uma vista de toda Berlim, em dias claros e sem nuvens e sua visibilidade pode chegar a 80 kms. O valor para subir na torre até a plataforma é de 20,50 ¢.
A sua coluna de concreto possui dois elevadores para levar passageiros a plataforma de observação. Um restaurante giratório Sphere é uma das atrações do topo e uma volta inteira leva cerca de uma hora, o tempo de um café, almoço ou jantar.
O Relógio Mundial (Weltzeituhr, em alemão) é conhecido como Relógio Mundial Urania e é uma grande torre de relógio o localizado na praça pública de Alexanderplatz.
Ao ler as marcações em sua rotunda de metal, é possível determinar a hora atual em 148 grandes cidades de todo o mundo. Desde a sua montagem em 1969, tornou-se uma atração turística e um ponto de encontro. Em julho de 2015, o governo alemão declarou o relógio como um monumento histórico e culturalmente significativo.
Na praça original, além de alguns bares e do shopping Galeria Kaufhof e muitas outras lojas populares.
A avenida mais famosa da região da Alexanderplataz é a Karl Marx Straße, que recebeu esse nome em 31 de julho de 1947 em homenagem ao filósofo e teórico econômico alemão Karl Marx.
Vale a pena destacar a Karl Marx Allee é uma ampla avenida que é um museu a céus aberto, onde é possível apreciar a arquitetura realista-socialista soviética.
Na praça com jardins da parte oeste da torre, se destacam três interessantes monumentos: a Igreja Marienkirche, construída em 1380, a Fonte de Netuno e a Prefeitura Vermelha que, embora tenha sido usada pelo governo, recebeu esse nome pela cor de seus tijolos.
Metrô: Alexanderplatz, linhas U2, U5 e U8.
Trem: Alexanderplatz, linhas S5, S7, S9 e S75.
Ônibus: Alexanderplatz, linhas TXL, M48, 100, 200 e 248.
Bonde: M4, M5 e M6.