Consagrada em 1625, a Igreja de São Charles Borromeo ou Sint-Carolus Borromeuskerk, na Antuérpia (norte da Bélgica) é considerada “a igreja Rubens por excelência”, uma vez que o pintor teve papel importante na decoração da fachada e na coroação da torre.
De estilo barroco, a igreja foi construída pelos jesuítas entre 1615 e 1621.é a bela igreja que aparece em uma pintura na Rubenshuis.
O pintor havia feito 39 painéis de teto que foram queimados em um grande incêndio em 1718, mas muitas outras obras de Rubens enfeitam essa igreja barroca.
São Charles foi a primeira igreja do mundo a ser dedicada à Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas.
Além dessa igreja, a Antuérpia tem outras quatro igrejas monumentais onde se pode ver o barroco e Rubens tomarem forma na cidade.
Uma campanha de restauração na década de 1980 trouxe de volta o esplendor barroco da igreja. Além das obras de Rubens, o interior exibe pinturas de Gerard Seghers , Daniel Seghers e Cornelis Schut .
Outra região incrível para passear são os bairros próximo ao centro antigo, como a região entre a San Barromeo Church e a Letterenhuis.
As ruazinhas são incríveis, com prédios antigos, ruas de paralelepípedos originais, bondes sobre trilhos, murais, tudo muito simpático.
A região é realmente um charme com muitos restaurantes, cafés, lojas e boutiques. Siga em direção ao Jordaan, bairro mais ao sul.
Embora a Antuérpia tenha vários teatros de maior porte, o Bourla é o mais famoso, devido à sua bela arquitetura e à sua significância histórica. O teatro foi construído durante a invasão holandesa da Antuérpia, embora os planos para a sua construção tenham começado durante a a invasão francesa.
O plano do arquiteto Pierre Bourla era construir um teatro e uma casa de concertos capaz de competir com as casas de outras capitais europeias, e o resultado esplendoroso pode ser visto hoje.
Outro lugar muito agradável é o Plantentuin, o Jardim Botânico da Antuérpia, um espaço verde e muito florido, não muito grande, mas bucólico.
Seguindo pela Leopoldstraat chega-se a Estátua Leopoldo I por Jozef Geefs Guillaume Willem Geefs, de 1868.
Outro belo prédio da região é o Nationale Bank van Belgie.
Comece a voltar em direção ao Grote Markt pela Marnixplaats.
O passeio por esse lado da cidade pode terminar na Vrijdagmarkt, um praça próxima ao Grote Markt, mas muito mais tranquila.
Muitos cafés e restaurantes nessa praça e é um ótimo ponto para descanso e matar a sede com aquela cervejinha belga.