A bela e vibrante praça central de Munique, na Alemanha, leva o nome da Virgem Maria, a Marienplatz, e está localizada no bairro de Altstadt (centro antigo) também é considerada o coração da cidade. Isso porque a maioria dos pontos turísticos interessantes de Munique estão concentrados nas imediações do local.
O local é um ponto de encontro muito popular em Munique e o mais procurado, com bastante movimento para um local relativamente pequeno.
A praça possui uma linda coluna conhecida por Mariensäule ou Coluna de Maria, uma imagem de Nossa Senhora toda dourada sobre uma lua crescente, que foi construída em 1638 para celebrar a vitória sobre a Suécia na Guerra dos Trinta Anos.
No período medieval, a Marienplatz abrigava o mercado de sal e milho de Munique.
As origens da cidade remontam à construção de uma abadia de monges (mönche) que deu origem ao nome da cidade.
Em 1175, Munique recebeu a condição de cidade e durante a Reforma a cidade foi um bastião do catolicismo e importante centro da Contra Reforma.
Durante o inverno, essa praça fica ainda mais charmosa, pois é tomada pelas barraquinhas do Mercado de Natal, onde é possível comprar diversas comidas e bebidas típicas. Por isso tudo, se você não sabe o que fazer em Munique, independente da época, essa atração não pode faltar na lista.
A Marienplatz, é um dos pouquíssimos lugares públicos de Munique em que há wi-fi gratuito e rápido! Portanto, se você quiser uma boa conexão para falar com a galera e postar suas fotos, esse é o lugar certo!
A Neues Rathaus (prefeitura nova) é o prédio que mais chama atenção na Marienplatz e, em um primeiro momento, muitos o confundem com uma igreja, mas é a sede da administração da cidade.
jFoi construído por Georg von Hauberrisser entre 1867 e 1909 em estilo neogótico.
Ao contrário de muitos edifícios góticos, a fachada da prefeitura não é feita de pedra natural maciça, mas de tijolos com pedra natural na frente.
Sua fachada possui 100 metros e exibe estátuas de duques, reis e eleitores da Baviera e também abriga o Museu Bávaro de Etnografia. Erguido entre 1858-1865 essas figuras retratam as virtudes do povo bávaro.
Dentro do prédio pode-se admirar sua arquitetura neogótica e funciona um restaurante.
Porém, a maior atração é o relógio mecânico (Carillon), que fica no alto da torre, é a execução de uma dança de bonecos em miniatura, que acontece às 11h, 12h e 17h, quando todos turistas se reúnem na Marienplatz para ver o espetáculo.
Nesse momento, todas as atenções e máquinas fotográficas existentes na praça se voltam para o funcionamento do carrilhão.
Uma boa dica é subir na torre da Nova Prefeitura e se deleitar com a bela vista da cidade, especialmente em um dia de sol.
Aproveite um dos muitos restaurantes e bares da praça e pegue seu lugar para desfrutar do show saboreando aquela cervejinha de Munique.
A Altes Rathaus ou Antiga Prefeitura de Munique fica na parte leste da Marienplatz e teve sua arquitetura modificada diversas vezes no decorrer dos séculos, cuja construção foi em 1475, sendo finalizada em 1475.
Seu interior foi reconstruído após os bombardeios da Segunda Guerra e possui um salão de baile com uma abóboda em madeira e um friso com 87 brasões esculpidos em 1477, que se salvaram.
Os brasões estão em exposição no Stadtmuseum ou Museu da Cidade.
Desde 1983 o local abriga o Spielzeugmuseum, o Museu do Brinquedo.
A Peterskirche ou Igreja de São Pedro é a mais antiga de Munique e dizem que foi ali que a cidade começou.
Você pode subir uma escadaria de 300 degraus e chegar até a torre e lá de cima conferir uma vista maravilhosa de Munique, incluindo a própria Marienplatz com o prédio da Prefeitura. Sua torre com mais de 91 metros de altura, conhecida como “Alter Peter”.
Mais uma igreja para incluir no seu roteiro Munique é a Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora). Reconstruída após a Guerra, ela é simples, mas bem bonita e guarda placas dos papas Bento XVI, que nasceu que nasceu em Munique.
Essa igreja foi concluída em 1488. Pela manhã por volta das 9h é possível assistir missas em alemão.
A Michaelskirche ou Igreja de São Miguel fica na Neuhauser Strasse, próximo à Karlplatz, um dos calçadões mais movimentados de Munique. O Rei Ludwig II, aquele que saiu criando palácios pelas florestas da Baviera e quase levou a falência seu reino, está enterrado na cripta dessa igreja.
Finalizada em 1597, a Michaelkirche foi a maior igreja renascentista do norte dos Alpes Bávaros quando construída. O seu interior possui um abóboda sem suporte e uma estátua do arcanjo exterminando um dragão, considerada uma pela clássica da Contra-Reforma, que mostra o triunfo do catolicismo contra o protestantismo.
Ainda na Neuhauser Strasse fica uma bela casa de frontões datada de 1914 onde funciona uma loja de roupas da bávaras, s Hirmer.
No final da Neuhauser Strasse, a principal ligação com a Marienplatz fica a Karlplatz, fica a praça que abriga um grande portão medieval, o Karlstor ou Portão de Carlos, entrada oeste da cidade antiga, que fazia parte de uma fortaleza medieval. Os outros portões da cidade são o Isartor e o Sendlinger Tor.
Seu nome remonta o ano de 1791 e é uma homenagem a um antigo rei chamado Carlos Teodoro.
No centro da praça ficam as fontes de água e no inverno, uma pista de gelo ao ar livre é instalada na praça.
Os edifícios mais importantes são o Palácio da Justiça e a Kaukfhof, uma das lojas de departamento mais conhecidas e recomendadas da cidade.
A praça é muito movimentada e cercada de prédios antigos.