A Domplatz é a praça principal de Bamberg uma cidade da Bavária, no estado do sul da Alemanha e nela estão localizadas várias atrações importantes da cidade, como a Dom (catedral), o Neue Resindez, o Alte Hofhaltung e o Rosegarten.
A praça está localizada a 5 minutos de caminhada da Altes Rathaus e fica na parte mais alta de Bamberg, o que proporciona uma bela vista da cidade. Como a catedral fica no alto de uma colina, é possível ver sua imponência de longe, com seus 94 metros de comprimento, 28 metros de largura e 21 metros de altura. Assim como as suas torres que se elevam a 81 metros de altura.
A Catedral de São Pedro e São Jorge, em Bamberg, foi fundada no ano 1004 pelo imperador Henrique II e sua conclusão ocorreu em 1012, quando foi consagrada no mesmo ano.
Poucos anos mais tarde, em 1081, a catedral foi parcialmente destruída por um incêndio e seu processo de reconstrução durou até o século XIII, assumindo uma arquitetura que combina estilos românicos tardio e gótico francês.
Sua fachada possui quatro pináculos que reinam soberanos soberanos sobre a paisagem da cidade. A Gnadenpforte possui trabalho em pedra com relevos do Juízo Final e é a entrada principal da catedral.
A catedral possui um interior de nave tripla e dois coros com absides ladeadas por dois pares de torres.
Seu interior é bem típico das igrejas de estilo gótico e preserva algumas obras de arte de temática religiosa.
No coro oeste da catedral abriga o único papa enterrado na Alemanha Clemente II, que havia sido bispo de Bamberg.
A igreja possui um altar mariano todo talhado em madeira.
Dentro da igreja encontra-se um túmulo de 1513 com os restos mortais do casal imperial Henrique II e sua rainha Kuningude.
No pilar noroeste do coro de São Jorge fica a estátua equestre do Cavaleiro de Bamberg, de 1230, cuja identidade nunca foi descoberta (acima, à direita)
As abóbadas da catedral mantêm o estilo gótico da fachada.
A catedral possui diversas criptas no seu subterrâneo.
A Catedral é aberta à visitação gratuita.
O Alte Hofhaltung (Tribunal Antigo) fica ao lado da catedral e é considerado uma das melhores criações da renascença alemã.
Após passar um portal com estátuas de Henrique II e Kunigunde os visitantes se deparam com a antiga casa do bispo, erguida no final do século XV.
Esse prédio abriga um museu sobre a história da região.
A Neue Residenz foi construída entre 1695 e 1704 com seus esplêndidos quartos e mobiliário luxuoso que reflete a impressionante vida dos príncipes bispos.
Atualmente a Neue Residenz, um complexo de casas que foi a Residência Nova dos príncipes e bispos e que hoje abriga a Biblioteca Estadual e a Galeria de Estado de Bamberg.
O palácio foi construído no século 17 e possui mais de 40 salas com móveis da época, tetos decorados e até um jardim de rosas, que fica atrás do palácio. O Rosengarten, um jardim das rosas com esculturas e é um ponto incrível para admirar a paisagem da Alstadt.
A entrada nos jardins é gratuita, mas para entrar no palácio é cobrado um valor de 6 euros para adultos maiores de 18 anos.
O palácio fica aberto diariamente das 09h às 18h, de abril a setembro e das 10h às 16h de março a outubro.
Para mais informações é só consultar esse site AQUI.