Após uma caminhada pelas ruas estreitas da cidade medieval de Rothenburg ob der Tauber, no Estado da Bavária (sul da Alemanha), e conhecer as muralhas medievais, é hora de descansar conhecendo a Marktplatz no centro da cidade ou a Praça do Mercado com sua linda prefeitura.
Sempre que uma praça leva esse nome na Alemanha, pode apostar que se trata de uma praça de grande importância na cidade. E em Rothenburg não é diferente, pois a Marktplatz é uma praça central onde estão localizados alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade, e é também o coração dos Mercados de Natal de Rothenburg ob der Tauber nos meses de novembro e dezembro.
Mas independente da época do ano, a Marktplatz é daquelas praças que impressionam logo de cara. Dentre os belos edifícios e casas coloridas que circundam a praça, o primeiro destaque vai para a Rathaus — a Prefeitura de Rothenburg. Com sua bela arcada, sua fachada de estilo renascentista e suas torres imponentes, o edifício lembra um castelo ou palácio medieval.
A torre da prefeitura foi construída entre 1250 e 1400, com 52 metros de altura e é possível subir para se ter uma visão de toda Rothenburg e de sua muralha. São 220 degraus e c certamente eles valem o esforço, já que a vista lá de cima é única.
Entrada para a Torre: adultos €2, sendo que crianças até 14 anos pagam €0,50. Aberta: abril-outubro, entre 09h30-12h30 e 13-17h; novembro e de janeiro-março: sábado e domingo, entre 12-15h; dezembro, diariamente, 12-15h. Durante o período de Weihnachtsmarkt (feira de Natal), abre diariamente entre 10h30–14h e 14h30–18h (6ª-sáb até 20h).
Ao lado da Prefeitura está outro edifício histórico da Marktplatz, o Ratstrinkstube. Construído em 1446 esse edifício tinha como função original ser uma taberna para receber os vereadores para uma cervejada após as sessões. Hoje, a antiga taberna abriga o Centro de Informações Turísticas de Rothenburg (Rothenburg Tourismus Service).
Na fachada do edifício aparecem em destaque dois relógios, sendo que o mais antigo deles ( de fundo vermelho) data de 1683. Já o relógio astronômico é o original de 1768 e badala de hora em hora. Das 10h às 22h, quando bonecos em metal saem e é a alegria de quem está na praça. A apresentação do carrilhão é sobre a lenda do “Meistertrunk” (Trago Magistral), que conta a história que durante a Guerra dos Trinta Anos (1631), o então prefeito de Rothenburg (Nusch) propôs uma aposta ao general imperial Tilly, que estava prestes a destruir a cidade. Se conseguisse beber uma caneca de cerca de 3 litros de vinho da Francônia de uma só vez, Rothenburg seria poupada. Os bonequinhos do relógio astronômico representam essa história e mostram como o prefeito Nusch salvou a cidade da destruição.
Centro de Informações Turísticas (Rothenburg Tourismus Service)
Endereço: Marktplatz 2
Horário: Em geral está aberto todos os dias das 10h às 17h, mas o horário pode sofrer alterações em função da época do ano.
Site: visit-rothenburg.com
A St. Georgsbrunnen é uma fonte de 1446 com sua capacidade para 100 mil litros de água e com oito metros de profundidade. Por mais de 400 anos na cidade, esta fonte apresenta um chafariz coroado pela figura de St. George, incluindo dragões.
No período de trevas da Idade Média, ficavam na frente da fonte uma forca, um pelourinho e palco de tortura.
À noite, vigias noturnos, carrascos e viúvas de artesãos sobem furtivamente as escadas da prefeitura para divertidos passeios temáticos para os turistas. Uma das coisas mais interessantes para mergulhar na cultura local é fazer um tour pela cidade com o Nachtwätcher (Vigia Noturno).
Na Idade Média, alguns vigias eram responsáveis pela segurança da cidade, guardando a cidade de possíveis invasões. Embora esse perigo não exista mais, a tradição é mantida e é comum encontrar com um homem vestido com roupas escuras e antigas andando à noite pela cidade trabalhando, atualmente, como um guia que leva os visitantes para um tour pelas ruas da cidade, contando histórias da época medieval. Os tours são feitos em inglês e alemão.
- Ponto de encontro: Marketplatz
- Horários: duração de 60 minutos
- de meados de março a início de janeiro: diariamente às 20h (tour em inglês) / 21h30 (tour em alemão)
- do início de janeiro até meados de março: somente aos sábados às 20h (tour em inglês) / 21h30 (tour em alemão)
- Preços: 8 euros (tour em inglês) / 7 euros (tour em alemão)
Em frente da St. Georgsbrunnen fica um dos predinhos mais lindos da cidade, onde funciona desde 1812 uma farmácia, a Marienapotheke ou a Farmácia de Santa Maria.
A Martktplatz é um bom lugar para relaxar depois da caminhada pela cidade em um de seus cafés e restaurantes.
O mundo medieval se encontra em Rothenburg ob der Tauber – em nenhum lugar a atmosfera animada e variada do centro histórico da cidade é mais evidente do que na praça do mercado. Nas escadarias da prefeitura ou nos cafés, os Rothenburgers relaxam ao lado de convidados de todo o mundo e observam a agitação.
Eventos na Marktplatz
No verão a praça do mercado serve como palco para concertos dos Embaixadores da Música ou como ponto central de contato para os festivais históricos “Der Meistertrunk” e Reichsstadt-Festtage, no inverno o mercado de Natal de Rothenburg, o Reiterlesmarkt , acontece no praça do mercado e no mercado verde.
Além de todas as atrações descritas acima, a Marktplatz possui algumas lojas de souvenires e brinquedos para comprar suas lembrancinhas.
Ao norte da praça fica a Jakobskirche, uma igreja protestante gótica chamada Igreja de São Jacó, erguida em 1311 e 1485.
Ao sul fica o Mittelalterliches Kriminalmuseum ou Museu do Crime Medieval, que reúne um acervo com diversas peças assustadoras de brutais aparelhos de tortura da Idade Média. São cintos de castidade, gaiolas e jaulas para trapaceiros e ladrões, máscaras de desgraça para fofoqueiros, coleira para mulheres briguentas e um cercado de barril de cerveja para bêbados, além de uma exposição de julgamento para suspeitas de serem bruxas.
Rothenburg é realmente entrar em outra época. è impressionante!