A bela igreja de Notre Dame ou Nossa Senhora, na Bélgica, tem a mais alta agulha da cidade de Bruges que é visível de diversos pontos da cidade, com 122 metros de altura.
O nome holandês é Onze-Lieve-Vrouwekerk e ela é uma mistura de diversas vertentes arquitetônicas.
Sua área externa foi iniciada em 1220 no estilo Gótico de Scheldt e sua construção externa levou dois séculos para ser erguida.
O interior da capela principal é gótico, com detalhes barrocos no púlpito em madeira, obra do artista local , Jan Antoon Garemijn, com muitas estátuas.
A Igreja de Nossa Senhora possui uma obra de Michelangelo, intitulada A Virgem e o Menino Jesus, uma estátua em mármore carrara.
A escultura fou trazida para Bruges na época que os Médici, poderosos banqueiros de Florença, tinham estreitos negócios na cidade.
Carlos “o Temerário”, Duque de Borgonha está enterrado com sua fiha no museu da igreja.
A igreja tem entrada livre, mas para acessar o museu a entrada é paga. A coleção Museu Brugge possui aproximadamente 70 mil objetos, sendo várias coleções reunidas por amantes da arte ou doações da academia e do Sint-Janshospitaal.
A coleção inclui imagens em painel das primitivas flamengas, que estão no Groeningemuseum (Groeninge Museum) e no Sint-Janshospitaal (Hospital de São João), Onze-Lieve-Vrouw ter Potterie (Nossa Senhora de Ter Potterie) e o museu Onze-Lieve-Vrouwekerk ( Museu da Igreja de Nossa Senhora). Pinturas impressionantes, do século XVI ao XX, com artistas neoclássicos como Joseph-Benoît Suvée, Joseph Odevaere, François Joseph Kinsoen e expressionistas flamengos como Gustave van de Woestijne, Jean Brusselmans e Constant Permeke.
Além das pinturas, a coleção de artes plásticas também inclui um grande número de esculturas, gravuras e desenhos, desde a Idade Média até os dias atuais. A igreja abre de segunda a sábado, das 9h30 às 17 h e domingo das 13h30 às 17 h.