A Ronda Noturna e as belas obras de Rembrandt, no Rijks

O autor mais conhecido da Era do Ouro da Holanda é o incrível Rembrandt Van Rijn, o mestre dos retratos e um dos maiores pintores de todos os tempos. Em 1631, ele se mudou para Amsterdã onde recebia suas encomendas de retratos.

O contraste chiaroscuro  de Rembrandt mostram sua admiração pela Renascença Italiana. Além de retratos, ele pintou peças históricas e fez gravuras e desenhos.

A Ronda Noturna, de Rembrandt

Seu maior quadro em exposição no Rijksmuseum foi ‘A Ronda Noturna’, de 1642, uma das mais importantes obras do Barroco. Com  o nome original de A Companhia do Capitão Frans Banning Cocq e do tenente Willem van Ruytenburch a Preparar-se para Avançar’ o tamanho original da pintura é grandioso e é o grande destaque da Ala Philip.

Detalhe da Ronda Noturna

A Ronda Noturna retrata a milícia do capitão Frans Banning Cocq, no momento em que ele dá a ordem para marchar ao seu alferes Willem van Ruytenburch e retrata atrás dos dois os 18 integrantes dessa companhia. Os arcabuzeiros pagaram 100 florins cada um para o pintor retratar cada rosto para para aparecer no quadro. Óbvio que os dois oficiais pagaram muito mais pelo privilégio em estarem destacados na pintura.

‘De Staalmeesters’ é outra obra grandiosa de Rembrandt e foi uma encomenda da guilda dos fabricantes de roupas de Amsterdã, pintada em 1662. Uma curiosidade da obra é que Rembrandt pintou a data na toalha de mesa.

Outra curiosidade de ‘De Staalmeesters’  é que a pintura que, vista de diferentes ângulos, o olhar dos integrantes da guilda estarão sempre olhando para você. Um presente do mestre Rembrandt.

Outra pintura adorável é ‘A Noiva Judia’ ou ‘Het Joodse Bruidje’, uma representação de um homem e uma mulher num abraço, com um teor erótico, pintado entre 1665 e 1669 e considerado outra obra-prima do artista. Uma curiosidade é que Van Gogh ficou impressionado com  a pintura em em 1885. Os modelos da pintura não são conhecidos até hoje, poderiam ser representações bíblicas de Isaac e Rebeca, transportados para Amsterdã, ou seu filho, Titus van Rijs e sua esposa, Magdalena van Loo, que costumavam posar para o pintor. Rembrandt viveu muitos anos em Jodenbreestaat, a Grande Rua Judaica e principal rua do bairro judaico de Amsterdã.

A pintura da esquerda, acima, é um dos auto retratos mais conhecidos de Rembrantd, chamado de o Auto-retrato como o Apóstolo Paulo, de 1661. À direita está o Retrato de Tito com Hábito de Monge, de 1660, com seu filho posando como modelo. Abaixo, um Auto-retrato com um Rembrandt jovem.

Auto-retrato

Outras bela obra é  o Retrato de Mulher, de 1639, que possui maravilhosos detalhes de sua belas roupas, retrato da burguesia da Era do Ouro.

Retrato de Mulher, de 1639

Todos os quadros, acima e muitos outros de Rembrandt estão no Rijksmuseum, em Amsterdã.

Ingressos 17,50 ¢. Horário de abertura é das 9 h às 17 h, todos o dias do ano, inclusive Natal e Ano Novo. Transporte: Tram 2 e 5 (parada no ponto Rijksmuseum) e o tram 16 (parada Museumplein).

Compre seu ingresso com nosso parceiro de venda de ingressos para atrações em Amsterdã e toda Europa, a Ticket Bar. Você não pagará na mais e ainda nos ajuda a manter os custos do blog.