A Praça Dam ou Dam Square é uma das maiores e mais movimentadas praças de Amsterdã.
Localizada na Nieuwe Zijde ou no Lado Novo do período medieval da cidade, a imponente praça possui ainda alguns tesouros, como o Koninklijk Paleis ou Palácio Real de Amsterdã e a Nieuwe Kerk ou Igreja Nova.
O Koninklijk Paleis (Palácio Real de Amsterdã) é a antiga prefeitura da cidade e ainda é usado pela família real holandesa em algumas ocasiões.
O palácio começou a ser construído em 1648, em estilo neoclássico.
Quando não abriga eventos da monarquia holandesa, o palácio é aberto ao público, que pode visitar o Burgerzaal que é o Salão do Cidadão e o Vroedschapzaal ou o Salão do Conselho dos Patriarcas.
A entrada para a primeira sala foi feita em bronze e o piso em mármore.
Parte do local é decorado com esculturas de caritíades, figuras femininas que sustentam o teto.
A Nieuwe Kerk ou Igreja Nova, foi a segunda igreja construída em Amsterdã no século XIV.
Vários incêndios fizeram a igreja perder objetos de arte.
O ponto alto da igreja é o púlpito, onde os protestantes reverenciam, diferentemente dos cristãos, o sermão e não o altar.
Mais recente é o Nationaal Monument, um obelisco de 22 metros de altura no meio da Praça Dam, que foi inaugurado em 1956.
O monumento é uma homenagem aos holandeses mortos durante a 2ª Guerra Mundial.
A Praça Dam possui belos prédios, entre eles o Peek e Cloppenburg.
Esse prédio abriga o Madame Tussauds Scenerama com figuras de cera que retratam a vida do século XVII, durante a era de Ouro de Amsterdã.
Bonecos de astros pop e celebridades também são retratados no museu.
Mas a Praça Dam também foi palco de muitos protestos e alguma violência.
Em 1535, foi cenário de uma revolta e, em 1935, protestos contra a diminuição do seguro-desemprego tomaram toda a praça.
Pouco antes do final da 2ª Guerra Mundial, soldados alemães mataram cidadãos inocentes nesse local, em um tiroteio. Nas décadas de 60 e 70, ocorreram protestos de estudantes contra a Guerra do Vietnã.
Atrás do Palácio Real de Amsterdã está um dos prédios neogóticos mais belos da cidade, a Plaza Magna, hoje um shopping center.
O prédio construído pelo arquiteto holandês C.P. Peters em 1899 foi muito criticado na época, pelo seu estilo extravagante.
O prédio foi construído no mesmo período que o prédios da Centraal Station e o Rijksmuseum.
Ao lado do Magna Plaza fica o Hotel Die Port van Cleve, também do século 19.
Para comprar ingressos antecipados acesse nosso parceiro de venda de ingressos com sede na Holanda, a Ticket Bar. É mais cômodo e você não paga nada mais pelo serviço e ainda nos ajuda a manter os custos do blog.