Na Janelinha para ver tudo

As atrações de Würzburg, cidade vinícola da região central da Alemanha

Cortada pelo rio Main e dona de um passado agitado, Würzburg é hoje uma cidade tranquila no início da Rota Romântica, no centro-sul da Alemanha e porta de entrada para o Estado da Baviera. De povos antigos como os celtas, até a aristocracia germânica, muitas personalidades já passaram por suas ruas de pedra.

A Fonte dos Quatro Tubos

Se eu pudesse escolher o meu lugar de nascimento, consideraria Würzburg“, escreveu o escritor alemão Hermann Hesse, tamanho seu amor pela cidade, famosa pela sua arte, arquitetura, música erudita e vinhos suaves.

Vista para o rio Main

Würzburg era um ducado francônio quando no ano de 686 d.C., três missionários irlandeses tentaram convencer o Duque Gosbert a se converter para o Cristianismo e se livrar de sua esposa, que sabendo, mandou matar os missionários. Passada algumas décadas, os missionário viraram mártires e depois santos e lugar virou ponto de peregrinação. Em 742 d.C. Würzburg  tornou-se um bispado.

No alto, a fortaleza Festung Marienberg

Durante séculos os príncipes-bispos residentes tiveram um enorme poder e acumularam imensas riquezas e a cidade cresceu nesse opulento reinado católico. Esse reinado legou inúmeras igrejas e catedrais, além do Residenz, onde viviam os príncipes-bispos.

Bairro de Würzburg

Apesar de ser uma das maiores cidades da Rota Romântica, Würzburg ainda é uma cidade pequena e que pode ser inteiramente percorrida a pé — especialmente se considerarmos apenas a zona mais turística do centro histórico. Essa é uma das principais atividades para fazer em Würzburg, explorar as atrações turísticas nos arredores da Marktplatz.

Alte Mainbrücke, em Würzburg

A principal atração da Marktplatz é a Alte Mainbrücke (Velha Ponte Principal). Fechada para veículos, essa ponte de 185 metros de comprimento é toda decorada por 12 belíssimas estátuas de santos e de governantes e proporciona uma linda vista da Fortaleza Festung Marienberg, no alto de uma montanha.

Vista da Festung Marienberg sobre a Alte Mainbrücke

Até por volta do ano de 1120 qualquer pessoa que quisesse atravessar o rio Main, tinha de fazê-lo a nado ou atravessar com navios ou balsas. Mas Würzburg era um dos principais fluxos comerciais regionais e não ter uma ponte era inadmissível para uma cidade tão próspera.

Local belíssimo sobre o rio Main

Muitos produtos transportados no próprio rio e a cidade passou a ser uma grande conexão com a área do Rio Reno. Em 1133 a primeira ponte foi concluída neste lugar. Como ela havia sido feita de madeira, o gelo do inverno e as numerosas e severas inundações nos séculos XIV e XV foram tornando a ponte cada vez mais enfraquecida e a ponte ruiu em 1342.

Pausa para selfie com a Festung Marienberg de cenário

A construção de arcos em pedra da nova ponte começou em 1512, sendo concluídos somente em 1703, quando em 1730 a ponte foi enriquecida com estátuas barrocas de santos de 4,5 m de altura e que são até hoje sua grande atração e beleza. No dia 2 de abril de 1945, os arco foram explodidos por tropas alemãs, e junto foram danificados os santos.

 

A invasão do exército americano quase não foi atrasado pela explosão, já que eles logo ergueram pontes de viga de aço para atravessar o rio, fazendo com que os planos dos alemães, ao destruir a ponte, tivesse sido em vão.

Escultura de santos sobre a ponte

A reconstrução da ponte após a guerra durou até 1950 e no ano de 1978 todas as estátuas haviam sido minunciosamente restauradas.

ângulo da ponte para a Marktplatz

É ali, na base da Mainbrücke, que todo mundo se encontra pós às 16h para apreciar uma boa taça de vinho sylvaner, típico da região, e apreciar a linda e inspiradora paisagem do rio Main. Aliás, alguns dos vinhedos de Würzburg são plantados ali na beira do rio Main, aos pés da incrível fortaleza Festung Marienberg, que é um símbolo da cidade e serviu como uma casa dos príncipes-bispos locais durante quase cinco séculos.

Hora de saborear uma taça de sylvaner

A maioria das atuais estruturas foram originalmente construídas em estilos renascentista e barroco, entre os séculos XVI e XVIII. Depois que Gustavo Adolfo, rei da Suécia conquistou a área em 1631 durante a Guerra dos Trinta Anos, o castelo foi reconstruído como uma residência barroca.

A incrível fortaleza de Festung Marienberg, com os vinhedos ao seus pés

A Festung Marienberg foi severamente danificada por bombas britânicas em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, e só foi totalmente reconstruída em 1990. Hoje, o local ainda possui aquele ar medieval de antigamente e abriga dois museus. Além disso, é possível ter uma vista simplesmente incrível da cidade de Würzburg.

Uma das cidades mais românticas da Alemanha

A Fortaleza de Marienberg acima da colina

O Jardim do Príncipe, na Fortaleza de Marienberg,  possui entrada gratuita.

A Rathaus de de Würzburg

No centro antigo a Rathausde Würzburg (prefeitura) começou a ser erguida em no século XIII e ampliada nos séculos XV e XVI.

 

As maravilhosas pinturas do século XVI, que adornam sua fachada é motivo de admiração.

As antigas pinturas no prédio da 0Rathaus

Sua torre em estilo renascentista tardio, a Roter Turm, foi erguida por volta de 1660.

Em frente a Rathaus (prefeitura) fica a “Fonte dos Quatro Tubos” que em alemão é Vierröhrenbrunnen.

Fonte dos Quatro Tubos defronte a Rathaus

A principal Catedral de Würzburg, a Würzburger Dom, possui 105 metros de extensão e é a quarta maior igreja românica em toda a Alemanha. Inteiramente dedicada a São Kilian, o monge irlandês que virou santo na cidade, em 686. A catedral tem cerca de 1000 anos de história e é considerada uma obra prima da arquitetura alemã dos séculos XI e XII.

A Würzburger Dom ou Dom St. Killian

Após ser quase integralmente queimada em 1945, o trabalho de restauração reforçou na Catedral suas características romanas, resultando em uma mistura de diferentes estilos desse período. Do lado de fora, o principal destaque fica por conta da fachada central com suas duas torres bem mais altas do que a média das construções ao redor, marcando a paisagem da cidade.

 

Não perca por nada uma visita à Neumünster Kirche, originalmente do ano 1065, passou por transformações ao longo da história – da destruição em 1945 à constante renovação e reconstrução – seu interior tem lindo afresco na cúpula, pinturas entre os pilares e fachada no estilo barroco e sua fachada em arenito vermelho, um lugar único para quem admira arte sacra.

A fachada barroca da Neumünster Kirche

Essa igreja foi construída no século XI no local de sepultamento de São Killian e seus companheiros mártires São Kolonat e São Totnan. Daqui ocorre uma procissão pelas ruas da cidade, no dia de São Killian, em 8 de julho, quando estudantes de teologia levam os crânios dos mártires dentro de caixas transparentes, da cripta até a catedral, onde ficam em apreciação pública. Surreal!

Três santos sepultados nessa igreja

Na Marktplatz também acontece todo fim de ano a famosa feira natalina da cidade (Würzburger Weihnachtsmarkt), bem comum em diversas cidades europeias e principalmente na Alemanha. Uma boa oportunidade para ver tudo iluminado e decorado, além de experimentar comidinhas típicas!

Prédios da região da Marktplatz

Se não for no período de Natal, a praça possui algumas barracas que vende Brot mit Wurst (pão com salsicha), uma delícia e comidinha barata!

A Marktplatz onde acontece o mercado de Natal

Na Martktplatz ficam a MarienKapelle e a Falkenhaus.

Marktplatz

A “Capela de Maria” é uma igreja católica do século XIV construída em estilo gótico. Na entrada, os arcos trazem representações de Adão e Eva.

A colorida MarienKapelle

Vale destacar que a atual MarienKapelle foi inteiramente reconstruída em 1950 depois do forte bombardeio de Würzburg, na Segunda Guerra Mundial.

Detalhes da entrada da MarienKapelle

Bem ao lado está a icônica Falkenhaus, uma antiga pousada do século XVIII que foi igualmente destruída nos bombardeios e reconstruída a partir de fotos antigas, preservando o aspecto original de sua fachada em estilo rococó e cor amarela.

A Falkenhaus, uma antiga pousada do século XVIII

Gostou das atrações de Würzburg? Ela realmente é um charme!