A Piazza del Duomo de San Gimignano possui muitas construções medievais, entre elas, a mais interessante é o Palazzo Vecchio del Podestá, datado de 1239 possui a torre mais antiga da cidade.
A Colegiatta (na foto acima) é uma igreja românica do século 11, que possui alguns afrescos. A Criação, de Bartolo di Fredi, é uma das 26 passagens do Velho Testamento, localizados na nave lateral norte.
O Museo Cívico trás uma sala dedicada a Dante, e supostamente foi a sala onde o poeta esteve em1330. Uma inscrição na parede lembra essa visita, Os afrescos intitulados Cenas de um Casamento, que são do século 14, mostram um casal dividindo uma banheira e indo para o leito matrimonial, algo ousado para a época.
O Museu d’Arte Sacra e Museo Archeologico são em um mesmo lugar e abrigam uma pequena coleção de objetos etruscos.
Piazza e Chiesa Sant’Agostinho
A Chiesa Sant’Agostinho é de 1298 e possui uma fachada simples, mas seu interior é em estilo rococó. O coro está ornamentado com afrescos sobre a vida de Santo Agostinho e o altar-mor possui o afresco A Coroação da Virgem.
O ingresso combinado dá direito a entrada nos Museo Cívico, Archeologico, Torre Grossa, Spezia de Fina, Museo Ornintologico e Galleria de Arte Moderna. O bilhete pode ser usado por 48 horas e custa 6 euros. Conheça mais dos museus clicando aqui.
Outro museu interessante, se você tiver tempo de sobra em San Gimignano, é o Museu da Tortura. Interessante, embora o tema não seja exatamente agradável. Preço do ingresso 10 euros, aberto todos os dias, das 10 às 19. Quer conhecer mais, clique aqui.