As três alas do Louvre são acessadas pela entrada principal, sob a pirâmide de vidro. Sugiro iniciar a visita pelo piso térreo da ala Denon, onde estão as esculturas italianas, do norte da Europa, e as greco-romanas. Caso opte iniciar pelo piso térreo da ala Richelieu, ali ficam expostas as esculturas da França.
Se iniciar sua visita pela Ala Denon, não se arrependerá, pois a sala italiana possui duas belas esculturas de Michelangelo Buonaroti chamadas, o Escravo Moribundo e o O Escravo Rebelde, na foto acima.
As esculturas foram esculpidas para a base do mausoléu do papa Júlio II, em 1513, mas esse projeto foi interrompido inúmeras vezes. Em 1524, Michelangelo doou as esculturas para Roberto Strozzi, que acolheu o artista durante sua doença. As estátuas seguiram, quando o artista ainda estava vivo, uma para o castelo do condestável de Montmorency, em Ecouen, e outra para o castelo do cardeal Richelieu, em Poitou. Em 1793, as estátuas passaram para o Estado francês.
Psiquê revivida pelo beijo de Eros |
detalhe de Psiquê e Eros |
De Antonio Canova, outro grande escultor italiano, veja a Psiquê revivida pelo beijo de Eros, de 1787. Abaixo, a escultura em bronze do Giambologna, Mercúrio voando.
Mercúrio voando |
A Virgem Penitente é um nu em tamanho natural de uma estátua de Maria Madalena , do início do século XVI, do escultor alemão Gregor Erhart.
Virgem Penitente |
Sala Manege – Coleção de Antiguidades dos Séculos XVII e XVIII
Três Graças |
As esculturas francesas estão localizadas nos andares térreo e no mezanino ou subsolo ou -1 da ala Richelieu.
Acima, toda a beleza das Três Graças, Nicolas Cordier um escultor e gravurista francês, expoente do maneirismo tardio. As Três Graças representam a fertilidade associada a Afrodite.
Oito Pranteadores Encapuzados |
Uma das obras mais interessantes da sala das esculturas francesas são os Oito Pranteadores Encapuzados, do túmulo de Philippe Pot, um alto funcionário em Borgonha.
Carlos V e Joana de Bourbon |
As estátuas dos reis Carlos V e Joana de Bourbon permanecem anônimas sobre que as esculpiu até hoje.
Amor fazendo um arco com a clava de Hércules |
Acima, de Edmé Bouchardon, Amor fazendo um arco com a clava de Hércules. Uma das maiores esculturas francesas do Louvre são os Cavalos de Marly, que são em número de dois e estão expostos no pátio de Marly, no mezanino, -1.
Cavalos de Marly |
Essas estátuas equestres foram esculpidas por Guillaume Coustou e estavam, anteriormente ao século XIX, na Place de la Concorde, quando foram substituídas por réplicas, sendo os originais passadas para o Louvre.
Cavalos de Marly |
Os cavalos de Marly Estão sob o teto de vidro do Cour Marly, junto a outras esculturas francesas, como os bustos de Diderot e Voltaire.