A Potsdamer Platz é antigo coração de Berlim, é hoje uma das zonas mais modernas da cidade e no passado, ficou arrasada durante a Segunda Guerra Mundial e dividida em duas pelo Muro de Berlim. Hoje em dia, a praça está completamente reformada e voltou a brilhar com o esplendor anterior à guerra.
Durante o século XIX a região foi o lugar de desenvolvimento de uma grande atividade comercial e cultural e ali foi implantado o primeiro semáforo de toda a Europa, que funcionava manualmente. Mas depois da guerra e posterior construção do Muro, a destruída Potsdamer Platz se tornou um terreno vazio esquecido.
Foi depois da queda do muro de Berlim quando a praça se tornou uma atrativa área urbanizável que os arquitetos utilizaram para construir uma série de edifícios representativos da nova Berlim unificada. É nessa famosa praça, onde acontece anualmente a Berlinale de Cinema, possui shoppings, cinemas, bons restaurantes e vários arranha-céus que circundam a área da Potsdamer Platz, uma vibrante e importante praça do centro de Berlim.
Um dos arranha-céus abriga o Sony Center, um moderno prédio repleto de opções de entretenimento, que chama a atenção por sua cúpula, criada por Helmut Jahn. O Teatro da Potsdamer Platz,é um dos locais onde muitos musicais estreiam e o Arkaden é um shopping que reúne mais de cem lojas de roupas, sapatos e acessórios, além de várias lanchonetes e restaurantes – uma boa alternativa para aqueles que desejam comer bem sem gastar muito.
Como chegar: Metrô, linha U2 (estação Potsdamer Platz).
À oeste da Potsdamer Platz fica a avenida mais movimentada de Berlim, a Kurfürstendamm, ou Ku’damm, a avenida repleta de lojas é um verdadeiro paraíso para os que gostam de fazer umas comprinhas.
Embora até finais do século XIX, a Kurfürstendamm tenha sido pouco mais que uma vereda, no início do século XX se tornou o lugar de reunião preferido dos intelectuais e artistas. Foi nessa época quando surgiram os primeiros teatros, cafés, cabarés e discotecas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a zona foi gravemente afetada pelos bombardeios aliados e foi apenas nos anos 1950 quando começou a se recuperar.
Durante os 28 anos em que Berlim esteve dividida pelo Muro, se a Alexanderplatz foi o centro nevrálgico da Berlim Comunista, Kurfürstendamm foi o da Berlim Ocidental.
Os milhões de marcos que o Governo da Alemanha Ocidental começou a injetar para ajudar na recuperação de Berlim Oriental fizeram com que lojas, restaurantes e empresas fossem se estabelecendo na zona.
Mais conhecida pelos habitantes locais como Lá você vai encontrar marcas famosas, como Diesel, Swatch, United Colors of Benetton, Apple, entre outras e lojas de departamentos como Kafhaus des Westerns e KaDeWe, a “Harrods” de Berlim. Além disso, pela arquitetura interessante, a Kurfürstendamm também é excelente para ser explorada a pé.
A KaDeWe é a loja mais sofisticada de Berlim.
Depois de dar um rolê nessa espetacular loja e aproveite para fazer um lanchinho na confeitaria, que fica no último andar.
Na Kurfürstendamm fica a Kaiser Wihelm Gedächtnis Kirche, uma bela igreja-monumento que é um dos marcos históricos mais famosos de Berlim. A igreja neorromânica foi inaugurada em 1895 e bombardeada em 1943. Depois da guerra os destroços foram removidos e apenas sua torre da frente ficou como estava.
O Salão Memorial documenta a história da igreja e contém alguns mosaicos no seu teto, relevos de mármore e objetos litúrgicos originais de antes do bombardeio.
O belo mosaico do teto é conhecido como Mosaico do Imperador e mostra Henrique I em seu trono.
A entrada é gratuita.
Como chegar: Metrô, linhas U1 e U9 (estação Kurfürstendamm).