O acervo de pinturas de Caravaggio da Galleria Borghese é excelente. Além do mestre barroco, outros geniais pintores estão ali expostos. Uma das obras mais lindas de Caravaggio é a Madonna della Palafrenieri, de 1605. O detalhe da mãe com o pé esmagando a cabeça de uma serpente, acompanhada de seu filho e uma senhora é impressionante. A iluminação da pintura detalha o porque Caravaggio é conhecido como o pai da Fotografia.
Outra obra importante do artista e um tanto assustadora é David com a cabeça de Golias, de 1610
Observem a cabeça de Golias, que foi decepado por Davi. Esse seria o próprio Caravaggio. Esse é Caravaggio, o grande pintor totalmente controverso, que somente usava como modelos pessoas do povo e que viviam a margem da sociedade, como prostitutas, mendigos, ladrões e homossexuais. O próprio Caravaggio foi acusado de assassinato. Apesar de ser o pintor do Barroco preferido do papado, vivia do outro lado da sociedade.
Acima, a pintura San Girolamo Escrivente. São Jerônimo foi o tradutor da Bíblia do grego para o latim, a denominada Vulgata. Aqui, Caravaggio retrata São Jerônimo como um estudioso, não como um penitente..
A pintura acima é San Giovanni Baptista (1610) e teria sido oferecida ao cardeal Scipione Boghese, fã de Caravaggio, para que intercedesse junto ao seu tio o papa Paulo V, para o perdão da sua sentença de assassinato.
O Baco Malato também seria um auto-retrato de Caravaggio quando jovem.O Baco acima foi pintado em 1593.
Acima, o Jovem com uma cesta de frutas, foi pintado em 1594 quando o artista era aprendiz no atelier do pintor Arpino. O cardeal Borghese teria confiscado a pintura junto com o Baco, sob o pretexto de Arpino ter mosquetes em casa. As cores e variedades do cesto de frutas pintados por Caravaggio é perfeito, tendo as frutas inclusive as imperfeições naturais.
De Rafaello Sanzio, as principais obras são: Deposizione (1507), Jovem Mulher com Unicórnio (1506) e Retrato de um Homem (1504).
De Leonardo da Vinci, destaca-se o belíssimo Leda e o Cisne (1510) uma pintura em têmpera.
De Tiziano Vecellio a pintura Sagrado e Profano Amor (1515),tem lindas cores e retrata uma noiva no dia do casamento, toda de branco. Ao lado teria uma versão como Vênus desnuda.
Do mais italiano dos pintores flamengos, o belga Peter Paul Ruben destacam-se duas pinturas: Susannah e o Anciões e Deposição.
O singelo Madonna col Bambino, de Sandro Boticelli e suas madonas de rostos perfeitos (acima) e Adorazione del Bambino, de Fra’Bartlomeo, de 1495 (abaixo), fazem parte do acervo da Galleria Borghese.
Abaixo, a Madonna e a Criança, com os Santo Flaviano e Onófrio, de Lorenzo Lotto.
São muitas salas maravilhosas na Borghese, e essas são algumas das principais obras. Também é possível encontrar obras de Paolo Veronese, Domenecchino, Correggio, Pietro de Cortona, Jacopo Bassano, Guercino e Pinturicchio,
Como sempre, os tetos dos palazzos da Itália são um show, verdadeiras obras de arte. Não deixe admirar.
O ingresso para a Galleria Borghese custa ¢ 15,00 por pessoa e estão disponíveis on line no site oficial (clique aqui). A venda on line abre dois meses antes e a visita a Galleria Borheseé somente com hora marcada. A galeria é super-criteriosa. Se você chegar meia hora antes do horário marcado, eles somente te deixam entrar no horário previsto no seu voucher. Então, não atrase que não entrara com a turma do horário determinado.
As visitas duram em média duas horas para percorrer todas as salas da galeria. Os horários de admissão são:
– das 9hs as 11hs,
– das 11 as 13hs,
– das 13hs as 15hs,
– das 15hs as 17hs e
– das 17hs as 19hs.
Então reforço, programe sua visita e não deixe para comprar seu ingresso na hora. Somente pode entrar um número determinado de pessoas na galeria, e eles são rigorosos. O local vale muito a pena. Dois meses antes de sua viagem, acesse a bilheteria on line. A visita combina com um dia de passeio na Villa Borghese, na Piazza di Spagna e Piazza e Igreja Nossa Senhor del Popolo.
Chegar na Galleria Borghese requer um pouco de sacrifício.Desça no Piazza di Spagna e vá caminhando até Passegiata del Pincio e pegue o trenzinho que atravessa a Villa Borghese. Ou então um táxi até o portão em frente a galeria, muito mais prático e menos cansativo. Custa ¢ 15,00. Para voltar, um trenzinho parte em frente da galeria e atravessa o parque, deixando no alto do Monte Pincio. Aí vale uma caminhadinha até a Piazza del Popolo ou Piazza di Spagna para completar o roteiro do dia.