A coleção de arte espanhola no Louvre possui 130 pinturas de grandes artistas da Idade de Ouro da Pintura Espanhola, como, El Greco, Francisco de Goya e Lucientes, Francisco de Zurbarán, Jusepe de Ribera, Diego de Velasquez e Esteban Murillo.
Cristo na Cruz adorado por dois doadores, El Greco |
De El Greco, os destaque são (acima) Cristo na Cruz adorado por dois doadores, onde dois desconhecidos, que seriam prováveis doadores da Igreja Católica, honram o senhor. A pintura de estilo maneirista possui uma data provável de criação em 1590, Foi feita para o Mosteiro de São Jerônimo, em Toledo, na Espanha, cidade adotada pelo pintor.
|
São Louis, Rei da França, El Greco |
Outro destaque é o Retrato de São Louis, Rei da França. El Greco retrata Louis IX, Rei da França como uma figura longilínea, de mãos longas, rosto fino e rosto melancólico. O quadro foi encomendado por Luis de Castilha, entre 1590 e 1597, futuro executor de El Greco.
Francisco de Goya y Lucientes iniciou sua carreira como retratista, aos 17 anos e logo transferiu-se para Madrid onde passou a pintar retratos da nobreza. Em 1785, foi nomeado Primeiro Pintor da Câmara do Rei, tornando-se pintor oficial do Rei da Espanha e da sua família. Em 1821, a Inquisição passou a perseguir Goya devido sua “obscena” Maya. Goya conseguiu livrar-se das acusações cobrindo-a. Acima, à esquerda o retrato de Marina Waldstein, Marquise de Santa Cruz, de 1797. À esquerda, retrato de Don Maria Cistue de Martinez, com dois anos de idade.
Abaixo o retrato de Ferdinand Guillermadet, nobre francês, embaixador da França para a Espanha, entre os anos de 1798 a 1800.
Diego de Velazquez pintou o retrato acima da Infanta Maria Tereza da Espanha, futura Rainha da França e esposa de Louis XIV, com a idade de 15 anos.
Aparição da Virgem e O Nascimento da Virgem, de Bartolomé Esteban Murillo
|
Dois quadros de de Murillo estão entre os mais belos da coleção espanhola. O superior é A Aparição da Virgem, de 1665 e o abaixo se chama O Nascimento da Virgem.
Acima, a sala das pinturas de grande porte. Nas salas adjacentes estão expostas pinturas menores.
|
Meu conselho é, não corte a sala dos pintores espanhóis do seus roteiro, pois é a melhor mostra do país fora da Espanha. As salas ficam no final da ala Denon, após as salas de pintura italiana, no primeiro andar.