Bremen é uma dos locais mais acolhedores e bonitos da Alemanha. Localizada no noroeste do país, a cidade-estado fica distante apenas 120 km’s de Hamburgo, a principal cidade da região da Baixa Saxônia. De Berlim, no leste da Alemanha, são aproximadamente 390 km’s, e de Colônia, um importante polo turístico ao sul de Bremen, já quase na fronteira com a Bélgica, são cerca de 320 km.

A cidade de Bremen se formou às margens do rio Weser e é uma das mais importantes cidades turísticas, cultural, comercial e industrial da Alemanha.

Com seu porto de águas profundas, o Bremerhaven, a cidade tem onze séculos de história e remonta ao período de Carlos Magno e hoje é a décima cidade mais populosa da Alemanha.

A cidade se originou em assentamentos e era conhecida como a “Roma do Norte”, sendo um dos caminhos para a Escandinávia cristianizada.

Antigamente, às margens do Rio Weser, que corta toda a cidade de Bremen, acontecia toda a movimentação dos navios mercantes.

A região é cercada por biergartens, ótimos restaurantes e até alguns armazéns. No Natal acontece um Feira Medieval fantástica nessa região.

Quando visitar:
A melhor época do ano para visitar Bremen é de maio a setembro, pois os dias são longos e o clima é mais agradável, embora possan ficar nublados pois Bremen é muito próxima ao Mar do Norte.

Além disso, nos meses do verão, Bremen tem sempre muitas atividades de rua, como sejam coloridos mercados com imensas diversões e concertos gratuitos para todos os gostos.

Quanto ficar:
Sugiro dormir uma noite em Bremen, para não ficar tão corrido. Chegar num dia e ir embora na tarde seguinte já é tempo suficiente para conhecer toda a cidade. Chegamos às 15hs e fomos embora no dia seguinte às 16hs. Batemos muita perna e conhecemos quase tudo com tranquilidade.

Como chegar:
Bremen pode ser facilmente acessível de avião, trem ou carro. A cidade tem um aeroporto internacional, que recebe voos de todo o país. Também há um ótimo serviço de trem que liga Bremen a outras cidades da Europa, geralmente com conexão em Hamburgo ou Hanôver.

Nós fomos de trem regional, que é uma maravilha na Alemanha.

Saímos de Hanôver e levamos 1h30 no trem regional que dá algumas paradinhas nas cidades do caminho, com trens novinhos.

A Hauptbahnhof Bremen (estação central) fica à 15 minutos da Marketplatz, é muito, mas muito prático.

Procure sua passagem no site ou no app da DB (Deutsche Bahn).

Onde ficar:
Nada melhor que sair da estação central e em 5 minutos chegar no seu hotel. A região da Bahnhofsplatz, a praça da estação de trens e as ruas próximas oferecem diversas ofertas de hotel.

Bremen não é a cidade mais barata da Alemanha, mas é possível encontrar hotéis a partir de R$ 380,00 para duas pessoas.

Optamos pelo Best Western Bremen City, que era ótimo, com um quarto novinho, cafeteira, água gratuita, café solúvel e balinhas no formato dos animais dos Músicos de Bremen.

Fica a dica da localização.
Como se locomover:
A melhor maneira de se deslocar em Bremen é a pé ou de bicicleta. A cidade tem muitas ruas para pedestres e ciclovias, o que torna fácil explorá-la. Também há um bom sistema de transporte público, que inclui ônibus e trens.

Se você estiver viajando de carro, é importante notar que o tráfego pode ser pesado nas estradas que levam à cidade, devido ao porto.

Onde comer:
Bremen tem muitos restaurantes para escolher, desde bares e cafés até restaurantes gourmet. A maioria dos restaurantes fica no centro da cidade, perto das principais atrações turísticas.

Se você estiver procurando por um lugar para economizar, pode querer considerar comer em um dos muitos bares e cafés da cidade.

Sugiro as muitas biergartens na beira do rio Weser, na altura da Bürgermeister-Smidt-Brücke (brücke é ponte, em alemão).

Um prato de Wurst mit Kartoffelsalat (salsicha com salada de batata) custa entre 8 e 12 ¢. A cerveja fica de 2,5 à 5 ¢.