Em Barcelona dá sol, mar azul e gente bonita. O Mar Mediterrâneo é bem azulzinho e banha a orla de Barcelona, mais precisamente em Barceloneta, Port Vell e Port Olímpic.
O Bairro de La Barceloneta fica na beira do Mar Mediterrâneo e foi um vilarejo de pescadores desde o século XVIII. Os predinhos do coração da La Barceloneta foram construídos para pescadores e operários, quando foi criado o forte de La Ciutadella. O centro do bairro possui prédios de seis pavimentos, meio caóticos e superlotados, com ruas estreitinhas. Na Plaça de la Barceloneta fica a igreja barroca de San Miguel del Port.
As praias dessa região eram um parque industrial obsoleto, que foi remodelado para a Olimpíada de 1992. A orla, antes quase toda fechada, alcançou excelentes resultados e se tornou referência de urbanismo no mundo todo.
O ponto mais famoso dessa orla é a Barceloneta, com uma orla marítima que alcança 4 km em direção ao norte. Uma das praias mais populares é a Platja de Sant Miquel, localizada mais ao sul do bairro. É o ponto favorito da comunidade LGBT, que costuma se reunir próximo ao Hotel W Barcelona, um prédio envidraçado em formato de vela.
Repentinamente a praia muda seu nome para Platja Sant Sebastià. Beirando o Passeig de Mare Nostrum, há um calçadão público de 1,25 km que se estende até o Port Olímpic e é muito disputado no verão por quem anda de bicicleta, patins ou prefere fazer caminhadas. Os maiores prédios dessa praia são o Parc de Recerca Biomèdica de Barcelona e o Edifici de Gas Natural, uma grande torre de vidro.
Toneladas de areia foram jogadas entre a Barceloneta e o Port Olímpic. Para recriar as praias antes tão deterioradas, foram plantadas diversas palmeiras e instaladas esculturas de artistas contemporâneos ao longo da orla. A água do mar passou por um processo de despoluição.
A segurança foi reforçada com salva-vidas e a infraestrutura melhorada com chuveiros, espreguiçadeiras, playground, academia ao ar livre, aluguel de pranchas de surf e barquinhos, quadras de vôlei, restaurantes e bares.
Maiores atrações da Barceloneta:
O Museu d’Història de Catalunya fica em frente ao porto e era um antigo armazém, hoje conhecido como Palau de Mar. O museu possui uma coleção permanente no 2° e 3° andares, cobrindo 2 mil anos de história catalã. O prédio, em frente ao mar, tem restaurantes para frequentar.
Endereço: Plaça de Pau Vila. Ingressos: adulto 4 ¢ ou 5¢ (em época de exposições especiais), idosos e crianças não pagam, e estudantes 3¢. Aberto às terças, das 10h às 19h, de quinta a sábado, das 10h as 20 h, e aos domingos e feriados, das 10h as 14h30.
O Transbordador Aeri é um bondinho como o do Pão de Açúcar que vai da Torre Sant Sebastià até o Montjüic, parando no meio do caminho na Torre Jaume I, em frente ao World Trade Center. O passeio é ótimo para observar a vista área sobre o Port Vell, a Barceloneta e o Port Olímpic. O Transbordador está no Passeig Escullera e custa 9 ¢ (ida) e 12,50 ¢ (ida e volta). Funciona todos os dias, a partir das 10h30, sendo que no verão o horário se estende até as 20h e no inverno até 17h45.
Port Vell
O Porto Vell, ou Porto Velho de Barcelona, já foi uma das regiões mais deterioradas da cidade e começou a ser transformado em 1980. Atualmente, possui restaurante à beira-mar, marinas para grandes e deslumbrantes iates, cinemas e um aquário.
O Port Vell fica no início da Las Ramblas e caminhar no fim de tarde no caís de madeira da Rambla de Mar até o um shopping center chamado Maremàgnum, construído em uma antiga área mais barra-pesada, próximo ao Moll de Espanya, costuma ser uma boa escolha. Na região saem às balsas rumo às ilhas Baleares e a Itália.
O Portal de Pau era a entrada da cidade e próximo está a antiga alfândega da cidade.
Atrações de Port Vell
O L’ Aquàrium é um dos maiores aquários do continente, com 450 espécies de animais marinhos oriundos do Mediterrâneo, Mar Vermelho, Caribe e da Barreira de Corais da Austrália, totalizando aproximadamente 11 mil peixes. As crianças vão adorar os tubarões de diferentes espécies, como o tubarão branco, tubarão tigre, tubarão-de-pala e outros, que passam próximos às pessoas por um túnel de vidro. Tanque com arraias, cavalos marinhos e pinguins da Antártida também podem ser encontrados. Ingressos: adultos pagam 20 ¢; crianças de 5 a 10 anos, 15 ¢; de 3 a 4 anos, 7 ¢ e idosos com mais de 65 anos 17,50 ¢. Endereço: Moll D’Espanya.
O Pailebot de Santa Eulália é uma escuna de 1918 que foi restaurada e está no Museu Marítim. Fica no Moll de la Fusta. Ingressos: a 2,50 ¢ para adultos, grátis para crianças de até 7 anos e idosos, acima de 65 anos, pagam 1,25 ¢. Abre de terça à sexta, das 12h as 19h30 e sábados e domingos, de 10h as 19 h.
Port Olímpic
Port Olímpic possui praias artificiais e bem populares, sendo a mais frequentada a Platja Porto de la Nova Icària, onde foram construídos os alojamentos dos atletas olímpicos e depois transformados em residências.
A região foi construída para abrigar os eventos à vela das Olímpiadas de 92. Seus prédios mais icônicos são um hotel de luxo chamado Hotel Arts Barcelona e o Torre Mapfre, que abriga um conjunto de escritórios. Uma das esculturas mais fotografadas de Barcelona é o Peix dourado, obra do arquiteto americano Frank Gehry, arquiteto do Museu Guggenheim, em Bilbao.
Port Olímpic ainda possui outras praias artificiais, como Platja de Bogatell, Platja Mar Bella, Platja La Nova Mar Bella e Platja del Llevant.
Os principais prédios da região são o do conjunto Edifício Fòrum, nas imediações da região de mesmo nome com um formato de triângulo na cor azul. O bairro era uma região de fábricas, com uma usina de tratamento de esgoto abandonada. Tudo foi derrubado para a construção de hotéis de luxo, edifícios residenciais, shopping center e a marina de Port Fòrum.
Restaurantes de peixes e frutos do mar
A região é excelente para aproveitar os restaurantes de frutos do mar, por um preço mais convidativo. No Passeig Joan de Borbó estão restaurantes especializados em mariscs e paellas. Entre eles, estão o Can Manuel de la Puda (Passeig Joan de Barbó, 60), Suquet l’Almirall (Passeig Joan de Barbó, 63), o Talaia Mar (Calle Marina, 16), Can Ramonet (Calle Maquinista, 17) e Andaira (Vilajoiosa, 52).
Estações metrô:
Linha 3 – estação Dressanes – para ficar próximo a Port Vell
Linha 4 – estação Barceloneta – para descer próximo ao Paseig Joan de Borbó
Não se espante: – quatro coisas comuns nas praias de Barcelona, principalmente na Barceloneta; topless, furtos de pertences na areia, restaurantes à beira-mar e ouriços dentro do mar.