Na Janelinha para ver tudo

Pegar praia na Barceloneta

Em Barcelona dá sol, mar azul e gente bonita. O Mar Mediterrâneo é bem azulzinho e banha a orla de Barcelona, mais precisamente em Barceloneta, Port Vell e Port Olímpic.

O Bairro de La Barceloneta fica na beira do Mar Mediterrâneo e foi um vilarejo de pescadores desde o século XVIII. Os predinhos do coração da La Barceloneta foram construídos para pescadores e operários, quando foi criado o forte de La Ciutadella. O centro do bairro possui prédios de seis pavimentos, meio caóticos e superlotados, com ruas estreitinhas. Na Plaça de la Barceloneta fica a igreja barroca de San Miguel del Port.

As praias dessa região eram um parque industrial obsoleto, que foi remodelado para a Olimpíada  de 1992. A orla, antes quase toda fechada, alcançou excelentes resultados e se tornou referência de urbanismo no mundo todo.

O ponto mais famoso dessa orla é a Barceloneta, com uma orla marítima que alcança 4 km em direção ao norte. Uma das praias mais populares é a Platja de Sant Miquel, localizada mais ao sul do bairro. É o ponto favorito da comunidade LGBT, que costuma se reunir próximo ao Hotel W Barcelona, um prédio envidraçado em formato de vela.

Calçadão da Barceloneta

Repentinamente a praia muda seu nome para Platja Sant Sebastià. Beirando o Passeig de Mare Nostrum, há um calçadão público de 1,25 km que se estende até o Port Olímpic e é muito disputado no verão por quem anda de bicicleta, patins ou prefere fazer caminhadas. Os maiores prédios dessa praia são o Parc de Recerca Biomèdica de Barcelona e o Edifici de Gas Natural, uma grande torre de vidro.

Barceloneta

Toneladas de areia foram jogadas entre a Barceloneta e o Port Olímpic. Para recriar as praias antes tão deterioradas, foram plantadas diversas palmeiras e instaladas esculturas de artistas contemporâneos ao longo da orla. A água do mar passou por um processo de despoluição.

A segurança foi reforçada com salva-vidas e a infraestrutura melhorada com chuveiros, espreguiçadeiras, playground, academia ao ar livre, aluguel de pranchas de surf e barquinhos, quadras de vôlei, restaurantes e bares.

Praias com infraestrutura

Maiores atrações da Barceloneta:

O Museu d’Història de Catalunya fica em frente ao porto e era um antigo armazém, hoje conhecido como Palau de Mar. O museu possui uma coleção permanente no 2° e 3° andares, cobrindo 2 mil anos de história catalã. O prédio, em frente ao mar, tem restaurantes para frequentar.

Endereço: Plaça de Pau Vila. Ingressos: adulto 4 ¢ ou 5¢ (em época de exposições especiais), idosos e crianças não pagam, e estudantes 3¢. Aberto às terças, das 10h às 19h, de quinta a sábado, das 10h as 20 h, e aos domingos e feriados, das 10h as 14h30.

Museu d’Història de Catalunya

O Transbordador Aeri é um bondinho como o do Pão de Açúcar que vai da Torre Sant Sebastià até o Montjüic, parando no meio do caminho na Torre Jaume I, em frente ao World Trade Center. O passeio é ótimo para observar a vista área sobre o Port Vell, a Barceloneta e o Port Olímpic. O Transbordador está no Passeig Escullera e custa 9 ¢ (ida) e 12,50 ¢ (ida e volta). Funciona todos os dias, a partir das 10h30, sendo que no verão o horário se estende até as 20h e no inverno até 17h45.

Vista do Transbordador Aeri

Port Vell

O Porto Vell, ou Porto Velho de Barcelona, já foi uma das regiões mais deterioradas da cidade e começou a ser transformado em 1980. Atualmente, possui restaurante à beira-mar, marinas para grandes e deslumbrantes iates, cinemas e um aquário.

Vista para Porto Vell

O Port Vell fica no início da Las Ramblas e caminhar no fim de tarde no caís de madeira da Rambla de Mar até o um shopping center chamado Maremàgnum, construído em uma antiga área mais barra-pesada, próximo ao Moll de Espanya, costuma ser uma boa escolha. Na região saem às balsas rumo às ilhas Baleares e a Itália.

O Portal de Pau era a entrada da cidade e próximo está a antiga alfândega da cidade.

Maremàgnum e o aquário

Atrações de Port Vell

O L’ Aquàrium é um dos maiores aquários do continente, com 450 espécies de animais marinhos oriundos do Mediterrâneo, Mar Vermelho, Caribe e da Barreira de Corais da Austrália, totalizando aproximadamente 11 mil peixes. As crianças vão adorar os tubarões de diferentes espécies, como o tubarão branco, tubarão tigre, tubarão-de-pala e outros, que passam próximos às pessoas por um túnel de vidro. Tanque com arraias, cavalos marinhos e pinguins da Antártida também podem ser encontrados. Ingressos: adultos pagam 20 ¢; crianças de 5 a 10 anos, 15 ¢; de 3 a 4 anos, 7 ¢ e idosos com mais de 65 anos 17,50 ¢. Endereço: Moll D’Espanya.

Port Vell

O Pailebot de Santa Eulália é uma escuna de 1918 que foi restaurada e está no Museu Marítim. Fica no Moll de la Fusta. Ingressos: a 2,50 ¢ para adultos, grátis para crianças de até 7 anos e idosos, acima de 65 anos, pagam 1,25 ¢. Abre de terça à sexta, das 12h as 19h30 e sábados e domingos, de 10h as 19 h.

Port Olímpic

Port Olímpic possui praias artificiais e bem populares, sendo a mais frequentada a Platja Porto de la Nova Icària, onde foram construídos os alojamentos dos atletas olímpicos e depois transformados em residências.

Vista para Barceloneta e Port Olímpic

A região foi construída para abrigar os eventos à vela das Olímpiadas de 92. Seus prédios mais icônicos são um hotel de luxo chamado Hotel Arts Barcelona e o Torre Mapfre, que abriga um conjunto de escritórios. Uma das esculturas mais fotografadas de Barcelona é o Peix dourado, obra do arquiteto americano Frank Gehry, arquiteto do Museu Guggenheim, em Bilbao.

Hotel Arts Barcelona, o Peix e a Torre Mapfre

Port Olímpic ainda possui outras praias artificiais, como Platja de Bogatell, Platja Mar Bella, Platja La Nova Mar Bella e Platja del Llevant.

Os principais prédios da região são o do conjunto Edifício Fòrum, nas imediações da região de mesmo nome com um formato de triângulo na cor azul. O bairro era uma região de fábricas, com uma usina de tratamento de esgoto abandonada. Tudo foi derrubado para a construção de hotéis de luxo, edifícios residenciais, shopping center e a marina de Port Fòrum.

Barceloneta

Restaurantes de peixes e frutos do mar

A região é excelente para aproveitar os restaurantes de frutos do mar, por um preço mais convidativo. No Passeig Joan de Borbó estão restaurantes especializados em mariscs e paellas. Entre eles, estão o Can Manuel de la Puda (Passeig Joan de Barbó, 60), Suquet l’Almirall (Passeig Joan de Barbó, 63),  o Talaia Mar (Calle Marina, 16), Can Ramonet (Calle Maquinista, 17) e Andaira (Vilajoiosa, 52).

Estações metrô:

Linha 3 – estação Dressanes – para ficar próximo a Port Vell

Linha 4 – estação Barceloneta – para descer próximo ao Paseig Joan de Borbó

Não se espante: – quatro coisas comuns nas praias de Barcelona, principalmente na Barceloneta; topless, furtos de pertences na areia, restaurantes à beira-mar e ouriços dentro do mar.