Para chegar a Basílica dei Santa Maria Gloriosa dei Frari no Sestiere San Polo pegue o vaporetto e desça nas estações San Tomá ou San Silvestro. Qualquer uma das duas você caminhará uns 10 minutos até chegar a Basílica. Se você optar por descer na estação San Silvestro é melhor visitar antes a Chiesa San Polo. Você passará por ruas charmosas, vielas estreitas, pontes e canais, o que torna o trajeto muito mais agradável. Lembre-se que sempre é bom ter um mapa em mãos.
![]() |
Campo San Tomá |
A Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari leva esse nome do dialeto veneziano porque os franciscanos que chegaram a cidade, em torno de 1222 e construíram a primeira igreja franciscana neste lugar em 1270. Neste período a ordem franciscana cresceu muito e eles iniciaram as obras da atual igreja em 1370, que agregou o campanário da foto.
A basílica se chama frari, quando na verdade a palavra correta seria fratti no italiano, uma derivação de irmãos. A fachada atual da basílica é de estilo gótico e permanece até hoje.
A basílica é riquíssima em grandes pinturas e obras de grandes mestres como Tiziano, Bellini, Donatello, Canova e Palladio.
Como essa foi a primeira igreja do circuito Chorus trocamos o voucher pelos ingresso aqui. O mesmo ingresso vale para todas as igrejas do circuito, então guarde bem o seu. A principal obra se encontra no altar central da Basílica.

Outro mausoléu esplêndido é o do 103 doge de Veneza, Giovanni Pesaro
E por último o mausoléu de Francesco Foscari, membro de uma das mais tradicionais famílias venezianas em escultura de Antonio Bregno, de 1466.
Abaixo segue uma planta do site do Chorus Venezian com a planta da basílica para você não perder nada.
Saindo pela entrada principal, atravesse a ponte sobre o canal em frente a Basílica e siga em direção a igreja San Polo (veja o mapa no fim do post).
São poucos minutos de caminhada entre a basílica e a Chiesa San Polo.
San Polo, versão do dialeto veneziano de San Paolo, foi fundada no século 9 e reconstruída no século 15. Com um portal gótico e o belo campanário da foto acima a igreja possui lindas obras de arte da família Tiepolo. Do pai e mestre renascentista Giambattista Tiepolo, um dos meu preferidos (lembram dos afrescos dos anjos no céu e o Castigo das Serpentes do post anterior?) está a obra a pintura abaixo “A Virgem aparece a São João Nepomuceno”.
Na igreja ainda pode-se admirar uma obra de Jacopo Tintoretto, chamada de A Última Ceia. Abaixo a rotonda ou abóbada central da Chiesa de San Polo onde entra iluminação natural.
Para ir ao vaporetto sugiro seguir em frente até a estação San Silvestro, próximo ao campo de mesmo nome. Se quiser caminhar um pouquinho mais, próximo ao campo já fica a Riva del Vin e a Ponte di Rialto onde é possível atravessar o Gran Canal rumo a San Marcos.