Um dos lugares mais lindos e procurados na região de Port Antonio é a Blue Lagoon, distante 10 km’s do centro da cidade, ao lado da praia San Beach.
A Lagoa Azul não é uma lagoa, mas uma pequena baía com a entrada bem estreita, que lhe confere uma aparência de lagoa, mas a água é salgada. Localizada em Fairy Hill, uma vilinha depois da cidade de Port Antonio, no extremo nordeste da ilha da Jamaica, foi cenário de muitos filmes, conhecidíssimos do público.
O mais lindo do local é a coloração com tons de azul turquesa, que acontece devido a profundidade do local que chega até de 60 metros, assim, tenha muito cuidado ao se aventurar em nadar por ali, por mais convidativa que sejam suas águas.
Esse local de águas cristalinas que vêm do mar, possui uma fonte mineral de água doce, acentuando uma diferença na temperatura da água.
A Blue Lagoon possui uma vegetação incrível e a cor da água se altera ao longo do dia, conforme a incidência do sol.
A lagoa é resultado da depressão íngreme de solos calcários e é alimentada por nascentes subterrâneas de mais de 56 metros de profundidade.
É esta condição geográfica que dá o tom de azul na superfície e mantém a vegetação ao redor verde e exuberante.
O local tem um pequeno estacionamento, o local é público e não se paga nada para entrar. Não aconteceu conosco, mas em alta temporada, muitos jamaicanos te esperam na estrada e te levam até o estacionamento cobrando entrada. Lembre-se: o lugar é gratuito o que se paga é o passeio de jangada.
Não caia nessa, pois é só chegar e estacionar e fechar um passeio com um dos locais no bamboo rafting.
A Lagoa Azul não tem uma estrutura e possui somente algumas barracas com um pessoal vendendo artesanato, bebidas e alguns pães industrializados à base de milho.
Fechamos com um guia o passeio de jangada de bambu, pagamos U$ 40,00 para o casal, lembrando que sempre tem que negociar os preços. O nosso guia queria U$ 50,00, mas negociamos mais em conta. Aliás ele foi muito bacana e o passeio que dura em média 30 a 40 minutos, fizemos durante 1h30, pois fomos 9h da manhã e não havia ninguém por ali. No próximo post os contatos dele, pois ele foi muitos simpático, risonho e boa gente.
O passeio é uma delícia e ele deu muitas informações. Além da Lagoa Azul, o passeio passa em frente de lindas mansões onde se hospedaram Tom Cruise, Cher e o rapper 50 Cent’s. Mais recentemente uma das casas foi cenário de do Sem Tempo para Morrer, o último filme de James Bond, com Daniel Craig, bem como cenas na região de Por Antonio.
Outra etapa do passeio é a Monkey Island, também conhecida como Pellen Islands, onde você pode fazer snokerl. No próximo post falo mais sobre essa outra etapa do passeio.
Nadamos um pouco na lagoa, mas mais próximo a um píer, porque, ressalto novamente, a profundidade do local é de 60 m, então tenha muito cuidado. Não existem salva-vidas no local.
No final da lagoa, tem uma piscininha represada onde é possível ver alguns peixinhos.
O local fica bem embaixo de uma casinha abandonada que foi construída para servir de cenário do filme Coktail (1988), com Tom Cruise, que foi filmada no local. Essa casinha abrigou as cenas dele com Elizabeth Shue e era a residência dele na história.
Outro filme que adotou o local cenário foi A Lagoa Azul, com Brooke Shield, de 1980.
Outra curiosidade sobre Blue Lagoon é que a lenda era que a lagoa não tinha um fundo. Quem descobriu sua profundidade foi o oceanógrafo francês Jacques Cousteau, em 1954.
Jacques Costeau realizou uma expedição de mergulho na qual contabilizou 52 metros de profundidade, mas com o tempo e erosão acredita-se que hoje chega aos aos 60 metros.
Como chegar: pegue um route táxi a partir da pracinha central de Port Antonio, noroeste da Jamaica, se não tiver locado veículo.
Endereço: Blue Lagoon Rodovia A4 – Port Antonio – Portland – Jamaica