A Böttcherstrasse é uma travessa no centro de Bremen, que inicia-se na Marktplatz e vai até próximo o rio Wesel.
De pouca relevância em tempos passados, a Böttcherstrasse era a rua dos tanoeiros e adquiriu um estilo art decó entre 1926 e 1930 e um exemplo de arquitetura expressionista no norte da Alemanha.
A reforma dos 110 metros da travessa, todo feita de tijolos vermelhos, foi realizada por Ludwing Roselius, um rico comerciante de café, que foi perseguido pelos nazistas por promover o que eles consideravam arte degenerada.
Na entrada da travessa, um grande painel em baixo relevo dourado, chamado Lichtbringer (Mensageiro da Luz), mostra o arcanjo Miguel combatendo um dragão e emoldura a entrada da Böttcherstrasse,
Outra atração da rua é o Glockenspiel , um lindo carrilhão que toca melodias. Esse carrilhão exemplifica a tradição marítima de Bremen, badalando enquanto um painel giratório homenageia grandes navegadores e exploradores, como, Cristóvão Colombo e Leif Eriksson.
De maio a dezembro o carrilhão toca de hora em hora, das 12h às 18h. De janeiro à abril toca às 12h, 15h e 18h.
A Casa das Sete Lesmas fica na travessa e possui uma curiosa lenda que sete filhos de fazendeiros escaparam dos rigores físicos do trabalho agrícola viajando pelo mundo e voltando com todos os tipos de inovações técnicas que tornaram o trabalho nos campos muito mais fácil. A lenda remete ao espírito inventivo e engenhosidade são características também representadas de forma impressionante pelas lojas da casa.
A Casa de São Pedro possui um restaurante de cozinha tradicional e degustação excepcional de vinhos desde a construção da Böttcherstraße .
Duas casas adjacentes ocupam a coleção de arte Böttcherstrasse. Uma das casas abriga o Museu Roselius Haus, que fica no interior d e uma elegante casa histórica do século 16 e que possui uma coleção de arte do período medieval ao barroco.
O Paula Modersohn Beccker Museum foi inaugurado em 1927, e esse museu foi o primeiro no mundo a ser dedicado a obra de uma pintora mulher, uma das primeiras representantes do movimento expressionista no seu país.
A combinação de arte e artesanato, tradição e modernidade estão presentes no Handwerkerhof ou o Pátio dos Artesões, com diversas lojas variadas, como doces, arte em vidros e ourivesaria.
Também na travessa está o Atendimento ao Turista fica na travessa.
Na Casa Robson Crusoé encontra-se um local para saborear criações exóticas de café e funciona um hotel.
O local é cheio de lojas fofas e criativas.
A Böttcherstrasse é um dos locais mais singulares de Bremen.