Se ficar mais que um dia na região sul da Toscana, próximo a Montalcino está o vilarejo de Castelnuovo dell’Abate, distante uns 15 kms.
Castelnuovo é pouco mais que um vilarejo sobre uma colina, mas possui uma abadia histórica chamada Abazzia Sant’Antimo. A Abadia data do século 9 d.C. e monges beneditinos ainda vivem ali.
A abadia tem estacionamento para os visitantes e também uma loja. É possível visitar a igreja.
O vilarejo de Castelnuevo dell’Abate está em cima de uma colina e é rodeada por plantações de azeitonas e parreirais.
Seguimos pela estrada regional, pelo caminho mais longo rumo a Montepulciano. Os vales que estão no caminho são incríveis e as paisagens encantadoras. No caminho para Montepulciano estão localizadas mais alguns encantadores vilarejos: Castiglone D’Orcia, Bagno Vignone, San Quirico d’Orcia e Pienza.
![]() |
Castiglone d’Orcia |
![]() |
Bagno Vignoni |
Infelizmente foi pouco mais que uma paradinha em Pienza, pois a chuva e a fome apertaram. Mas a cidade, principal produtora do delicioso queijo pecorino, merece muito mais que uma paradinha. A cidade leva ao nome do Papa Pio II, que aqui nasceu. Após assumir como papa, Pio II resolveu reconstruir seu vilarejo e homenageou a si mesmo com o nome de Pienza.
O antigo morador do vilarejo, mecenas ungido a papa, construiu um novo Duomo e o Palazzo Picolomini, que era o palazzo papal.
O vilarejo é muito bonito, diferente dos outros burgos da Toscana.
Uma boa parada para um panini de salame toscano com o delicioso queijo pecorino e uma taça de Brunello de Montalcino.