Castro District é a vanguarda do movimento LGBT dos Estados Unidos e o coração gay da Califórnia.
Os gays da geração hippie começaram a chegar ao bairro na década de 70, que antes abrigava moradores da classe operária.
A comunidade começou revitalizando as casas vitorianas do bairro e abrindo negócios. Um dos bares precursores foi o Twin Peaks Tavern, na esquina da Castro Street com a 17th Street, um bar de amplas janelas onde gays não precisavam esconder-se no escuro.
Bairro da maior comunidade gay do mundo, logo o Castro passou a atrair quem queria uma vida sem necessitar esconder a sua sexualidade.
Harvey Milk, um dos primeiros políticos gays de San Francisco, conhecido como o prefeito do Castro, foi eleito supervisor (vereador) da cidade de São Francisco, em 1977, como resultado das mudanças sociais mais amplas que a cidade estava enfrentando.
O ativista político Harvey Milk e o prefeito George Moscone foram assassinados em 27 de setembro de 1978, por outro supervisor da cidade.
Apesar da sua curta carreira na política, Milk se tornou um ícone em São Francisco e “um mártir dos direitos gays”.
A casa onde Harvey Milk morava virou uma loja que vende produtos para apoiar a causa LGBT.
Existem várias obras em homenagem a Milk, dentre as quais um documentário de 1984,premiado com o Oscar.
Em 2008 foi lançado o filme Milk, contando a trajetória de Harvey desde a sua chegada a São Francisco até sua morte. Dirigido por Gus Van Sant, estrelado por Sean Penn no papel do personagem, o filme recebeu oito indicações para o Oscar, cabendo a Penn o de Melhor Ator.
Todo ano 250 mil pessoas vão ao bairro para a Castro Street Fair, que acontece no mês de outubro, reunindo arte pelas ruas, barracas de artesanato, cerveja, comida e música. A renda é revertida para a comunidade local.
O prédio mais lindo do bairro é o Castro Theater, um teatro, de 1922, com 1.500 lugares que hoje é o cinema do bairro.
No mês de junho, o Castro Theater recebe o Festival de Cinema Gay e Lésbico.
O Castro é um bairro elegante, com gente bacana, cada um na sua, com muito comércio, restaurantes, bares, livrarias e lojas.
Localizada no Castro e aberta ao grande público está a renomada sociedade histórica LGBT Historical Society, juntamente ao museu mantido pela mesma.
San Francisco é considerada uma cidade gay-friendly.
Como chegar – bondinho F (Castro – Fisherman’s Wharf).