Na Janelinha para ver tudo

Chile, o país que é um incrível destino do turismo de aventura

Para quem busca opções que vão muito além de praias paradisíacas, o Chile é o país com múltiplas alternativas para boas férias.

Com quatro mil quilômetros de costa banhada pelo Oceano Pacífico e uma uma cordilheira infinita de picos nevados à leste, a Cordilheira dos Andes, que só perde em altitude para o Himalaia, o Chile possui uma infinidade de lagos, vulcões, parques, fiordes, montanhas nevadas e até deserto mais seco do mundo, o Atacama.

Estação de esqui de Valle Nevado

Com essa diversidade geográfica o Chile é o país perfeito para os amantes da natureza e para quem gosta de aventuras e esportes. No Chile é ideal para quem gosta de esquiar e fazer snowboard, fazer caminhadas e trekking, mountain bike, escalada, montanhismo, pesca esportiva, caiaque, rafting, caminhadas no gelo e uma infinidade de outras práticas mais, ao ar livre.

A Estrada do Fim do Mundo

Para quem gosta de gosta de História e Cultura, o Chile é um país rico em Arqueologia, Palenteologia, povos nativos e uma rica língua espanhola que legou maravilhosos escritores e poetas, como Pablo Neruda, Gabriela Mistral, Roberto Bolaño e Ariel Dorfamann.

A Catedral Metropolitana de Santiago

A capital Santiago do Chile é cosmopolita mas com muitos prédios coloniais preservados de sua herança espanhola.

Grand Torre Santiago

Com aproximadamente 5,5 milhões de habitantes, a capital oferece muitos museus de arte, ciência, literatura e políticos que lembram sua trágica história recente.

Vista para Santiago do cerro San Cristóbal

Povo educado, cortês e culto, o chileno descende dos indígenas mapuches e também foram foram território do Império Inca.

Museu Chileno de Arte Precolombino

Além do espanhóis, alemães migraram para o extremo sul do país, buscando um clima similar.

Museu Nacional de Belas Artes do Chile

Um dos principais produtos do Chile é a produção de vinhos excelentes. A maioria das vinícolas estão localizadas na região central do país, próximas a Santiago. As principais regiões vinícolas são: o Vale do Maipo e Pirque, Vale de Colchaga e Sant Cruz, Vale do Maule e Vale de Casablanca.

Parque Florestal

Os principais centros de esquis do Chile também estão localizados na região central do país: Valle Nevado, Portillo, Colorado, Farelones e La Parva. Alguns distantes apenas uma hora de Santiago.

Hotéis em Valle Nevado

Valle Nevado e Portillo possuem uma excelente estrutura hoteleira e são duas das estações mais caras e elitizadas.

Valle Nevado

Colorado possui preços mais em contas e Farellones é mais popular. No fim de semana costuma ficar lotada com o passeio dos próprios chilenos a estação, para passar o dia.

Colorado

Para ir a Valle Nevado ou Portillo passar o dia, muitas agências em Santiago fazem esse transfer, buscam no hotel e ainda fazem o aluguel das apetrechos necessários para usar nas estações.

Valle Nevado, Cordilheira dos Andes

Sempre custa mais barato que locar tudo nas estações de esqui.

Valle Nevado

A região central possui também municípios litorâneos mais conhecidos como Viña del Mar, Valparaíso e Isla Negra.  As duas primeiras possíveis fazer num bate e volta num mesmo dia, embora cansativo. Para os brasileiros não tem as praias que amamos e se a intenção é essa não vale muito.

Palácio La Moneda

Na região norte está o Deserto do Atacama, cuja cidade mais próxima é Antogasta com suas falésias, a principal denominada La Portada. A pequena San Pedro do Atacama é o ponto de partida para essa aventura pelo deserto mais seco do mundo. Como o mochilão que fizemos na região norte do Chile foi feito a mais de 30 anos, vou me abster de informações sobre a região. Mas não deixem de conhecer La Portada.

Lago Llanquihue

O sul do Chile é uma região linda, cheia de vulcões e lagos. Começa com as Termas de Chilán, passa por Concepción a segunda maior  cidade do país, passa por Pucón e Villarica, até chegar a região dos Lagos.

Puerto Varas, Região dos Lagos

Aqui, as belas cidadezinhas ficam à beira de lagos e vulcões. Osorno, Puerto Varas, Frutillar, Puerto Montt, Chiloé e o belo lago Llanquiuel.

Frutillar, Região dos Lagos

Lugares calmos, vilas que parecem ter parado no tempo, boa gastronomia com um toque alemão e frio.

Puerto Varas, Região dos Lagos

A ascendência e colonização italiana na região dos Lagos acrescentaram elementos gastronômicos e na arquitetura da região.

Colonização alemã na Região dos Lagos

Aqui a tranquilidade do lugar só é afetada quando os vulcões Osorno e Calbuco entram em erupção. Aí a coisa pode ficar feia.

Píer de Bajo Frutillar, Região dos Lagos

A última erupção do Calbuco foi em abril de 2015 e sentiu-se os efeitos até no sul do Brasil.

Vulcão Osorno encoberto, no Lago Llanquihue

Mas a região é encantadora e ponto de partida para belos cruzeiros que saem de Puerto Montt e vão pela região dos lagos até Bariloche, na Argentina, em um cenário imperdível.

Navegar é preciso
Patagônia Chilena

E, por fim, uma das regiões mais incríveis do mundo. Seguindo pela Carretera Austral, chega-se a belíssima e magnífica Patagônia Chilena.

Num lugar perfeito no fim do mundo vivem os guanácos

Sem sombra de dúvidas um dos lugares mais incríveis que existem no planeta Terra.

Fiordes do Parque Nacional de Torres Del Paine

Fiordes e geleiras deslumbrantes, lagos verdes esmeralda, pampas abertos fazem a beleza deste lugar conhecido como “o fim do mundo”.

Parque Nacional de Torres del Paine

O Parque Nacional de Torres del Paine é um paraíso para os mais aventureiros.

As monumentais Torre Del Paine

Ou você fica em um dos pouquíssimo e caríssimos resorts dentro do hotel ou fica na pequena e adora´vel cidadezinha de Puerto Natales, cerca de 1 hora da entrada do parque. Para os aventureiros, mas avisa-se, tem que ser fera mesmo, o trekking para torres de granito milenares até a base leva aproximadamente 8 horas para percorrer 18 quilômetros (ida e volta).

Um lugar excepcional

O visual do topo dessas montanhas datadas em 12,5 milhões de anos não é para amadores, tem que ser acompanhado por super profissionais especializados em subir as montanhas. Muita gente morreu tentando e aventurando pelos ventos gelados do parque.

Lago El Toro

Mesmo dirigir dentro do parque é uma aventura pois os ventos podem chegar a mais de 100 km/h. É só conferir a foto abaixo.

Ventos acima dos 100 km/h
A estrada do fim do mundo

Se chegar de avião o aeroporto mais próximo fica em Punta Arenas, distante 3 horas de carro ou ônibus.

Punta Arenas

De Punta Arenas saem também muitos cruzeiros para o final da Terra do Fogo, o local mais austral possível, o Cabo Horn  navegando através do Estreito de Magalhães até a Antártida.

Em breve levo vocês a essa aventura pelo sul do Chile. Uma viagem ótima para fazer com meu filho Enrico, então com 19 anos, e que curtiu muito esse lugar incrível.