Aqui que o boleto turístico de Cusco vai valer a pena. Comece procurando uma das centenas de agências de turismos que ficam ao redor da Plaza Mayor, pelas ruelas que iniciam na plaza e na Avenida Sol.
Comprei nosso city tour por uma vendedora que nos abordou em frente ao prédio da agência, que ficava no fim de um longo e movimentado corredor apinhados de outras agências. A agência se chama Ecos Perú Trek e fica no Portal Comércio, 129, em frente a Plaza de Armas (e-mail para contato ecosperutrek@hhotmail.com). Pagamos por dois city 30 soles ou R$ 30,00.
Todos os city tour saem às 14hs e pedem para você estar uns 15 minutos antes em frente a agência. Depois caminhamos umas três quadras para embarcar no ônibus, que também leva pessoas de outras agências. Tudo muito corrido e afobado, não se preocupe pois sempre é assim.
Lembrando que no city tour você paga somente o transporte e o guia turístico. Os ingressos você deve adquirir antes na Cosituc e custam 130 soles ou R$ 130,00. O city tour também não visita todos os sítios arqueológicos do roteiro, mas apenas aqueles geograficamente próximos a cidade de Cusco. Para visitar os outros mais distantes como Pisac, Moray, Maras (ingressos que não estão inclusos no boleto turístico) e Ollantaytambo (que pode ser acessado con o Boleto Turístico) você deve adquirir um passeio pelo Valle Sagrado em uma agência, feita durante um dia inteiro ou alugar um táxi, que foi o que escolhido.
A primeira parada do city tour é dentro de Cusco, no Templo de São Domingo, assunto para um próximo post.