Na Janelinha para ver tudo

Como funciona o Oyster Card, em Londres

Em Londres, ônibus, trens, metrô e outros tipos de locomoção fazem parte de um eficiente e integrado sistema de transporte público, mas caro para nós, turistas brasileiros (o bilhete de metrô avulso sai por £ 4 ou R$ 5,18 – na cotação de 7/5/18), ou seja, alto para nosso padrão monetário.

A opção mais barata é comprar um Oyster Card pay-as-you-go, um cartão magnético pré-pago que permite circular por Londres com mais facilidade e que é recarregável.

O Oyster Card, cartão para poupar no caro sistema de transporte londrino

Oyster pay as you go permite pagar apenas pelo trecho das viagens que se faz (a cidade é dividida por zonas de transporte), sendo que há um limite diário a partir do qual nada mais é pago

Os Double Deckers londrino, no Parlamento

O Oyster é válido para viagens de ônibus, metrô, bonde (tram), DLR (trem leve), London Overground (metrô de superfície), TfL Rail, River Bus, Emirates Cable Car (um teleférico que cruza o Tâmisa) e a maioria dos serviços ferroviários nacionais em Londres.

OsDouble Deckers na Piccadillys Circus

O cartão magnético da Oyster Card pode ser comprado nas estações de metrô e trem, nos Travel Information Centres e em lojas que tenham o adesivo TfL Ticket Stop nas vitrines. O preço é de £ 5 reembolsáveis na devolução e o cartão pode ser carregado em múltiplos de £ 5 até no máximo de £ 90, pelo cartão de crédito.  O cartão também pode ser adquirido em trens da Eurostar antes de chegar a Londres, Gatwick Express e Stansted Express.

O underground ou tube, o metrô londrino

Na hora de usar o transporte público, passa-se o cartão magnético na leitora amarela para a tarifa ser debitada de acordo com o trecho usado. No metrô, DLR e trens de superfície, o cartão também deverá ser usado nos leitores magnéticos de saída, quando a viagem terminar, para não ser cobrada a tarifa máxima da linha, até o ponto final.

Transporte na City

O Oyster possui dois tipos de tarifa: a do horário do rush, que se chama Peak e é aplicada nos dias de semana nos horários das 6h30 e 9h30 e das 16hs e 19h. Já a tarifa fora dos horários de rush, é a Off Peak, utilizada nos demais períodos, feriados e finais de semana.

O sistema de transportes londrino serviu como abrigo anti-bombardeios na 2ª Guerra

O Travelcard é um cartão de um dia, para ser usado fora do horário de rush e que permite viagens ilimitadas nos dias de semana, depois das 9h30, e a qualquer horário, nos sábados e domingos, dentro da zona escolhida.

A taxa básica de um Travel Card 24 horas é de £ 12,10 paras as zonas 1 – 2 (as mais centrais de Londres) e de £ 17,20 para as zonas 1 – 6. Para o Travelcard 7 dias, a circulação entre a zona 1 – 2 custa £ 32,40 e para as zonas 1-6, £ 59,10. O Travelcard pode ser adquirido em estações de metrô, nos postos de informação turística, nas estações de National Rail e até em algumas bancas. Crianças de 11 a 15 anos pagam 50% do valor, os menores de cinco anos não pagam, assim como os de 5 a 10 anos. Porém, nesse último caso, pelas regras há um limite de quatro crianças por adulto pagante.

Underground londrino