Infelizmente não existem voos diretos entre Brasil e Grécia, então a solução é partir de uma das grandes cidades dos países europeus direto para Atenas, que será a porta de entrada do país para as ilhas. Roma, Barcelona, Madrid, Lisboa, Paris ou Milão são excelentes cidades com voos em conexão.

Outra opção muito interessante é a Turkish, companhia turca com voos diretos do Brasil e conexão em Istambul, país vizinho da Grécia e que costuma fazer promoções de passagens durante o ano.

A Aegean Airlines, a maior companhia grega, tem voos para a Basileia, Roma, Milão, Munique, Frankfurt, Dusseldorf, Londres e Sttugard, além de parcerias com a Air One Flüge para Veneza, Palermo, Gênova, Turim, Trieste e Nápoles; Lufthansa via Frankfurt e Munique para Paris, Bruxelas, Amsterdã, Berlim, Hanôver, Hamburgo e a TAP Portugal para Lisboa.
A Aegean também possui voos para diversas ilhas gregas, como Creta, Rodes, Corfu, Santorini, Mykonos, Milos, operando em conjunto com sua empresa acionária, a Olympic Air.

Voos low cost também voam para Atenas e algumas das ilhas mais famosas. Entre as companhias que oferecem esses voos estão a Rynair, Easyjet e Volotea, Vueling. Condor e Eurowings.

O Aeroporto Internacional de Atenas é o Elefthérios Venizélos, localizado a 27 km à leste da cidade. O acesso pode ser feito de metro.

O Elefthérios Venizélos começou sua operação em 2001. Do terminal principal saem os voos nacionais e internacionais. No térreo fica o desembarque e no piso superior, o embarque.
Outro terminal, que se acessa à pé por esteiras rolantes, acomoda os voos low cost, principalmente voos da Rynair.
O aeroporto possui, além de terminal de metro/trem, restaurantes (não muitos), cafeterias, locadoras, casas de câmbio e no desembarque um locker aberto 24 horas, que é excelente para guardar malas entre as idas e vindas das ilhas, já que a maioria dos voos passa pelo aeroporto da capital.
Locker para guardar sua bagagem
O aeroporto tem apenas um hotel, da rede Sofitel, dentro de sua área, que é bem carinho. A solução é ir direto para o centro. Para não se perder, as placas do aeroporto estão em grego e inglês.
Como chegar ao centro de Atenas

O aeroporto possui um pequeno museu com objetos arqueológicos que foram encontrados nos arredores, quando foi construído.

O metrô de Atenas possui uma estação dentro do aeroporto: ao sair do desembarque vá ao prédio em frente que dá acesso a linha 3 – azul, em direção à Praça Syntagma e Monastiaáki.

Para ir até os bairros de Plaka ou Acrópole, faça conexão para a linha vermelha. O metrô funciona das 6h33 às 23h33, a cada meia hora.
O bilhete de metrô ida e volta custa 18 ¢ para duas pessoas e é válido para o retorno no período de 24 horas. Bilhete individual de uma viagem custa 10 ¢.

Se for pegar alguma balsa que sai do Porto de Pireus para as ilhas, troque para a Linha 1 (verde) na estação Monastiraki e siga até a estação de metrô Piraeus.

Para saber mais sobre os tipos e valores dos bilhetes da Stasy, companhia de metrô grega, clique aqui.

A linha de ônibus X96 vai para o Porto de Piraeus, passa a cada 25 minutos e faz um trajeto que demora entre 1h30 e 1h40. O bilhete de ida custa 6 ¢.
Para que quiser usar ônibus ou chegar fora do horário de funcionamento do metrô, a opção é a linha X95 que liga o aeroporto à Praça Syntagma. Saídas a cada 15 minutos. O percurso leva de 70 a 80 minutos até o centro.


Outra opção de transporte no aeroporto é o táxi, que tem preço fixo de 35 ¢ para viagens diurnas e 50 ¢ para viagens noturnas.

