Würzburg é considerada “ponto de partida” para a famosa Rota Romântica, no sul da Alemanha (estado da Bavária) que abrange um percurso de 460 km passando por 29 charmosas cidades e vilarejos medievais do país. A cidade é mais uma daquelas joias alemãs que parecem ter congelado a passagem do tempo.

O bombardeio que atingiu a cidade em 16 de março de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, e que durou 20 minutos, danificou muito Würzburg, mas a cidade foi reerguida e conseguiu manter preservada sua atmosfera medieval.

Situada às margens do rio Main, Würzburg é encantadora e sua herança cultural muito ligada à música erudita.

A cidade também é um importante centro comercial da Baixa Francônia e é um grande produtor de vinhos naquele que é conhecido como o país da cerveja. Cercada por vinhedos que embelezam ainda mais a paisagem, Würzburg é famosa pela produção de vinhos brancos, com destaque para a uva Sylvaner, um dos símbolos da cidade.

Mas além das vinícolas seculares e das muitas construções históricas que conferem a Würzburg o carinhoso apelido de “pequena Praga”, o maior atrativo de Würzburg é mesmo se perder pelas ruas estreitas e pequenas praças do centro histórico, se misturando aos locais e curtindo cada detalhe.

De preferência com uma taça de Sylvaner nas mãos, é claro e admirando a paisagem sobre a Alte Mainbrücke (Ponte Alta sobre o Main).

Como chegar:
Würzburg fica a 120 kms de Frankfurt (1h15), 492 km de Berlim (5 h), Stuttgart fica à 148 kms (1h30min) e Munique à 277 Km (3 h).

Eu cheguei de trem na Hauptbahnhof Würzburg (estação de trem central de Würzburg), vinda de Rothenburg em trem regional (se for fazer bate-e-volta de alguma cidade da Bavária, utilize o Bayern Tycket que dá viagem ilimitada por 26 ¢, das 9h e chegando até 3h da manhã durante a semana. Durante o fim de semana pode ser utilizada a partir das 6 hs.

Perfeitamente possível para quem estiver em Nuremberg, Bamberg, Rothemburg e Frankfurt.

Já a partir de Munique é um pouco distante para fazer no mesmo dia e ficará muito cansativo. Recomendo dormir na cidade e curtir o fim de tarde na ponte sobre o rio Main.

A estação é próxima ao centro, somente a uma caminhada de 15 minutos.

Quanto ficar:
Pense em pernoitar em Würzburg. A cidade é charmosa e convidativa para caminhar por suas ruas, além disso visitar o Residenz é interessante e tomar o vinho em um fim de tarde sobre o rio, é um programa imperdível, além da cidade ser muito romântica.
Onde ficar:
A região saindo da Hauptbahnhof Würzburg sempre possui hotéis baratos, como estava viajando sozinha a região foi minha opção para me livrar logo da bagagem. Cheguei por volta das 9h e deixei a mala no Hotel Regina, bem em frente a estação de trens e fui conhecer a cidade, voltando no fim da tarde.
Peguei um apartamento básico para uma pessoa e ele é ótimo, tudo muito limpo e totalmente equipado.
Os apartamentos dos hotéis na Alemanha não possuem geladeira, então já leve sua cerveja gelada. O valor saiu 55 ¢ e reservei três meses antes.

Como se locomover:
Würzburg é uma cidade que tudo se faz à pé, caminhando tranquilamente, pois as principais atrações são todas no Altstand (centro antigo). Apenas o Residenz exige uma caminhada um pouco maior, mas nada que seja cansativo.
Mas se não quiser realizar aquelas caminhadinhas o melhor meio de circular pelo centro é com o tram ou bonde elétrico, que circula por essa região.