Port Antonio é uma pequena à nordeste da ilha e já foi um balneário frequentado por várias celebridades internacionais. A mais famosa delas foi o ator americano Errol Flynn, que conheceu o região quando navegava em seu iate, que ficou encalhado e, obrigado a desembarcar, adorou a região. Acabou comprando uma casa e por ali ficava vários meses no ano, quando não rodava seus filmes de pirata ou de capa e espada. Errol Flynn levou diversas celebridades da Era de Ouro de Hollywood para conhecer Port Antonio, como Betty Davis e Ginger Rogers.

A cidade possui 15 mil habitantes em uma pequena área, extremamente populosa, bem feinha, muito bagunçada e com a rua principal lotada. A cidade tem pouquíssimo restaurantes e comer muitas vezes é um problema, com poucas opções. Não dá para escolher muito.

Port Antonio possui alguns belos casarões e palacetes antigos, alguns bem desgastados pelo tempo, mas que possuem seu charme, a maioria com as varandas típicas da região.

Passando pela cidade de Port Antonio você estará em pleno paraíso, encontrando algumas das praias mais lindas da Jamaica, com uma natureza exuberante, aos pés das Blue Mountains, que lembra a nossa Mata Atlântica.

Ficamos dois dias, chegamos num fim de tarde e aproveitamos todo o dia seguinte e mais meio período. Foi pouco, ficamos com gostinho de quero mais. Programe-se para ficar no mínimo três dias na região e você não vai se arrepender.

Fiquei numa vilazinha chamada Fairy Hill, muito próxima das principais praias, com muita natureza, céu azul, um ventinho gostoso devido a proximidade das montanhas azuis.

Chegar por lá é difícil pois a estradinha de Port Antonio, sentido leste é estreita, cheia de curvas, esburacadas, estreitas, sem sinalização e como muitos jamaicanos dirigindo em alta velocidade nas curvas fechadíssimas.

A melhor opção é pegar um dos guesthouses nessa estrada e ficar mais próximo às praias. Não faz falta ir para Port Antonio à noite, pois é extremamente escuro, cheia de becos e todo mundo fumando ganja.

O transporte na região é muito deficitário, se não estiver de carro alugado, o jeito é usar um táxi route, tipo um carro coletivo que saem e voltam da pracinha principal de Port Antonio e percorrem todas as praias. Os hotéis devem saber os horários desses routes que trafegam na rodovia A4. O próprio hotel tem contatos desses motoristas, apenas procure saber o valor que eles cobram para não haver surpresas. Aviso de antemão que eles correm alucinadamente nas curvas.

Na região de Portland, onde fica a cidade de Port Antonio, existem diversas as atrações imperdíveis como a Blue Lagoon, com suas águas de beleza e cor inacreditável, a Frenchman´s Cove, conhecida como uma das praias mais bonitas da Jamaica, a Reach Falls, uma cachoeira muito procurada, além de outras praias bacanas como a Winnifred Beach, a praia dos surfistas Boston Beach e a Long Bay, mais à leste da região, além do bamboo rafting no Rio Grande.

A região é tão bonita que já foram realizados dois filmes, Cocktail com Tom Cruise e A Lagoa Azul, com Brooke Shield. E Port Antonio, mesmo tão feinha, quando estávamos na região, na semana seguinte chegou todo o staff do último filme de James Bond, Sem Tempo para Morrer, com Daniel Craig, dirigido por Cary Fukunaga, que dirigiu a excelente primeira temporada de True Detective. Confira no trailler abaixo as cenas de James Bond, na Blue Lagoon e Port Antonio.
E não esqueça que James Bond nasceu na Jamaica e para sua casa retorna. . O escritor Ian Fleming tinha casa no norte do país (em Oracabessa) e escreveu seus primeiros livros em sua casa jamaicana fugindo do frio londrino. Alguns de seus livros, que viraram filmes foram gravados no país, inclusive o primeiro, 007 Contra o Satânico Dr No. com Sean Connery no papel.


Mas voltando a regiãod e Port Antonio, o prato mais popular da gastronomia jamaica, o jerk, nasceu na região, mais especificamente na praia de Boston Beach. Para comidinhas rápidas e baratas em Port Antonio tem KCF, Juice Patties e Tastee.

O melhor lugar para trocar dólar americanos/euros por dólares jamaicanos é o mercado Kamal’s Supermarket & Cambio que pagou a melhor taxa de câmbio em toda Jamaica. A média de câmbio pelo país é de U$ 1,00 = J$ 117,00 / 120,00. No Kamal eles pagam US$ 1,00 = J$ 128,00. Se puder, troque para o resto da viagem nesse local e não vai se arrepender. Lembrando que em Ocho Rios, a cidade mais turística e mais próxima de Port Antonio a média de câmbio por dólar é de J$ 115,00 / 120,00.

Acompanhe nos próximos posts as principais atrações de Port Antonio. No mapa abaixo as melhores atrações de Port Antonio.