Próximo a Igreja de Onze-Lieve-Vrouwekerk (Igreja de Nossa Senhora), em Bruges, está outra igreja muito procurada na cidade: a Sint-Salvatorskatedraal (Catedral de São Salvador). Nela foi celebrado o casamento de Filipe III com a infanta Isabel de Portugal, filha de Dom João I, de Portugal. Para comemorar o casamento, Filipe III, Duque de Borgonha, criou a ordem de cavalaria Tosão de Ouro, fundada em 1429.
A Sint-Salvatorskatedraal fica na Rua Stenstraat e está aberta às segundas, das 14h às 17h30; de terça à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h; aos sábados, das 9 às 12h e das 14h às 15h30 e aos domingos, das 9 às 10h e das 14h às 17h.
Seguindo pela Sint-Salvatorskoorstraat chega-se a uma pracinha muito simpática chamada Simon Stevinplein (Praça Simon Stevin).
A Stevinplein é uma homenagem ao matemático e físico Simon Stevin, que nasceu em Bruges (1548) e morreu em Haia (1620).
Simon Steven inventou o sistema decimal para frações, além de criar a base matemática para construir fortificações.
Até 1819, a praça era o local do Westvleeshuis ou Bruges Groot Vleeshuis (Grande Salão de Açougueiros). e antes disso era o Oude Vrijdagsmarkt (Old Friday Market).
A praça possui dezenas de árvores, que no inverno ficam secas; são as tílias.
Um cantinho que muitas pessoas nem percebem em Bruges é o Brinde Ezelstraat, uma ruazinha muito pequena que possui uma arcada belíssima sobre ela.
A ruazinha liga a Oude Griffie à Stadhuis.
Seu nome quer dizer Rua do Burro Cego e refere-se a uma estalagem próxima que vendia cerveja barata.
Bruges sempre foi uma cidade onde foram construídos muitos asilos e abrigos, como o Begijnhof. Outra edificação histórica que abrigou mulheres idosas, construída em 1613, é a Godshuis Muelenaere, da Fundação Muelenaere
Hoje, a Fundação Muelenaere possui vinte e quatro residências originais e é muito visitada em Bruges.
Ao norte do Grote Markt está uma região não muito conhecida pelos turistas, próxima do canal Langerei.
Ao longo do canal Langerei está a Janvaneyckplein, uma praça com uma escultura em homenagem a Jan van Eyck.
Jan van Eyck foi um grande pintor flamengo, nascido em Bruges no ano de 1390.
Considerado como um dos melhores e mais célebres entre os artistas flamengos primitivos, é popular por suas inovações na arte do retrato e da paisagem.
Essa região é bem mais calma e tranquila, com poucas pessoas na rua. Se tiver tempo, vá conhecê-la.
Aproveite para observar tranquilamente a bela arquitetura de Bruges, pois aqui dificilmente irá trombar com alguém nas ruas.
Nessa região você encontra uma igreja que destoa das outras de Bruges por ser jesuíta.
A Sint-Walburgakerk foi construída entre 1619 e 1643, em estilo barroco, e possui um belo interior. O acesso é gratuito e abre das 8h às 22h, na Sint-Maartensplein.
Bruges é uma bela cidade, não deixe de circular pelos arredores das áreas mais movimentadas do Grote Markt e Burg. Você não vai se arrepender.