Planejamento sempre é ótimo pois faz você diminuir os custos, aproveitar com mais qualidade seu tempo, conhecer mais lugares e, principalmente fugir de roubadas.
Mas um pouco de sorte sempre é muito bem-vinda. Ainda mais se na hora de trocar seu voucher pela passagem na Peru Rail eles te dão os primeiros lugares, na primeira fila, no primeiro vagão e do lado esquerdo do trem.
Aí você poderá desfrutar sua viagem literalmente na janelinha e será muito sortudo.
A viagem dura somente 1h30 e são apenas uns 40 km de distância, mas o trem vai parando o tempo todo para tirar galhos dos trilhos, deixar outro trem em sentido contrário passar, deixar os moradores locais atravessarem, coisas assim.
Dica importante: quando você for trocar sua passagem para ir a Machu Picchu para assentos no lado esquerdo do trem pois a paisagem é bem mais bonita pois o Rio Urubamba corre ao lado dos trilhos todo o percurso.
Chegando em Águas Calientes ou Machu Picchu Pueblo você irá descer no terminal ferroviário que fica dentro do vilarejo. Saindo do vilarejo é um mundo de tendas de venda de artesanatos que você nem vê o céu, apenas tendas de artesanatos para tudo que é lado.
Lembre-se de levar e vestir, mochilas, tênis, botas e roupas confortáveis, bonés, capa de chuva e capas impermeáveis são essenciais.
No meio do vilarejo continua o leito do rio Urubamba e o vilarejo se divide nos dois lados do leito do rio e sempre ao redor do trilho.
Para chegar ao seu hotel é sempre bom preguntar porque você poderá passar pelo labirinto de tendas, atravessar as pontes sobre o rio, entrar em ruelas, subir morros e sempre com sua mochila nas costas e tênis no pé.
Privilegie seu conforto. Para informações sobre que trem escolher, horários, preços veja os posts com dicas para escolher seu trem para Machu Picchu.
Depois da chegada, é só curtir a Cidade Sagrada dos Incas.