Na Janelinha para ver tudo

Dicas para conhecer Colônia

Colônia é a quarta maior cidade da Alemanha, localizada à oeste do país no estado da Renânia do Norte – Westfália , na beira do Rio Reno. Colônia é uma das cidades mais antigas da Europa, fundada em 38 a.C. pela tribo germânica dos Úbios com o nome de Colonia Claudia Ara Agrippinensium e funcionou como a capital da província romana da Germânia Inferior, sendo o quartel-general do exército romano na região.

O local tornou-se um importante centro de comércio até o período dos francos que governaram após o final do século V, quando Carlos Magno promoveu a cidade a condição de arcebispado.

A belíssima Igreja de São Martinho, à beira do rio Reno

Na Idade Média a cidade teve um importante papel na Liga Hanseática, sendo uma das rotas comerciais entre o leste e o oeste da Europa, quando se tornou um importante centro eclesiástico  com sua belíssima catedral gótica, a Dom. A catedral é um dos ícones mais visitados da Alemanha, com suas torres gêmeas filigranadas dominando o céu da cidade que possui ainda mais doze igrejas românicas espalhadas pela cidade.

A Dom Köln

Colônia foi uma das maiores cidades do norte dos Alpes nos tempos medievais e renascentistas. Durante a Segunda Guerra Mundial foi uma das cidades com os bombardeios mais intensos na Alemanha, com quase 35 toneladas de bombas jogadas sobre seu território.

O Fischmarkt e a Igreja de São Martinho

O bombardeio reduziu a população em 95%, principalmente devido à evacuação e destruição de quase toda a cidade. Com a intenção de restaurar o maior número de edifícios históricos quanto fosse possível, a reconstrução pós-guerra foi bem sucedida, resultando em uma paisagem urbana muito misturada e única.

A Hohenzollernbrücke, cartão postal de Colônia

Embora possa parecer uma cidade conservadora, Colônia é conhecida pelo seu povo liberal e alegre, que adora se divertir pelos  biergartens à beira do rio Reno ou comemorando o Carnaval.

A Rheinpromenade Köln-Deutz

Sim, Colônia possui o melhor Carnaval da Alemanha. Colônia é diversa, festiva, multicultural e animada e tem a merecida fama de ser uma das mais animadas e receptivas do país.

O Museu do Perfume

Além de suas belezas naturais, riqueza histórica e atrativos ligados à arte e cultura, Colônia na Alemanha também é um ótimo lugar para compras, principalmente se você gosta de itens de perfumaria pois ali foi criada a Eau de Cologne a mais de 300 anos, pelo italiano Johann Maria Farina que começou a produzir a água de colônia e que hoje é conhecida mundialmente.

O Museu do Chocolate da Lindt

Para quem é louco por chocolate a cidade possui um Museu do Chocolate da Lindt.

Como chegar:

A Köln Hauptbahnhof, estação de trens central

A maioria das cidades alemãs conta com estações de trem bem localizadas, e por conta disso o trem acaba sendo sempre uma ótima opção para se deslocar dentro do país.

A estação vintage de Köln

O mesmo acontece em Colônia, onde a belíssima Köln Hauptbahnhof (Köln HBF) fica localizada no coração do centro histórico, exatamente em frente a maior atração da cidade: a Catedral de Colônia. Para quem faz apenas um bate-e-volta para Köln é muito prático, pois a maior atração da cidade é frente.

Saguão central da Köln Hauptbahnhof
As plataformas da Köln Hauptbahnhof

Portanto, a estação de trem é um ótimo ponto de partida para o primeiro dia de roteiro em Colônia, seja em uma viagem bate-volta, ou mesmo para quem se hospedar em hotéis próximos ao centro da cidade.

Chegadas e partidas na Köln Hauptbahnhof
Trens da DB

Quanto ficar:

Como Colônia é uma cidade compacta para atrações turísticas, é possível ter uma boa ideia da cidade em 24 ou 48 horas e conhecer muito nesse tempo. Nós chegamos em um dia pela manhã vindo de Düsseldorf e ficamos duas noites, indo em direção a Münster, norte da Renânia do Norte – Westfália.

A trens passando sobre a Hohenzollernbrücke

Onde ficar:

Como a maioria das atrações de Colônia ficam na parte mais central da cidade, em torno da catedral e estação de trens ou próximo ao Fischmarkt, escolha um escolher um albergue ou hotel nessa região. Assim não precisa gastar com transporte público.

Os bonitos prédios da Fischmarkt

Nós ficamos em um hotel localizado na Fischmarkt, na beira do rio Reno. O hotel se chamava Hotel Kunibert der Fiese era espaçoso e um bom preço por ser na área mais arborizada da cidade e com muitos restaurantes na região, que é mais agitada à noite.

Hotel Hotel Kunibert der Fiese mna Fischmarkt

O que comer:

A Alemanha é conhecida não só pela sua cerveja, como também pela culinária. Chucrute e salsichas são normalmente os primeiros a serem lembrados, contudo, existem muitos outros pratos típicos, confira alguns para experimentar em Colônia:

Quiosques de comidinhas rápidas

Para ter uma ideia dos preços de alimentação, o valor de uma refeição médio em Colônia fica em torno de 15-25 euros (com uma cerveja ou água). Existem inúmeras opções de comidas de rua, por ótimos preços, quiosques que vendem Brot mit Wurst (pão com salsicha) como batatinha fritas que custa por volta de 4 à 5 euros. Os fast foods, como MacDonald’s e Burger King, partem de 6 ou 7 euros.

Loja de biscoitos

Como se locomover

A cidade de Colônia é grande e conta com uma rede de transporte público excelente com muitas estações de metrô (U-Bahn) e trem (S-Bahn). No entanto as principais atrações turísticas ficam muito próximas umas das outras e é super fácil conhecer a cidade à pé. Nós nos hospedamos em um hotel no Fischmarkt, à beira do Rio Reno, a uma curta caminhada da Hauptbahnof (Estação Principal) e não precisamos pegar transporte durante nossa visita à Colônia! Caso precise de informações de transporte pública, a melhor fonte é o site oficial de transporte da cidade.

O bilhete único custa 2,80 euros e o passe diário 9 euros, sendo que, este último, inclui descontos para algumas atrações e restaurantes da cidade. No verão, minha dica é alugar um bicicleta, que custa em torno de 10 euros a diária.

Onde comprar:

A região das compras em Colônia é a Schildergasse e seus arredores, onde ficam as principais lojas de departamentos da cidade.

 

A ótima loja Peek e Cloppenburg