Conhecer a Altstadt é essencial para sentir o clima de Düsseldorf, pois esta é a parte antiga da cidade. Desbravar o centro antigo é uma delícia, portanto, tire um período mais longo para andar pelas ruas e curtir a arquitetura.
Na Altstadt, você encontrará ruas estreitas, edifícios históricos, bares, baladas, pubs e restaurantes.
No coração do Centro Histórico de Düsseldorf está a Marktplatz, principal praça da cidade, datada do século XIV.
Lá, também fica a Rathaus (prefeitura), construída em 1573 nos estilos barroco e neorrenascentista.
Além de conferir a estátua equestre de príncipe-eleitor Johann Wilhelm II, grande admirador das artes que está enterrado na igreja Andreaskirche, próxima a praça.
Não deixe de andar a noite pela rua dos bares, a Bolkestrasse, que já foi considerado o maior bar do mundo, pois os bares tinham portas internas que conectavam dois estabelecimentos diferentes. A região possui mais de 300 bares e restaurantes na área.
Aqui não faltam restaurantes, bares, cafés, sorveterias e pequenos hotéis.
Além de gastronomia alemã você encontra restaurantes de comida alemã, italiana, espanhola, árabe e turca, entre outros.
Indo em direção ao rio Reno, vem a Rheinuferpromenade o caminho mais agradável de Düsseldorf, principalmente nos sábados e domingos à tarde.
Ele começa perto da região de Altstadt e termina no Media Haffen, em uma promenade inteira de árvores e bancos, e cheia de atrações, bares ao ar livre e restaurantes.
Ao fundo a Rhienturm desponta a Torre do Reno, o edifício mais alto de Düsseldorf que é uma torre de comunicações que eleva-se a 240 metros sobre a cidade, e fica às margens do rio Reno.
Inaugurada em 1981, a torre possui um restaurante giratório e um deck de observação, com panoramas de tirar o fôlego. Em um dia de tempo bom, dá para ver a Catedral de Colônia.
Outra atração da promenade é a Schlossturn ou torre do castelo, ou a parte que sobrou e que hoje virou um museu.
Logo ao lado uma roda gigante enfeita a orla do Rio Reno.
A Basilika St. Lambertus (Lambertuskirche) fica na promenade e foi construída no século 14. A igreja possui tesouros como um tabernáculo gótico, tumbas renascentistas de mármore e altares barrocos.
A promenade de Düsseldorf é um lugar vibrante, alegre e alto-astral, onde acontecem muitos shows nos fins de semana, quando os bares colocam espreguiçadeiras para o pessoal curtir cada raio de sol na beira do Reno, dias ensolarados em determinados períodos são raros na Alemanha.
O lugar é ótimo para se passar a tarde, tomar uma cerveja, tomar um sol e curtir uma música.
Uma visita a Düsseldorf não é completa se você não provar a Altbier, a cerveja local, que é fácil encontrar em qualquer bar e restaurante da cidade, principalmente em Altstadt (centro antigo), onde muitos locais produzem sua própria cerveja.
Lembre-se que cerveja aqui é mais barata que água e é uma delícia. Até eu, que sou mais chegada em vinho, não tive desculpa, ia na cerveja. Aliás, como diz o ditado “quando em Roma, faça como romanos”.
Motivo de cara feia é falar que a cerveja de Colônia, a Kölsch é melhor que a Altbier se estiver em Düsseldorf, ou falar que a Altbier é melhor que a Kölsch se estiver em Colônia.
Uma das melhores maneiras de conhecer Düsseldorf é com um passeio de barco pelo rio Reno, que atravessa a cidade.
A partir do rio se pode curtir a paisagem dos melhores pontos, inclusive os modernos edifícios de arquitetos famosos, assim como também Rheinturm, a Torre do Reno, um ícone da cidade. O passeio de barco no entardecer, dá a possibilidade de curtir o pôr do sol.
Düsseldorf é uma cidade que valoriza muito o cinema e quem é fã de cinema não pode deixar de visitar o Filmmuseum, um museu dedicado à história de produção de filmes. Afinal, foi aqui que o cenário de M, o Vampiro de Düsseldorf, de Fritz Lang e a cidade onde nasceu o maior cineasta alemão, Wim Wenders. O museu existe desde 1993 e conta com quatro andares. Entre os pontos altos estão recordações e objetos de Charlie Chaplin e dos filmes da saga Guerra nas Estrelas. Confira mais informações no site oficial.
E para finalizar o dia na Altstadt quando a fome bater indico ir comer num restaurante simples mas tido como o melhor da cidade para saborear um autêntico Schweinshaxe mit Sauerkraut (joelho de porco com chucrute), a delícia da culinária alemã.
O melhor joelho de porco da cidade fica é no Schweine Janes, um barzinho com umas 10 mesas, a maioria na calçada, mas que tem fila para conseguir um lugar.
O joelho de porco é assado numa churrasqueira, como aquelas de padaria que se assam frangos, aqui em São Paulo. O prato da iguaria custa 18,90 €.