Com o final da II Guerra Mundial, depois da divisão da Alemanha, Berlim também ficou dividida em quatro setores de ocupação: soviético, americano, francês e inglês.
As tensas relações entre os comunistas e os aliados foram crescendo até chegar ao ponto de surgirem dois ideais políticos, duas moedas e logo duas Alemanhas.
Em 1949, os três setores ocidentais passaram a se chamar República Federal Alemã (RFA) e o setor oriental (soviético) se tornou a República Democrática Alemã (RDA). Berlim ficou dividida e foram criados 81 pontos de passagem entre as duas zonas da cidade.
O East Side Galley ou o Lado Oriental do Muro de Berlim é onde está a maior parte restante do famoso Muro de Berlim.
O muro foi construído no dia 13 de agosto de 1961 durante a Guerra fria, separando a cidade em dois lados, o oeste e o leste (capitalista x socialista).
O curioso é que o muro foi construído durante uma única madrugada, separando famílias e pessoas impossibilitando qualquer tipo de contato entre eles.
O Muro de Berlim acabou se tornando uma parede de concreto com uma altura entre 3,4 e 4 metros, com um interior formado de cabos de aço para aumentar sua resistência. Na parte superior, colocaram uma superfície semiesférica para que ninguém pudesse se segurar nela.
Após 28 anos, foi no dia 9 de Novembro de 1989 que o Muro de Berlim, triste e cinzento, finalmente chegou ao fim na sua divisão da humanidade e os 155 km de muro começaram a ser derrubados. Famílias, amigos e compatriotas puderam se reencontrar e se abraçar.
A construção do Muro de Berlim e especialmente sua queda fizeram parte dos momentos mais importantes da história do século XX.
A maior parte do muro foi demolida rapidamente, mas na Mühlentrasse, paralela ao rio Spree, esse trecho de 1,3 km tornou-se a maior coleção de murais à céu aberto do mundo, o East Side Gallery.
Com mais de 100 murais pintados por dezenas de artistas internacionais, as pinturas traduzem otimismo, esperança e diversas visões artísticas.
A região foi totalmente revitalizada em 2009 e no verão diversos bares abrem na beira do rio, oq ue fa z a visita mais agradável.
O muro fica em frente ao Mercedes-Benz Arena, um enorme complexo onde ocorrem diversos shows durante o ano.
O local fica cinco minutos caminhando da estação final de U-Bahn Warschauer, na linha verde.
Outro locais para ver o muro: no Checkpoint Charlie, na Topografia do Terror e na Bernauer Strasse.