A Estátua da Liberdade possui o nome oficial de A Liberdade Iluminando o Mundo, uma escultura neoclássica colossal localizada na Ilha da Liberdade no porto de Nova York, nos Estados Unidos.
Símbolo de muitos sonhos e esperanças, desde 1886, a Lady Liberty, a Mãe dos Imigrantes, seja qual seja seu apelido, a mega escultura deu por muitas décadas as boas vindas para quem tentava uma nova vida na América e sempre foi considerada um ícone para os que chegavam. O nome da ilha onde ela está, se chama Liberty Island.
A estátua de cobre, projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, que se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la, foi construída por Gustave Eiffel e em 28 de outubro de 1886, foi dedicada como um presente aos Estados Unidos pelo povo da França.
A estátua é de uma figura feminina vestida que representa Libertas, deusa romana, que carrega uma tocha e uma tabula ansata, uma tabuleta que evoca uma lei, sobre a qual está inscrita a data da Declaração da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776.
A estátua que tem altura total 92,9 metros, sendo que desse total possui uma base com 46,9 metros e o restante é a altura da estátua.
Ela foi um presente de Napoleão III, como uma forma de premiação aos Estados Unidos, pelo centenários da vitória contra a Inglaterra, apesar de originalmente ser ideia de seu criador Bartholdi fazer uma obra tão portentosa, como as pirâmides ou a esfinge e colocá-la como um grande farol na entrada do Canal de Suez.
A concepção da estátua passou a dedicar-se a transformar o projeto em uma imagem representativa da “liberdade iluminando o mundo”.
Foram necessárias duas décadas para confeccionar o monumento, trazê-lo para a América e instalá-los na Baía de Nova York, sem falar nos muitos problemas financeiros.
John Pulitzer que se dedicou a arrecadação de recursos para viabilizar a empreitada. A estátua foi enviada para a América em 350 peças em 214 contêineres.
O Statue of Liberty Museum conta a história desde a construção até os dias atuais e os destaques da exposição são a réplica do rosto e a primeira tocha da estátua. Além disso, há várias fotos e artigos sobre o monumento.
Dicas de Ouro:
- Os ingressos devem ser comprados antecipadamente pela Internet, para garantir sua visita. Não deixe para comprar na hora.
- Evite horários como o do almoço ou meio da tarde, além dos fins de semana, para agendar sua visita.
- Quem está com o CityPASS precisa primeiro trocar o cupom pelo ingresso físico em um lugar chamado Castle Clinton, um antigo forte que fica ao lado do embarque do ferry.
- Quem comprou o ingresso antecipado pela internet pode simplesmente imprimi-lo em casa.
- Chegue cedo e siga nas primeiras balsas que saem do Battery Park em direção à Estátua da Liberdade e Ellis Island.
- Para isso, chegue às 8h15min na bilheteria do Castle Clinton, no Battery Park. e faça a troca do voucher pelas entradas na atração.
- O trajeto entre Battery Park e a Estátua da Liberdade, primeira parada, é de 15 à 20 minutos.
- Somente quem embarca até 13 h consegue percorrer os dois destinos.
- Os controles de segurança (implantados depois do 11 de Setembro) nos terminais da balsa, podem levar até 1h30 em dias de grande movimento. O sistema de segurança para embarcar na balsa que leva até a ilha da Estátua da Liberdade é bem alto. Não leve mochila muito grande ou garrafa d’água porque você será barrado.
- Você pode subir na plataforma e na coroa somente com celular, câmera fotográfica, uma garrafa de água e, se necessário, medicamento.
- Reserve 4 ou 5 horas para explorar os dois destinos.
- Leve itens alimentícios prontos para tomar um café admirando a paisagem na balsa e fazer um lanche ou um piquenique, pois os itens das lanchonetes nas ilhas não animam.
- Todos os passeios incluem Áudio Tour gratuito para Liberty Island e Ellis Island, inclusive em português.
Visitando a Estátua da Liberdade (bilhetes, transporte e preços)
Ticket Ferry to Liberty Island with Crown Ticket and Ellis Island
Com seu ingresso comprado com antecedência na mão, embarcado na balsa e aportado na ilha frente Lady Liberty, você terá que subir “somente” 354 degraus para chegar até a coroa da estátua, de onde à vista é impressionante. A escada é estilo caracol é bem apertada, não há elevador, nem ar condicionado. Então, força nas pernas. Para subir até o topo, onde o acesso é limitado, reserve com uma antecedência (máximo de seis meses) e cada visitante só poderá comprar quatro ingressos para a subida, sendo o comprador um dos detentores de bilhetes e os nomes de todos os titulares de ingressos serão solicitados e necessários durante a compra.
O que inclui o ticket?
Balsa + Reserve Ticket – esse bilhete ida e volta inclui o trajeto de balsa até a Liberty Island e Ellis Island, com o Reserve Ticket, o que evita longas espera e dá entrada prioritária na fila de embarque, o que economiza seu tempo de espera no ponto de partida. O transporte de balsa pela ilha é realizada pela Statue Cruises, o único fornecedor de balsas com acesso ao local.
Na Liberty Island – o acesso até a Coroa da Estátua da Liberdade (pelas escadas), o acesso aos jardins de Liberty Island. As reserva de excursões para a coroa da estátua abrem quatro meses antes.
O acesso ao novo Museu da Estátua da Liberdade em Liberty Island, inaugurado em maio de 2019.
Ellis Island – visita ao Museu da Imigração da Ellis Islands. Observe que as excursões agendadas entre 14 h e 15 h, não terão tempo suficiente para parar no Museu da Imigração de Ellis Island. Então, se reservar para depois desse horário estará perdendo dinheiro.
- Duração do passeio: aproximadamente 3 horas, todos os dias da semana.
- Preços: adultos U$ 29,25; crianças (4-12) U$ 19,00 e Sênior (62+) U$ 24,00.
Ticket Reserve with Pedestal Access
Caso não consiga subir até a coroa, fique na altura do pedestal, que possui uma altura de 46 metros, onde os ingressos não são tão disputados e também possui belas vistas.
O que inclui o ticket?
Acesso de balsa (ida e volta) Statue Cruises até a seção Fort Wood para Liberty Island e Ellis Island, com entrada prioritária pelo Reserve Ticket, na fila de embarque, que economiza o tempo de espera no ponto de partida
Na Liberty Island acesse o pedestal do monumento e ao novo Museu da Estátua da Liberdade.
Museu da Imigração de Ellis Island em Ellis Island – observação: as excursões no final da tarde, após 14h e 15h, não terão tempo suficiente para parar no Museu da Imigração de Ellis Island.
Duração de passeios: aproximadamente 3 horas (ingressos começam ser vendidos seis meses antes.
Preços: adultos U$ 26,25, crianças (4-12) U$ 16,00 e Sênior (62+) U$ 21,00.
Ticket Reserve
O que inclui o ticket?
Balsa Statue Cruises (ida e volta), para Liberty Island e Ellis Island com acesso à linha Reserve Ticket, o que evita longas esperas e filas.
Com esse bilhete você entra no parque e arredores da Estátua da Liberdade em Liberty Island, mas não inclui o acesso ao pedestal (monumento interno). Inclui acesso ao novo Museu da Estátua da Liberdade e ao Museu de Imigração de Ellis Island (as excursões não acontecem após às 14h e 15h, pois não terão tempo suficiente para parar no Museu da Imigração de Ellis Island.
Duração: aproximadamente 3 horas. Costuma entrar em venda 8 meses antes da data desejada.
Preços: adulto U$ 26,25, criança (4-12) U$ 16,00 e Sênior (62+) U$ 21,00
Se você for aquele azarado, não leu a matéria ou resolver não seguir as dica do Na Janelinha, existe uma quarta opção de bilhete.
Flex Ticket
O que inclui o ticket?
Dá direito a percorrer a área ao redor da estátua, sem poder entrar na coroa, no pedestal e no museu. A visita pode ser feita a qualquer hora e até três dias após da compra o Flex Ticket só é vendido no local do embarque.
A área da Estátua da Liberdade abriga um café e uma loja de souvenires.
Ellis Island
- A Ellis Island é uma ilha na foz do Rio Hudson que foi ao longo do século XIX e no começo do século XX a principal entrada de imigrantes nos Estados Unidos. A ilha, situada no porto de Nova York, é um símbolo da imigração do Velho para o Novo Mundo. De 1892 a 1954, era o primeiro lugar que os imigrantes provenientes da Europa pisavam, após uma longa viagem em navios a vapor.
-
Mais de 12 milhões de imigrantes chegaram a essa ilha à procura de uma oportunidade no novo mundo, a América. Alguns em busca de sobrevivência, outros em busca de dinheiro e poucos em busca da fama – como o húngaro Erik Weiz, que ficou conhecido como o mágico Harry Houdini, o italiano Rodolpho Guglielmi, que alcançou o estrelado com o pseudônimo de Rodolpho Valentino.
- O inglês Archibald Alexander Leach, conhecido como o mega astro Cary Grant. Todos passaram pela Ilha Ellis. Cerca de 40% dos norte-americanos descendem de alguém que desembarcou na pequena ilha.
Arquitetura do Main Building
- Em 1990, o edifício que durante essa época serviu como posto de exame dos imigrantes que chegavam da Europa foi transformado em museu, albergando tanto materiais originais, como documentos e fotografias, materiais audiovisuais de apoio, distribuídos pelos três andares do edifício.
- A ilha de Ellis faz parte do monumento da Estátua da Liberdade, sendo possível chegar até ele por meio do mesmo ferryboat.
Ao projetar o Main Building foi escolhida uma estética clássica para o projeto, com o local lembrando uma estação de trem , entradas com arcos triplos, adornos de tijolos com inspiração flamenga e pedras angulares e de granito.
O teto continuou com a abóbada, onde os recém chegados apresentavam seus documentos para entrar na América. Mas nem todos eram aceitos, como criminosos, polígamos, indigentes e até anarquistas eram mandados de volta aos países de origem.
Immigration Museum
Para aproveitar melhor o museu, retire um áudio guia gratuito, mediante a apresentação do bilhete da balsa no saguão.
Com ele você acompanha relatos de historiadores, arquitetos e imigrantes que contam suas histórias, enquanto você visita o acervo, composto de documentos oficiais, fotografias e filmes.
O museu possui mostras permanentes e temporárias e se o tempo for escasso, vá direto ao segundo andar que possui as exposições mais interessantes.
A Through America’s Gate conta como ao que os recém-chegados eram submetidos, como marcação com carvão aos que aparentavam ter alguma doença, exames oftalmológicos suspeitos e as 29 perguntas que o imigrante tinha que responder em uma sala chamada Registry Room, elegante para a época, com uma abóboda.
Outra exposição bacana é a Peak Imigration Years, que explica os fatores que impulsionaram o fluxo imigratório e os desafios enfrentados com a liberdade na América.
Detalhes do prédio do Immmigration Museum
Outra vantagem do áudio guia é saber sobre a história da ilha com base no acervo do museu, ouvir relatos de imigrantes da década de 80 ou fazer o tour com um guia, com duração de 45 minutos, mas com reserva prévia e em inglês.
American Immigrant Wall of Honor e ruínas do Fort Gibson
Após a exposição Journeys: The Peopling of America 1550-1890 (1° andar), um imenso painel a céu aberto registra o nome de mais de 700 mil imigrantes. É o maior muro da fama do mundo, erguido para que americanos gravassem o nome de um ancestral que por ali passou, mediante uma doação.
Quando o painel foi construído em 1990, as obras revelaram os vestígios da estrutura original da ilha, o Fort Gibson, uma fortificação erguida em 1808, que era um sistema de defesa.
Ticket Hard Hat Tour of Ellis Island
Para visitar somente a Ellis Island a idade minima é de 13 anos, os tours guiados de 90 minutos e a visita percorre às áreas do Ellis Island Hospital, com 750 camas, incluindo as antigas enfermarias de doenças infecciosas e contagiosas, cozinha e a sala mortuária e de autópsia.
Inclui o trajeto de balsa Statue Cruises, acesso com a Reserve Ticket, o que evita longas esperas.
Duração: aproximadamente 3 horas e abre 1 mês antes para compra pela Internet
Preços: adultos U$ 66,25, Sênior (62+) U$ 61,00
Curiosidades da Estátua da Liberdade e Ellis Island:
- Réplicas de Estátuas da Liberdade se proliferam pelo mundo, como: França, Japão e Brasil;
- O rosto da estátua foi inspirado no rosto da mãe do escultor Frédéric Auguste Bartholdi;
- Anualmente, a Estátua da Liberdade recebe de 3 a 4 milhões de visitantes;
- Na coroa da estátua existem 25 janelas que simbolizam as joias encontradas naquelas terras. Já os 7 raios da coroa representam os sete continentes e os sete mares do mundo;
- A Estátua da Liberdade pesa cerca de 225 toneladas, sendo considerada a mais pesada do mundo;
- Atualmente é o ponto turístico mais emblemático e visitado de Nova York. O acesso ao local é feito por barcos ou balsas.
Como chegar até a Liberty Island e Ellis Island?
Primeiro vá até o Battery Park, na pontinha sul de Manhattan, com fácil acesso de metrô:
- Linha 1 – Vermelha: desembarque na estação South Ferry;
- Linha 4 e 5 – Verde: desembarque na estação Bowling Green;
- Linhas R e W – Amarela: desembarque na estação Whitehall St.
Ao descer das estações, contorne o Battery Park até encontrar o local de saída dos barcos. Siga as placas indicativas e não aceite ajuda de “vendedores oficiais”, porque não são autorizados a realizar esse serviço.
Onde pegar: os barcos que fazem o passeio até a Estátua da Liberdade tem saídas do Battery Park, localizado no sul de Manhattan. Somente a empresa Statue Cruises tem autorização para o passeio de barco. Não existe nenhuma outra forma de chegar na ilha da Estátua da Liberdade. A mesma empresa saí da Liberty Island até a Ellis Island para quem vai vistar as duas atrações e depois retorna para Battery Park.
Horários de saída: as balsas / ferrys da Statue Cruises tem saídas de Manhattan das 9h30 até às 15h30. Os horários de partidas ocorrem à cada 40 minutos do Battery Park até a Liberty Island. O último horário de saída da ilha da estátua é às 17h. Antes do horário final, todos são os visitantes são orientados pelos funcionários a se encaminharem para saída e retornar a Manhattan.
Duração do trajeto: entre 15 e 20 minutos.
Ônibus que para próximos: linhas M1, M6 e M15.