O Financial District, em San Francisco Downtown, é moderno e cheio de arranha-céus, com alguns prédios mais antigos. É o centro de negócios do norte da Califórnia e dos Estados Unidos.
Conhecida como a ‘Wall Street do Oeste’, Financial District abriga bancos, corretoras, escritórios de advocacia, hotéis e bolsa de valores. Por aqui circulam muitos executivos durante o dia, mas a noite o local fica meio morto.
O mais alto edifício de San Francisco é o Transamerica Pyramid, um prédio de 256 metros e 48 andares. A agulha que finaliza o prédio é oca e tem 64 metros. O prédio tem 3.678 janelas e foi inaugurado em 1972, mas os moradores da cidade o achavam horrível.
O Transamerica Pyramid tem um centro de visitantes e é possível fazer uma visita monitorada ao saguão, das 10 às 15 horas, em dias úteis. O endereço é 600, Montgomery Street.
A Wells Fargo & Co era o maior banco e empresa de transporte da costa oeste. Foi criada em 1852 para levar pessoas e mercadorias de costa à costa, além de carregar ouro durante a Corrida do Ouro e entregar correspondência.
O Wells Fargo History Museum expõe uma diligência daquele período e outros objetos, como pepitas de ouro, correspondências e fotografias daquele período, que remetem ao Velho Oeste. Endereço: 420, Montgomery Street.
A Califórnia Street é uma das ruas do centro por onde passa o bonde à cabo (cable car) em direção ao bairro de Nob Hill.
Na foto acima, o belíssimo prédio do The St. Regis San Francisco, um dos hotéis de luxo do Financial District.
Prédios históricos se misturam aos modernos espigões de Downtown.
A Justin Herman Plaza é um dos pontos mais movimentados do Financial District, principalmente na hora do almoço.
A praça possui uma fonte vanguardista desligada, o que parece acontecer sempre. Em 1987, o U2 se apresentou ali.
A praça é o começo da Market Street, a rua mais movimentada da cidade e onde fica o Embarcadero, do ferry building que percorre Tiburon, Sausalito e Marin.
A praça faz parte do maior projeto de reurbanização de São Francisco e vai até a Battery Street. A revitalização do local foi inaugurada em 1981, após uma década em obras.
Uma parte bem charmosa e histórica da cidade é Jackson Square Historic District, cheio de prédios baixos com fachadas de tijolo, ferro fundido e granito, que foram construídos na Corrida do Ouro.
Entre 1850 e 1910 o local era conhecido como Barbary Coast, devido a grosseria dos habitantes da região.
Hoje o local é cheio de boutiques, escritórios e lojas. A Jackson Street com a Montgomery Street são o ponto alto da região.
Como chegar
Muni Metro e Bar – estações Embarcadero, Montgomery Street e Powell Street. Linha F do bondinho.