Na Janelinha para ver tudo

Gran Caffé Quadri, cafeteria na elegante Piazza San Marcos

Os dois cafés mais tradicionais da Piazza San Marcos, em Veneza, são o Café Florian de um lado e o Grancaffé Quadri de outro.Ambos são super sofisticados e possuem mesas espalhadas na piazza, mas cada um fica em um lado. Um trio ou um quarteto com músicas variadas, clássicas e até jazz em um palco montado de frente para a piazza ficam em um palco ao ar livre. Ambos ficam  disputam para os turistas sentarem em seus domínios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser matar o tempo, ficar mais de uma hora olhando as pessoas flanarem pela Piazza é uma boa pedida sentar nas mesas e apreciar a linda vista, a ótima música, tomar um café ou um drink,  olhar o desfile de pessoas bonitas e elegantes que passam na piazza.

balcão do Grancaffé Quadri

Mas de volta aos cafés da Piazza San Marcos, se você realmente quer apenas tomar um café rápido ou uma água opte pelo balcão. A diferença de preços é algo absurdo. Um expresso tomado no balcão, em pé custa 1,50 euros e um expresso tomado sentado nas mesas espalhadas na Piazza ou nas mesas dentro do café custa 7,50 euros . Ainda tem o couvert musical e a gorjeta do garçom. A conta pode chegar a 20 euros por um café com couvert musical. É um pega-turista para os desavisados. Mas isso não tira a elegância de tomar um expresso, um capuccino, um café latte maquiatto, sentado em plena Piazza San Marcos, tomando um sol. Só não seja pego desprevenido e depois iniciar uma briga com o garçom.

Capuccino cremoso, uma verdadeira delícia
O Grancaffé Quadri foi fundado em 1775 quando o mercador veneziano Giorgio Quadri voltou para Veneza depois de uma longa estadia em Corfu, uma ilha grega no mar Jônico, e trouxe diversas sacas de café. Sua esposa decidiu abrir em Veneza um Naxina, local grego para preparar e beber café feito com água fervente e preto. Esse costume foi introduzido em Veneza em 1683 por comerciantes turcos que abriram na Piazza San Marcos algumas lojas para degustação.

Giorgio Quadri abriu seu restante no antigo prédio Procuratie na Piazza San Marcos e logo se tornou um dos preferidos dos venezianos. E 1830, já sob nova direção, o café foi decorado com estuque em tons pastéis, predominando o verde e amarelo, e foi pinturas foram cenas da vida cotidiana dos venezianos. A decoração até hoje é a mesma do século 19.

 

O Grancaffé Quadri ficou tão famoso neste período e até hoje atrai intelectuais e personalidades como clientes. Os de antigamente são os escritores franceses Stendahl, Marcel Proust e Alexandre Dumas, o poeta britânico Lord Byron, o músico alemão Richard Wagner e, nos tempos mais modernos os políticos Francois Mitterrand e Mikhail Gorbachev e o cineasta Woddy Allen Veja abaixo nossa continha no GranCaffé Quadri. Não chegou nem perto ao preço de um expresso servido na mesa.