Os dois cafés mais tradicionais da Piazza San Marcos, em Veneza, são o Café Florian de um lado e o Grancaffé Quadri de outro.Ambos são super sofisticados e possuem mesas espalhadas na piazza, mas cada um fica em um lado. Um trio ou um quarteto com músicas variadas, clássicas e até jazz em um palco montado de frente para a piazza ficam em um palco ao ar livre. Ambos ficam disputam para os turistas sentarem em seus domínios.
Se você quiser matar o tempo, ficar mais de uma hora olhando as pessoas flanarem pela Piazza é uma boa pedida sentar nas mesas e apreciar a linda vista, a ótima música, tomar um café ou um drink, olhar o desfile de pessoas bonitas e elegantes que passam na piazza.
balcão do Grancaffé Quadri |
Mas de volta aos cafés da Piazza San Marcos, se você realmente quer apenas tomar um café rápido ou uma água opte pelo balcão. A diferença de preços é algo absurdo. Um expresso tomado no balcão, em pé custa 1,50 euros e um expresso tomado sentado nas mesas espalhadas na Piazza ou nas mesas dentro do café custa 7,50 euros . Ainda tem o couvert musical e a gorjeta do garçom. A conta pode chegar a 20 euros por um café com couvert musical. É um pega-turista para os desavisados. Mas isso não tira a elegância de tomar um expresso, um capuccino, um café latte maquiatto, sentado em plena Piazza San Marcos, tomando um sol. Só não seja pego desprevenido e depois iniciar uma briga com o garçom.
Capuccino cremoso, uma verdadeira delícia |
Giorgio Quadri abriu seu restante no antigo prédio Procuratie na Piazza San Marcos e logo se tornou um dos preferidos dos venezianos. E 1830, já sob nova direção, o café foi decorado com estuque em tons pastéis, predominando o verde e amarelo, e foi pinturas foram cenas da vida cotidiana dos venezianos. A decoração até hoje é a mesma do século 19.