A coleção Doris e Donald Fisher do SFMoMa – Museu de Arte Moderna de São Francisco, está entre as maiores coleções particulares de arte contemporânea do mundo.
Os fundadores da marca americana GAP, sediada em San Francisco, começaram sua coleção adquirindo gravuras para decorar os escritórios da empresa, na década de 70, mas logo passaram a colecionar pinturas, esculturas e desenhos.
De obra em obra a coleção do SFMoMa foi se ampliando adquirindo obras de artistas como Diego Rivera, Frida Kahlo e Henry Matisse,
Durante a década de 1920, Diego Rivera ajudou a estabelecer um estilo de pintura nacionalista no México, que refletia as formas e símbolos indígenas do país, bem como sua renovada vitalidade política e que pode ser vista e apreciada no SFMoMa.
Henri Matisse foi um dos pilares da vanguarda parisiense, cujas inovações formais na pintura dominariam grande parte da arte moderna. O museu também possui um belo acervo do pintor francês para ser admirado.
Essas obras estão no primeiro andar do SFMoMa.
O museu oferece tour gratuitos em cada um dos andares, com a companhia de um guia, que explica as características arquitetônicas do prédio e sobre as obras.
Não é necessário fazer a inscrição, é só passar na bilheteria para ver o horário do tour do dia, procurando pelo Daly Tours, que acontece diariamente, entre 10h30 e 14h30.
O valor do ingresso é de US$ 25,00 para adultos.
O endereço do SFMoMa é 151, 3th Street – SoMa (South Market) – San Francisco – Califórnia.
Como chegar?
O SFMoMa fica à apenas quatro quadras da Market Street, a principal avenida de San Francisco. A estação do Muni Metrô e do trem BART mais próxima é a Powell e Montgomery. Pontos de paradas de bondinho e Muni Bus também ficam na Market Street.