Seguindo pela margem do rio Lys (também conhecido como Leie), na cidade de Gante, no centro da Bélica, as belas fachadas refletindo em suas águas não deixam dúvida de que esses lugares estão entre os mais bonitos da Europa, a região histórica de Graslei e Korenlei.
A maior parte dos edifícios e casarões são parte viva da história da cidade, pertencentes no passado a guildas financiadas por comerciantes de Gent durante a Idade Média.
Essa antiga zona portuária são duas antigas docas que, com o passar dos tempos, se converteram no porto da cidade. Nesses tempos, Gent controlava todas as importações de cereais, na região de Flandres, onde todos as embarcações eram obrigadas a pagar um quarto da sua carga em cereais como imposto.
Hoje essas antigas docas são hoje um dos cartões postais de Gent, onde turistas e locais se reúnem nos bares ou simplesmente sentam-se na beira do cais para relaxar e curtir a vista.
Uma das melhores formas de observar a região histórica de Graslei e Korenlei por diferentes ângulos é cruzando a ponte Grasbrug e caminhando pelas duas margens do rio.
As vias que margeiam o rio são o principal ponto de encontro dos moradores de Gent, que frequentam o local para comer, beber ou apenas bater um papo curtindo o visual belíssimo do lugar. Grande parte dos eventos que ocorrem na cidade são organizados naquela região.
A cada passo, a beleza parece aumentar, até chegar ao ápice logo após passar por baixo da ponte São Michel, quando descortina-se dezenas de imóveis em estilo medieval.
Por ali, se vê pessoas sentadas na mureta de concreto próxima ao rio, provavelmente tentado recuperar o fôlego diante de tanta formosura (pelo menos, esse foi o meu caso).
CURIOSIDADE: Se observar com atenção as casas que se encontram em ambos os lados do Rio Lys, verá que as fachadas de algumas construções estão inclinadas para a frente.
Isto não se deve há instabilidade do terreno mas, ao facto de assim terem sido construídas de propósito, para que fosse mais fácil içar os sacos de cereais das embarcações para os armazenar.
Em ambas as margens do rio podemos observar magníficos edificios históricos, como por exemplo, o Armazém do Grão (Graslei 11), a Tolhuisje (Graslei 12), a Gildenhuis van de Vrije Schippers (Graslei 14) e a antiga Estação dos Correios (Korenmarkt 16).
Este lugar é perfeito para sentir a vida e o dinamismo da cidade. Se conseguir arranjar espaço, sente-se numa das margens do Rio Lys ou numa das várias esplanadas e desfrute, alguns minutos, desta magnífica energia.
Durante a noite, este é o local perfeito para passear na cidade. As luzes e o reflexo dos edifícios no rio são um cenário romântico e deslumbrante. Não deixe, também, de percorrer a Ponte Grasbrug, de onde temos uma das melhores vistas sobre o Centro Histórico de Gent.
Os nomes estranhos Graslei e Korenlei correspondem a duas margens do rio Lis com muita história: é ali, naquelas casinhas coloridas, que desde o século 11 os barcos aportam para realizar o comércio da cidade.
As fachadas que se refletem no rio e fazem a alegria dos fotógrafos eram, na Idade Média, recheados de guildas de comércio e alfândegas de diferentes produtos.