Il Salotto di Milano

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Il Salloto di Milano, assim é conhecida a linda galeria comercial Galleria Vittorio Emanuele II, projetada pelo arquiteto Giuseppe Mengoni.

O arquiteto da galeria teve um acidente mortal ao cair de um andaime pouco antes de sua inauguração, em 1877.

Abaixo uma pintura do lançamento da pedra fundamental da obra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grandes lojas estão presentes na Galleria Vitorio Emanuelle (Prada, Versace, Gucci, Louis Vuitton, Borsalino), bem como restaurantes, entre eles um dos mais históricos de Milão, o Savini, .

Em forma de cruz, sua característica mais impressionante é o lindo telhado de vidro que possui uma cúpula. Cada um de seus quatro corredores representam um continente: Europa, América, Ásia e África.

 

Lindos mosaicos enfeitam seu piso. O mais famoso é o Taurus (Touro) símbolo de Turim (que foi a segunda capital do Reino da Itália). Para trazer boa sorte, turistas pisam nos testículos do touro três vezes, da direita para a esquerda.

Outras partes do mosaico trazem signos zodiacais e brasões de famílias nobres.

Uma regra de ouro vale para as lojas não danificarem e poluírem a linda galeria: todas as fachadas devem ser pretas e as letras escritas no dourado, todas similares. Nem o McDonald’s escapa.

Mesmo à noite o movimento é grande na Galleria Vitório Emanuelle, já que após as apresentações de ópera e ballet no Scalla di Milano muitas pessoas jantam nos restaurantes da galeria.

     
              
                          

 

Os maravilhosos chapéus Borsalinos, eternizados em cabeças estreladas.
Alain Delon
Al Pacino
Humphrey Bogart & Indrid Bergman
Frank Sinatra
Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg
 
Para mais informações sobre a Galleria Vitorio Emanuelle II clique aqui.