A oeste do Grachtengordel, o ‘Anel de Canais’ de Amsterdã, está o bairro mais bacana e descolado da cidade, o Jordaan. Com muitos canais, ruazinhas estreitas e arborizadas, cheias de lojas, cafés, coffeeshops, restaurantes e bares, o local é perfeito para sua estadia na cidade.
As antigas casas de operários do século XVII tem diversas boutiques de estilistas holandeses, bares com mesas ao ar livre durantes o verão, ficam lotadas de gente bonita e interessante.
Já nas décadas de 60 e 70, o bairro virou um chamariz para estudantes e artistas independentes, pois os aluguéis eram mais barato, o que caracterizou o ar descolado o Jordaan.
Os canais que atravessam o bairro são o Prinsengracht, o Keizersgracht, o Herengracht, os três cortados por um outro canal, muito charmoso, o Leliegracht.
As pontes do bairro são os locais perfeitos para tirar aquela foto com vista para os canais e para as casas-barcos que ficam tranquilamente aportados.
Aliás, muitas dessas casas-barcos podem ser alugadas. Somente fique atento, pois no outono e inverno o frio de enorme, nesses locais.
O Jordaan é o bairro ideal para quem quiser locar um apartamento e sair pedalando de bicicletas entre os canais, dar uma paradinha estratégica em um bruine, a autêntica cafeteria com blends de café.
Muitas lojas jeans estão presentes no Jordaan, que possui uma forte presença no mundo da moda com a peça queridinha dos jovens ‘amsterdammers’.
São mais de 2600 empresas e lojas instaladas na cidade, a maioria de design e criação.
O bairro também possui diversos restaurantes orgânicos e que valorizam os produtos sem agrotóxicos e naturais, com menus baseados na colheita sazonal. Perfeitos para o modo de vida da capital da Holanda.
No Jordaan, além de diferentes tipos de mercados, toda segunda-feira, até às 13 h funciona o mercado de pulgas, o Noordermarkt, próximo a Igreja de Noorderkerk.
O mercado iniciou nos anos de 1627 e até hoje perdura. É o lugar perfeito para comprar pratos, panelas e roupas holandesas à moda antiga.
Há também muitas barracas que vendem roupas e acessórios de couro. Aos sábados uma feira de frangos, aves, pombos e coelhos – chamada ‘volgetjes‘ é realizada na praça.
Uma das maiores atrações do bairro é a Casa de Anne Frank, o lugar mais movimentado do bairro, onde a fica a casa que ao garota se escondeu das ocupação nazista em Amsterdã, durante dois anos.