O Castelo de Nuremberg conhecido como Kaiseburg é um conjunto de edifícios medievais fortificados sobre um morro de arenito que domina o centro histórico de Nuremberg, na Baviera, estado ao sul da Alemanha.
O castelo, juntamente com as muralhas da cidade, é considerado uma das mais formidáveis fortificações medievais da Europa. Ele representava o poder e a importância do Sacro Império Romano-Germânico e o papel de destaque de Nuremberg.
A construção é o marco inicial de Nuremberg e começou durante o reinado de Conrado III no século 12 e durou 400 anos, aproximadamente.
Na Idade Média, os imperadores romano-germânicos não governavam de uma cidade única, mas estavam constantemente em movimento para encontrar seus vassalos, manter a corte e participar da vida imperial pela casa real.
Ao viajar, o imperador e sua corte eram acomodados em palácios imperiais ao longo das rotas de viagem.
O Castelo Imperial de Nuremberg é um dos mais importantes palácios imperiais da Idade Média na Europa.
No final da Idade Média, Nuremberg era considerada a “cidade mais distinta e bem situada do império” . A cidade foi palco de inúmeras assembleias imperiais e, a partir de 1356, a “Bula de Ouro” do imperador Carlos IV estipulou que todo governante recém-eleito deveria realizar seu primeiro dia de julgamento em Nuremberg.
Nuremberg tornou-se assim um dos centros do império – ao lado de Frankfurt como o local onde o rei foi eleito e Aachen como o local onde o rei foi coroado.
A aceitação da Reforma em 1524, gerou um distanciamento entre a cidade protestante e os imperadores católicos. Após a Guerra dos Trinta Anos, o Reichstag foi finalmente transferido para Regensburg em 1663.
Após a dissolução do Sacro Império Romano em 1806 e a incorporação de Nuremberg ao Reino da Baviera, o castelo encontrou um novo interesse como monumento da história alemã. A partir de 1833, o rei Ludwig I mandou o arquiteto Carl Alexander von Heideloff redesenhar o castelo para poder viver lá como soberano.
Em 1945 quase todo o Kaiserburg estava em ruínas, mas importantes componentes românicos e góticos tardios permaneceram quase intactos.
O castelo possui três partes: O Kaiserburg, o Stadburg (Palácio do Imperador e a Fortaleza da Cidade) e o Burggrafenburg (Residência do Conde).
No meio do pátio externo está um dos edifícios mais importantes do complexo do castelo, a casa do poço profundo .
Segundo a inscrição, o prédio de dois andares foi construído em 1563; o piso de enxaimel foi totalmente renovado em 1951. Embora as primeiras informações sobre o “poço profundo” só possam ser encontradas no século XIV , o poço é sem dúvida mais antigo.
A chamada Torre Sinwell,construída na segunda metade do século 13, fica em uma rocha particularmente alta no leste do pátio . Quem subir será recompensado com uma vista impressionante da cidade velha de Nuremberg. Há também uma exposição de fotografias da destruição do castelo e da cidade na Segunda Guerra Mundial na Torre Sinwell.
Apreciar a vista de Nuremberg do alto da colina e do alto do castelo é um dos melhores programas em Nuremberg. Esse ponto é a torre Sinwellturm e o acesso a essa parte e o passeio na cidadela é gratuito.
A Torre Sinwell tinha a função de fortaleza e servia essencialmente a fins militares e estatutários, sendo a observação visual o foco principal. Devido à sua altura considerável, os atacantes podiam ser avistados desde o início.
horário de funcionamento
Abril a setembro: diariamente das 9h às 18h
Outubro a março: diariamente das 10h às 16h
Último ingresso: aprox. 45 cada minutos antes da hora de fechar
O bilhete para acessar o Museu do Castelo custa 5,50 ¢.