Little Italy, a “pequena Itália” é um bairro de Manhattan, e ganhou esse nome por ter sido ocupado por um grande número de ítalo-americanos durante o início do século XX. Em seu auge, durante a década de 1910, o bairro abrigou cerca de 10 mil ítalo-americanos ou cerca de 90% da população da área.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a maioria dos antigos habitantes foram gradualmente se mudando para o Brooklyn e para Staten Island. Atualmente, o Bronx possui uma Little Italy, muito bacana. Com a virada do século XX, a maior parte de sua área original já estava severamente reduzida pela gentrificação, que descaracterizou sua porção norte e deu origem ao charmoso bairro Nolita – North of Little Italy.

Situada ao norte de Chinatown e separada desse bairro pela Canal Street, Little Italy começou ser afetada pelo fenômeno da expansão contínua de bairro chinês, e a verdade é que o bairro italiano está sumindo.

Suas características culturais permanecem em bares e restaurantes em um curto enclave ainda restante do bairro entre o norte da Canal Street e sul da Broome Street, no Nolita, onde podem ser vistos, principalmente na Mulberry Street.

Mulberry Street
A rua mais importante de Little Italy é Mulberry Street, quase a única que forma o bairro atualmente e onde estão os melhores restaurantes italianos, pizzarias e cafeterias.

As docerias também estão espalhadas pela região. Na 195 da Grand Street está a Ferrara Bakery & Café, uma das confeitarias mais antigas e famosas de Nova York. A Mulberry Street também constitui, ou melhor, constituiu, o centro nevrálgico da máfia italiana e é aquele lugar onde você vai encontrar dezenas de restaurantes com mesas cobertas com toalhas xadrezes nas calçadas.

A Festa de San Genaro
A Igreja Preciosíssimo Sangue (Igreja do Preciosíssimo Sangue) fica no número 109, da Mulberry. Construída no século XIX para ajudar espiritualmente os imigrantes italianos que chegavam todos os dias e que eram olhados de de maneira suspeita pelos bairros vizinhos, criou um dos festivais mais antigos e populares em Nova York.

A Festa de San Genaro era originalmente uma festa religiosa que se celebrava durante um só dia, mas hoje dura até 11 dias, no mês de setembro. Para muitos, é a festa mais antiga e importante de Nova York.

Durante San Genaro, o trânsito de veículos fecha na Mulberry Streeet, onde se realizam desfiles e são instaladas barracas de comida de rua e de doces,, como zeppole e cannolis, os típicos italianos.

Tudo muito parecido com a nossa festa da Achiropitta, no Bexiga e a de San Vito, no Brás. No último domingo, às 14h, se celebra uma grande procissão, na qual a estátua de San Genaro percorre as ruas de Little Italy.

A Máfia Americana – Cinema e Realidade, conheça os lugares ligados à máfia verdadeira e a de mentirinha
O bairro é famoso na cultura popular por sua associação com o surgimento e consolidação da Máfia Americana ao longo do século XX.

Em O Poderoso Chefão, parte II a história sobre ascensão de Vito Corleone no submundo do crime de Nova York se passa nas ruas do bairro, na época em que ainda era um reduto de empobrecidos imigrantes italianos.

Em O Poderoso Chefão, um já envelhecido Dom Vito Corleone é baleado enquanto seu capanga para em frente uma loja para comprar frutas.

Se você é fã dos filmes de mafiosos, como: Godfather, Os Bons Companheiros de Martin Scorcese da série Os Sopranos (mesmo morando em New Jersey, Tony ia muito em reuniões em Little Italy) ou do Rat Pack, vá almoçar por lá, pois as referências sobre a máfia estarão pelo local.

O restaurante Umberto’s Clam House fica na 132 Mulberry Street, mas em seu endereço antigo que fica a dois quarteirões, o mafioso Joe Gallo foi baleado enquanto ele estava desfrutando um peixe. Mas não se preocupe, isso provavelmente não vai acontecer com você. Little Italy tornou-se um bairro muito seguro.

Gallo e seus irmãos Larry e Albert tinham se rebelado anos antes contra o capo Joe Profaci. Acompanhado por sua irmã Carmella, sua esposa Sina, Lisa sua filha e seu guarda-costas, Peter Diapoulas, conhecido como”Pete, the greek”, Gallo estava prestes a explodir seu último bolo de aniversário. Dois homens armados irromperam a sala e abriu fogo. Cinco tiros atingiram o mafioso. Sua irmã gritou vingança em seu funeral com um elogio que antecipou o acerto de contas inevitável. “As ruas estão manchadas com o sangue, Joey!”. Mais Goodfather, impossível.

Agora, o restaurante mudou de nome, é o famoso Da Gennaro, mas o local continua exatamente como antes, com as suas grandes janelas.

Quer outra referência de bares de mafiosos? Ao menos essa é de mentirinha? O Mulberry Street Bar, na 176 Mulberry Street, é um lugar um pouco sombrio, mas afinal, se é isso que você está procurando em Little Italy vai gostar, já que a famosa série de tv The Soprano’s usou esse lugar como locação.

O lugar é tão legal,para os fãs de cinema, que foi lá que Joe Pistone, interpretado por Johnny Depp no filme Donnie Brasco (1997), um agente do FBI disfarçado, conquista a confiança de Benjamin ””Lefty”” Ruggiero, vivido por Al Pacino. Mas o Mulberry Street bar também é romance, mesmo que seja entre família Corleone. No mesmo balcão, Vincent (Andy Garcia) e Mary (Sofia Coppola) tomaram uns drinques em O Poderoso Chefão 3.

O antigo “Ravenite Social Club”, no 247 Mulberry Street é muito interessante, pois trata-se de um antigo clube, onde os chefões das cinco famílias da Máfia se reuniam. Eram chamados de A Comissão.
A Família Lucchese — operava principalmente no Bronx, Manhattan, Brooklyn e Nova Jersey. A Família Genovese — operava em Manhattan, The Bronx, Brooklyn e Nova Jersey. A Família Gambino operava no Brooklyn, Queens, Manhattan, Staten Island e Long Island. Também mantinha influência em Connecticut, Flórida e Los Angeles. A Família Colombo tinha negócios no Brooklyn, Queens e Long Island. Também mantinha influência em Staten Island, Manhattan, The Bronx, Nova Jersey e Flórida. E a Família Bonanno operava no Brooklyn, Queens, Staten Island e Long Island.
Mas em 11 de dezembro 1990, o FBI prendeu o chefe da família Gambino, John Gotti, amigo de celebridades de Hollywood como Mickey Rourke e Anthony Quinn. Hoje o local é uma loja com fachada de tijolos ocupada por uma boutique de roupas, chamada Amy&Chan, bem descolado, por sinal

Italian Americam Museum
O minúsculo Italian América Museum é uma combinação aleatória de objetos e documentos históricos, que vão de marionetes trazidas da Sicília à antiga revistas em quadrinhos italianas, estreladas pelo famoso caçador de mafiosos, Giuseppe “Joe” Petrosino.

O museu fica na 155 Mulberry Street, no local onde funcionou a Banca Stabile, instituição que ajudava os imigrantes italianos a organizar suas finanças e enviar dinheiro para sua terra natal.

O museu abre sábado e domingo, das 12h às 18h. A doação sugerida é de U$ 5,00.

Tenement Museum
O Tenement Museum localizada na 103 Orchard Street é perfeito para quem curte história e quer aprender um pouco mais sobre a imigração Italiana em Nova York.

O museu replica um dos antigos cortiços onde as famílias de imigrantes viviam. São apenas seis pequenos apartamentos restaurados que levam ao passado e ensinam sobre os mais de 7 mi imigrantes que habitavam esse mesmo endereço, entre 1863 e 1935.

O museu conta ainda com atores que representam os antigos residentes e contam pequenas histórias do dia-a-dia duro desses imigrantes. Horários de funcionamento: sexta a quarta, das 10h às 18h30 e quintas, das 10h às 20h30.

Bons lugares para comer uma boa pizza ou pasta

Embora a pizza seja um produto universal em toda Nova York, como em São Paulo, sempre é um excelente programa gastronômico provar uma receita original no bairro que viu a redonda se popularizar.

Para os fãs da cultura italiana tradicional, é possível experimentar massas saborosas nas cantinas Paesano ou Emilia’s.

Outro restaurantes muito bons em Little Italy:
- Sapori d’Italia – 105 Mulberry St;
- Lombardi´s Pizza, no 32 da Spring St.;
- Benito One – 174 Mulberry St;

- Umberto’s Clam House – na 132 Mulberry Street
- Café Napoli – 191 Hester St;

- Sofia´s of Little Italy – 143 da Mulberry Street;
- Da Gennaro – 129 Mulberry St;

- Paesano’s – 136 Mulberry St;
- La Nonna – 134 Mulberry St;

- Pellegrino´s, no 138 da Mulberry Street
- Capri – 145 Mulberry St;

Como ter a certeza que o restaurante escolhido é um autêntico restaurante italiano de Little Italy?

Provavelmente terá muitas fotos autografadas dos habitues da casa, junto com seu dono.

E tem que ter fotos de Al Pacino como Michael Corleone ou Robert de Niro em Os Bons Companheiros.

E para arrematar a comilança, uma delícia de doce italiano, um gelatto e um bom espresso


Para comer um doce ou tomar um café, vá ao Prince Coffe House, com café e guloseimas, ou ao Mó Il Gelato, uma sorveteria, que além de sorvete, oferecem bolos e biscoitos para acompanhar seu espresso.

Para doces, o Ferrara Bakery & Cafe (195 Grand St,) é uma das casas mais tradicionais da Little Italy, que pode ser saboreado com um espresso caprichado, com sobremesas como: torrones e cannolis.
A fachada do prédio do Ferrara’s
O Bubble Tea é outra dica para um espresso ou chás.

Dica de Ouro: amo todo tipo de sobremesa, principalmente os cannolis. Mas minha dica de ouro é o Rices to Riches. Pasmem, vocês podem até achar sem graça, mas eu amo arroz doce. Mas o do Rices to Riches é simplesmente fabuloso.

Primeiro porque é muito diferente pois é uma doçaria muito peculiar que só vende arroz doce, mas que elevou essa iguaria a outro patamar. Primeiro é que cada um é feito co ingredientes diferente, frutas, chocolates e queijos, entre outras coisas. Depois prestem atenção nos nomes deles: Coast to Coast; Sex, Drugs and Rocky Road; Man Made Mascarpone, Butterscoth Boulevard, Coconut Coma, Ore Gasm, Chocolate Chip Flirt.

Inaugurada em 2003, entre Nolita e o Soho, o local caiu no gosto do povo. Os 18 sabores de arroz-doce tem nomes diferentes em referência a algo ou com trocadilhos para brincar com o prazer de comer sem culpa. O arroz doce é servido em seis tamanhos, em toppings: Diva (170 gramas) U$ 5, Solo (220 gramas) U$ 8,50, Epic (340 gramas) U$ 9,75, Omni (510 gramas e 3 sabores diferentes) U$ 13,50, Sumo (1,1 kg) U$ 27,50 e Moby (2,2 kgs) U$ 45. Um manjar.

Endereço: 37 Spring St, Nolita.
Compras
Quer levar a Itália para casa? As opções de compras são o La Cantina que oferece vinhos e outras bebidas italiana.
Para frios e embutidos o lugar é o Di Palos’s, um empório incrível que comercializa dezenas de variedades de frios, queijos, pães e muitas outras gostosuras. Se estiver hospedado em um local que possa preparar uma boa refeição, aqui é o ideal. Aproveite o atendimento à moda antiga para perguntar bastante e provar várias delícias diferentes.

O ponto alto do Di Palo é o sanduíche de porchetta servida numa baguette crocante recheada com carne de porco assada e enriquecida com alho, erva-doce e outros temperos.

O prato é bem generoso. Mas o prato, que custa U$ 7,00, saí lá pelas 13h30 e, disputadíssimo, acaba em 20 minutos, então chegue pelo menos 15 minutos antes para pedir o seu. Ás segundas o sanduíche não é feito. Endereço: 200 Grand Street. Aberto de segunda a sábado, das 9h às 18h30.

Na Mulberry & Grand você encontra roupas e acessórios estilos, sapatos, decoração e cosméticos, com um ambiente e mobiliário charmoso, numa loja é pequena mas com muito bom.

Como chegar?
Metrô: Bowery Station (linhas J e M), Grand Street (linhas B e D) ou Canal Street (linhas 6, J, M, Z, N, Q, R e W).
Ônibus: linhas M01, M103 e B51.