Münster é uma cidade no oeste da Alemanha, no estado da Renânia do Norte-Westsfália e é uma das mais bonitas cidades alemãs, além de ser considerada o centro cultural da região da Vestfália.


Münster é derivado da palavra monasterium em latim, Monastério, em português.


A cidade possui o maior número de bicicletas da Alemanha, cerca de 500 mil (chamadas de leeze no dialeto local).


A cidade é conhecida como “Cidade das Bicicletas” e anda sobre duas rodas, além de ser uma cidade jovem, com mais de 50 mil universitários que estudam no Westfälische Wilhelms Universität Münster.

A região já era habitada na época do romanos, mas sua história começou no século IX, com a formação de um bispado e foi alçada a cidade no ano de 1137.


Já no século XIII a cidade entrou para a Liga Hanseática e em 1648 foi aqui assinado o tratado de Vestfália, pondo fim a Guerra dos 30 Anos.

Andando por Münster é impossível imaginar que quase tudo por ali tem cerca de 60 anos.
Durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial 90% de Münster foi totalmente destruída.
A capital cultural da Vestfália optou por criar uma cópia do sua Altstadt, seu centro medieval, em vez de investir em áreas mais modernas e urbanizadas.

E isso faz o charme do centro da cidade, a Altstadt, com suas ruas de paralelepípedos e com cerca de 4,8 km de vias onde não passam carros, a cidade é muito popular para caminhar e andar de bicicleta.

Embora não esteja na prioridade de turistas de fora da Alemanha, a cidade vale muito uma paradinha e quem sabe, dormir por aqui.

A Principalmarkt é a rua mais interessante do Altstadt de Münster, com fileiras de casas típicas restauradas no pós-guerra e que abrigam lojas elegantes, floriculturas, cafés e restaurantes.

O Stadtweinhaus (Casa de Vinhos) é um lindo prédio com pórticos, em estilo renascentista, que fica ao lado da Historiches Rathaus, a imponente prefeitura em estilo gótico, orgulho de Münster, que foi quase que totalmente destruída.
Seu lindo frontão filigranado, a Rathaus foi o local onde foi assinado o acordo da Vestfália, que promoveu a paz e cessou a Guerra dos 30 Anos, em 1648.

A Lambertikirche ou Igreja de São Lamberto fica na Principalmarkt e é uma das mais bonitas igrejas de Münster, do fim do período gótico, construída em 1450.

As entradas possuem o relevo da Árvore de Jessé e imagens dos apóstolos que são de 1600, de Johann Koess.
Mas o mais interessante da igreja são as três gaiolas penduradas nas torres da igreja, onde eram exibidos os corpo do líder anabatista Jan van Leyden e dois de seus seguidores derrotados em 1535 por tropas do príncipe-bispo.
Os anabadistas eram um grupo religioso que se espalhou pela Europa no início do século 16.
Eles pregavam que o batismo feito na infância não tinha validade e cada um deveria optar se seria rebatizado. Entre outras crenças, os anabadistas pregavam a poligamia e a propriedade comunitária de bens.
O movimento atingiu se ápice em quando em 1534 eles conseguiram tomar Münster e seu líder Jan van Leyden declarou-se rei e casou-se com 16 mulheres, uma em cada mês em que esteve à frente da cidade, até ela ser retomada em 1535. Preso e decapitado, foi pendurado nas gaiolas em exposição pública. O movimento anabadista perdeu o ímpeto na região, mas deu origem a outas seitas como o amish e os metonistas.

Ao lado da Lambertikirche, na Principlmarkt vários restaurantes colocam mesinhas na praça que fica muito movimentada nos dias de sol.

Durante o verão é comum festas e shows na região da Principalmarkt.

Consta que para uma população de 300 mil habitantes Münster possui 35 museus – entre eles um do Picasso. Pela grande população universitária, o distrito abriga o Skulptur Projekte, organizado a cada 10 anos pelo LWL – Museum für Kunst und Kultur, que ganhou novo prédio em 2014 projetado pelo Staab Architekten, para questionar o papel da arte no espaço público. A coleção pertencia a um aristocrata da região.

Outros museus são o Westphalian State Museum of Art & Cultural History, Museum für Lackkunst, Bible Museum Münster, Stadtmuseum Münster.

Atravesse a cidade e vá para o lindo palácio de Münster.

O Residenzschloss é uma linda residência barroca que foi construída entre 1767 e 1787 pelo príncipe-arcebispo Maximillian Firedrich, cercado por um grande parque, o Schlossplatz, parte dele transformado em jardim botânico em 1803.


Depois da Segunda Guerra o palácio foi reconstruído e hoje sedia a Universidade de Münster.
A Liebfrauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) é conhecida como Überwasserkirche (Igreja sobre as Águas), por causa da sua localização situada na beira de um riozinho chamado Aa.
Em estilo gótico foi construída por volta de 1340-1346 no local de uma antiga igreja beneditina românica.
O interior abriga pinturas do século XVI de Ludger e Hermann tom Ring.


A praça da onde fica a Kiepenkerl-Denkmal é uma das mais bonitas de Münster, com restaurantes, cafés e lojas, como a da Lindt.


A Dom St. Paulus é outra atração dede Münster construída entre 1225-1265, com um estilo românico e gótico primitivo. A basílica tem duas grandes torres e um altar de Gerhard Gröniger, da primeira metade do século XVII.

O tesouro mais conhecido mais conhecido da catedral é um relógio astronômico (1540). Ao meio-dia figuras mostram os reis magos prestando homenagens ao menino Jesus.

Caminhe à pé pelas ruas secundárias de Münster, que sempre é uma diversão e você descobrirá inúmeros locais incríveis.
Parques

O Münster für Frieden é um parque estadual que fica entre a Hauptbahnhof e a Altstadt e é um cinturão verde nessa área da cidade, um espaço excelente para caminhar e andar de bicicleta.
Outra região excelente é a Scholossplatz. a área no entorno do palácio onde acontece muitos eventos, como shows, eventos de equitação, pólo e parques de diversão.

Em outubro acontece o mais famoso Mercado de Pulgas da região de Müsterland, onde fica a cidade de Münster.

Você acha de tudo nesse mercado, mas o que mais chama a atenção são principalmente louças, vasos, copos e prataria antigos.
Onde comer:
Principalmente nos meses mais quentes várias barracas de Brot mit Wurst (pão com salsicha) são fáceis de encontrar.

Procure no Sholossplatz, na praça do palácio de Münster onde muitos eventos acontecem na região.


Na Principalmarkt vários restaurantes colocam meses ao lado da Lambertikirche nos meses de verão.

Aqui é um dos lugares mais movimentados da cidade.
Münster possui muitas Bäckerei que são as padarias. A Alemanha é um país que faz pães deliciosos e vale muito comer uma das maiores gostosuras desse país
A Butterhandlung Holstein é um empório gourmet com comidinhas deliciosas para levar. No verão é ótimo para comer nos gramados da Schlossplatz. Fica na Bogenstraße 9, próximo a Igreja de São Lamberto.
Gostou a ideia de almoçar nos jardins do palácio, outra ótima opção de take way é o mercado Rewe, que possui balcão com saladas prontas, sushis, pães com linguiças e frutas, com ótimos
Outro lugar para comprar sanduíches, pães e comidinhas baratas é na própria Hauptbahnhof. Se for viajar de trem regional, já leve seu lanchinho pois esse tipo de trem não possui vagão restaurante.
Onde comprar:

O Münster Arkaden é o shopping center da cidade, mas é apenas uma galeria ampliada. Ali fica uma loja interessante, de produtos finos alemães feitos em marcenaria, roupas, essências e utensílios diferenciados.

É louco por queijos? A Cheese & More by Henri Willig Prinzipalmarkt Münster é a melhor loja de queijos da cidade, com muitos tipos de queijos, a maioria variações de gouda, condimentados e temperados como você quiser. O endereço é a Prinzipalmarkt, 13.
Mas se for um chocólatra, vá na loja Lindt. Você pode até falar que existe Lindt no Brasil, mas os preços são muitíssimo diferentes. A barrona de chocolate Lindt custa apenas 5 ¢ nas lojas da Alemanha, cerca de R$ 30,00.
As ruas da Principalmarkt são cheias de quiosques de flores, impossível resistir.
Como chegar:
A Münster Hauptbahnhof ou Estação Central de Münster fica na ferrovia Wanne-Eickel-Hamburg . A cidade é conectada por trens intermunicipais a muitas outras grandes cidades da Alemanha.

A estação fica a uma curta caminhada de 1o minutos da Principalmarkt e a região possui muitos estacionamentos para bicicletas, o meio de transporte preferido da cidade.

A estação central de Münster possui diversos bares, cafeterias, mercados e serviços como lockers para deixar sua bagagem se estiver fazer um stopover de uma cidade à outra ou um bate-e-volta de alguma cidade maior, como Dortmund, Düsseldorf e Colônia.

Como se locomover:

Münster é a Cidade das Bicicletas, então aqui a melhor maneira de se locomover são sobre duas rodas, patinetes e a pé. A cidade tem muitas ciclovias e calçadões, tudo é plano e a área central muito concentrada.

Não é necessário locar carro na cidade, pois o trânsito de veículos é difícil na Altstadt.
Mas se você não quer muito trabalho, a cidade possui o serviço de ônibus turístico, que passa ali na Principalmarkt.