São Francisco é cheia de belos murais. Em Chinatown você pode encontrar uma infinidade deles. Um dos mais bacanas é o de Bruce Lee, que nasceu em San Francisco em 1940, durante uma viagem de seus pais aos Estados Unidos, quando o pai, que era um cantor de ópera cantonense e ator, fez uma turnê no país. A família retornou para Hong Kong, mas Bruce Lee regressou à Califórnia aos 18 anos e fez sua estréia em Hollywood dois anos depois.
Na Washington Street com a Grant Avenue um belo mural da artista Mel Waters.
Andar pelas rua de Chinatown é como estar em uma galeria de arte a céu aberto.
Figuras femininas chinesas, animais reverenciados pela cultura oriental – como aves -, dragões, flor de lótus, divindades, Bruce Lee e momentos históricos que remetem ao passado do bairro, são encontrados nas ruas, avenidas e vielas de Chinatown.
Na Stockton St com a Pacific Avenue está o Mural de Ping Yuen, pintado pela artista Darryl Mar em 1999.
O mural Trabalhadores na Ferrovia Chinesa é uma homenagem a uma passagem histórica que ocorreu em 28 de abril de 1869, quando uma equipe de 848 trabalhadores ferroviários chineses, usando apenas ferramentas manuais, estabeleceu um recorde mundial, fazendo 10 quilômetros de trilhos em apenas 12 horas.
Depois de admirar os belos murais de Chinatown é hora de escolher um dos muitos bons e tradicionais restaurantes chineses. Em uma loja que compramos algumas lembranças, pedimos uma sugestão de restaurante bom e barato.
Foi nos sugerido o Oriental Pearl Restaurant na 760 Clay Street.
O restaurante era muito bom, tradicional e com muitos senhores chineses almoçando. O restaurante de comida cantonesa era muito limpo, tradicional e os atendentes muito cordiais.
No almoço, há opções de menu combinando sopa com prato de comida por US$ 10.
Uma verdadeira pechincha para os padrões da Califórnia.
A comida era ótima, picante, mas deliciosa.
Uma dica é pedir a água de torneira, a tap water para matar a sede da comida apimentada.