Museu Solomon R. Guggenheim e a arquitetura inovadora de Frank Lloyd Wright

Museu Solomon R. Guggenheim é mais que um museu, é um ícone da arquitetura moderna mantido pela Fundação Solomon R. Guggenheim no bairro de Upper East Side, em Nova York. Seu nome é em homenagem a Solomon Robert Guggenheim, criador da fundação e deste museu.

O projeto arquitetônico do museu é do famoso arquiteto americano Frank Lloyd Wright, conhecido pelas linhas curvas da fachada, representando a arquitetura moderna em sua forma mais orgânica.

O Museu Solomon R. Guggenheim foi o último grande projeto desenhado e construído por Frank Lloyd Wright, entre 1943 até ser aberto ao público em 1959, seis meses após sua morte. Tornou-se um de seus trabalhos mais longos, e também um de seus projetos mais populares.

Contrastando completamente com a grade rigorosa de Manhattan, as curvas orgânicas do museu são um ícone familiar tanto para os amantes da arte, visitantes e pedestres.

As linhas curvas do prédio do Guggenheim

O exterior do Museu Guggenheim é um cilindro espiralado branco de concreto armado. As curvas dramáticas do exterior do museu evidenciam um efeito ainda mais impressionante no interior.

A belíssima rotunda do museu

Caminhando através do interior, a primeira visão do visitante é um átrio enorme, subindo a 28 metros de altura até uma abóbada de vidro.

As curvas no lado interno do museu

Ao longo dos lados deste átrio fica uma rampa contínua desenrolando seis andares através de quase meio quilômetro de comprimento que permita que um andar flua até o outro.

Obra de Kandinsky

A rampa também cria uma procissão em que o visitante experiencia as artes exibidas ao longo das paredes enquanto continua subindo.

As filas no piso térreo onde fica a bilheteria

O projeto do museu como uma rampa perimetral com vistas ao átrio aberto também permitiu a interação de pessoas em diferentes níveis, intensificando o projeto em corte.

Vassily Kandinsky o ponto alto do museu

Muitos críticos também argumentam que o prédio compete com o trabalho de arte que pretende exibir, o que não deixa de ser verdade, pois sua arquitetura me chamou mais atenção que a exposição que fui ver, que era dos fabulosos pintores avant-garde de arte de artistas modernos, como: Marc Chagall, Pablo Picasso, Vassily Kandinsky e Piet Mondrian.

Coleção de esculturas

O museu abriga essa  importante coleção de arte moderna do acervo do seu fundador e sua sobrinha Peggy Guggenheim no começo do século XX com um incalculável valor artístico e monetário.

Obra de Pablo Picasso

Atualmente, Museu Solomon R. Guggenheim abriga coleções de arte moderna e contemporânea impressionista e pós-impressionista, além de exposições temporárias especiais que se renovam ao longo de ano. Além da unidade de Nova York, há mais dois museus Guggenheim no mundo: em Bilbao, na Espanha e em Veneza, na Itália.

Museu com acervo de obras modernas

O que ver:

O  Museu Guggenheim possui 7 andares e há um subsolo com teatros e um centro de educação em artes,  2 lojas e 2 restaurantes dentro do museu.

Mapa dos andares

Piso 1  – térreo: encontram-se a bilheteria e um restaurante de comida refinada. Há também uma lojinha de presentes logo na entrada.

Piso 2: Neste andar ficam as exposições das coleções permanentes do museu, além dos itens da coleção inicial de Solomon R. Guggenheim.  Na década de 1960, uma coleção particular do negociante de arte Justin K. Thannhauser foi adquirida para a coleção permanente do museu, que são 73 obras-primas modernas impressionistas, pós-impressionistas e francesas, incluindo obras importantes de Paul Gauguin, Édouard Manet, Camille Pissarro, Vincent van Gogh e 32 obras de Pablo Picasso.

Pisos 3 ao 7: Nestes 5 andares de exposições ficam uma série de exibições temporárias temáticas que se renovam periodicamente. No Piso 6, há também uma lojinha de presentes com diversos itens.

Subsolo A: Nesse piso ficam o Sackler Center for Arts Education e o New Media Theater.

Subsolo B: fica o Peter B. Lewis Theater.

Obras de Pissaro

Comidinhas e loja do Museu

  • O Café 3 serve itens de confeitaria e chocolates, sanduíches e saladas frescas, bem como café, chá, vinho e cerveja. É um local para comidas rápidas e sanduíches prontos. Ele fica localizado no Piso 3 do museu.
  • The Wright  é um restaurante em estilo bistrô que tem como foco a gastronomia americana em um espaço premiado com uma instalação colorida da artista Sarah Crowner. O restaurante fica localizado no Piso Térreo do museu.
  • Lojas: No Piso 1 e no Piso 6 ficam as lojinhas do Museu Guggenheim que contam com diversos itens como cartões postais, joias artesanais, impressões arquivísticas exclusivas, e diversos itens de presentes baseados em obras da coleção Guggenheim.
A abóbada que permite entrada de luz natural

Informações:

  • Entrada: US$25,00 pague o quanto quiser aos sábados de 17h às 19h45 – compre online e evite filas.
  • Horários: domingo, segunda, quarta e sexta de 10h às 17h45, sábado de 10h às 19h45, terças de 10h às 21h e fechado às quintas-feiras.
  • Endereço: 1071 5th Ave, New York, NY 10128

Dica: Pegue um áudio guide gratuito no museu ou baixe o aplicativo gratuito Guggenheim para o celular para ver e ouvir informações sobre a coleção, o prédio e selecionar exposições.

Endereço na 5th Ave

Como chegar ao Museu Guggenheim

  • Estação de metrô 86 St Lexington Av e 96 St: Linhas  4  5  e  6 
  • Estações de metrô 86 St e 96 St: Linha  Q