Amsterdã é uma cidade com grande museus, possui até um bairro chamado Bairro dos Museus onde estão a maioria deles.
A região de Museumplein possui os melhores museus de Amsterdã: Rijkmuseum, Van Gogh Museum, Coster Diamond, Stedelijk Museum, Poëzie Museum, Museu de Arte Moderna e a Het Concertgebouw (Sala de concertos), além do Vondelpark, o maior parque da cidade.
Na região também fica aquele letreiro que todo mundo quer tirar uma foto em frente, o I Am Amsterdam.
Até o final do século XIX o local era apenas uma área de fazendas e pequenas propriedades, próxima a cidade, quando o conselho designou o local como uma futura área de arte e cultura.
Os dois museus mais visitados, o Rijkmuseum e o Van Gogh Museum vieram em 1973 e 1999, respectivamente.
A Museumplein ou Praça dos Museus abriga também dois memoriais em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial. As ruas da região tem nomes em homenagem a poetas, artistas e intelectuais.
Cercada de uma grande área e muito verde, o Museumplein passou por uma grande transformação entre os anos de 1996 a 1999, sendo transformada em uma grandioso parque com muitos centros culturais.
O Rijkmuseum, o mais grandioso, fica em um belíssimo neoprédio gótico e abriga uma magnífica coleção de arte de artistas holandeses, de Rembrandt a Van Gogh.
O museu abriga 5 mil pinturas e outras 30 mil obras de arte (livros, moedas, móveis), além de 17 mil artefatos históricos. O ingresso para o Rijkmuseum custa 14 ¢.
O Van Gogh Museum fica em um prédio moderno, de contornos ovalados foi projetado por Kisho Kurokawa e possui um dos melhores acervos de um dos maiores pintores do mundo, Vincent Van Gogh.
Entre as obras mais conhecidas de Van Gogh, estão expostas no museu O Quarto, Os Comedores de Batata e Campo de Trigo e Girassóis.
Ingressos no valor de 17,50 €. Endereço: Museumplein 6.
O Stedelijk Museum possui uma bela coleção de arte moderna com trabalhos de Pablo Picasso, Paul Cézanne, Henry Matisse, Marc Chagall e Claude Monet também estão na coleção permanente.
O movimento De stijl ou ‘o Estilo‘ possui muito espaço no museu com obras que são ícones de arte abstrata do maior artista holandês do período, Piet Mondrian. O Stedelijk Museum possui um grande acervo do artista russo Kazimir Malévitch, outro renomado artista abstrato. As exposições temporárias de arte contemporânea, algumas muito polêmicas, até para os holandeses. O Museu abre todos os dias, das 10 h as 18 h e sextas das 10 h às 22 h. Ingressos 17,50 €. Endereço: Museumplein, 10.
O Coster Diamond é uma das mais antigas lapidações de diamantes da Holanda, fundada em 1840. A fábrica é também uma espécie de museu onde as pessoas podem acompanhar a lapidação e polimento das pedras mais desejadas do mundo. No Museu do Diamante como se dá a formação rochosa e expõe uma réplica da um diamante da Rainha Vitória, da Inglaterra, uma das jóias mais preciosas da coroa britânica chamada Montanha de Luz, que era polido pela empresa.
O Concertgebouw é a mais bela sala de concertos de Amsterdã em um prédio neorrenascentista que teve seu concerto inaugural em 1888.
O Bairro dos Museus é um dos mais abastados da cidade, cheio de ruas largas e casas elegantes.
O bairro também possui as lojas de grife mais chiques de Amsterdã entre a Honthorst Straat e Van Baerlestraat.
Para chegar a Museumplein, use o tram 2, 3, 5 e 12. Parada no canal Stadhouderskade.